Fazer um curso superior é uma ótima maneira de se qualificar para o mercado e ter experiências que vão ser levadas durante toda a vida. Mas, para que o estudante esteja realmente preparado para a parte prática do mercado de trabalho, escolher um estágio coerente com suas atividades acadêmicas é fundamental. Conciliar estágio e faculdade, no entanto, pode ser um pouco difícil e cansativo. Por isso, no post de hoje vamos te dar dicas para levar de maneira equilibrada essas duas atividades. Confira!

Veja também:
5 grandes universidades brasileiras oferecem cursos online gratuitos
5 dicas para estudantes de como economizar e poupar dinheiro

Defina prioridades

Em alguns momentos, a faculdade vai exigir mais esforços e atenção do que o estágio, e vice-versa. Saiba analisar quais são as prioridades do momento para se dedicar um pouco mais à atividade mais urgente, que precisa mais de sua atenção. Por exemplo, durante o período de provas, não hesite em focar nos seus estudos para não ter problemas no futuro. Quando precisar entregar algum projeto importante no estágio, dê prioridade a ele. Para conseguir conciliar bem o estágio e faculdade, é essencial saber dosar o tempo dedicado nas diferentes fases

Não acumule os estudos

As matérias continuarão acontecendo durante o período de estágio. Portanto, não acumule os estudos, os trabalhos acadêmicos e os projetos. Isso pode virar uma bola de neve e comprometer o bom andamento do curso, bem como seu término. No começo pode ser um pouco difícil e cansativo adaptar-se à nova rotina, mas faça o possível para manter as atividades da faculdade em dia.

Organize seus horários

Organizar os horários é uma dica valiosa para conseguir criar uma rotina saudável de estágio e faculdade. Claro que, em alguns momentos, os horários vão precisar ser adaptados. Mas separar bem o tempo dedicado aos estudos e o tempo dedicado ao estágio faz com que você se sinta mais tranquilo e foque inteiramente sua atenção a uma das atividades. Por exemplo, se você cursa a faculdade de manhã e faz estágio na parte da tarde três vezes por semana, dedique as outras duas tardes para colocar os estudos em dia.

Não deixe de cuidar de você

Fazer exercícios, alimentar-se corretamente, dormir o suficiente e tirar folgas para relaxar são lembretes importantes para você não se estressar com muitas atividades e não diminuir sua produtividade durante a semana. Cuidar da saúde e do bem estar não são coisas a serem feitas de vez em quando: devem fazer parte da rotina como qualquer outra atividade.

Peça ajuda para conseguir levar o estágio e faculdade

Quando achar que está muito sobrecarregado em uma ou outra atividade, não hesite em pedir ajuda. A faculdade tem horários e metas menos flexíveis, pois precisa criar um padrão para todos os estudantes. Mas em períodos de provas na universidade, por exemplo, a carga horária do estágio pode ser reduzida pela metade. Conheça a legislação pertinente ao trabalho de estagiário para saber quais são os seus direitos.  Se estiver muito atarefado, avise a família ou as pessoas que moram com você que precisa de apoio para passar por momentos mais estressantes. Conversar com pessoas amigas pode ajudar a relaxar.

Conciliar estágio e faculdade muitas vezes acaba sobrecarregando e estressando o estudante, mas essa é uma fase necessária no estudo superior e na entrada no mercado de trabalho. Por isso, é importante aprender equilibrar os dois e colocar essas dicas em prática, para conseguir viver positivamente essas duas tarefas tão importantes para o crescimento profissional e pessoal.

E você, como equilibra estágio e faculdade? Tem mais alguma dica para compartilhar? Escreva nos comentários!

Desvendando a Língua Japonesa - Ebook Grátis



DEIXE UMA RESPOSTA

18 − sete =