O que é a bolsa de Valores?

Compartilhe:
O que e a bolsa de Valores
O que e a bolsa de Valores

Todos nós em algum momento da nossa vida já ouvimos falar de bolsa de valores, que a mesma subiu ou desceu ou que determinada empresa baixou a sua cotação na bolsa. Mas o que é que quer isto realmente dizer? Vamos explicar-lhe de forma bastante simples o que é, para que serve e como é que você pode investir.

Curta a Proddigital Invest no Facebook >>>

O que é a bolsa de Valores?

A bolsa de valores é um mercado organizado, onde são diariamente negociadas as ações de sociedades de capital aberto (sociedades cujo capital social é formado por títulos (ações) que são negociadas no mercado sem ser necessário a escrituração pública de propriedade por parte de quem compra) e outros valores imobiliários (são títulos de propriedade ou de crédito, emitido pelo governo ou por uma instituição financeira que tem as mesmas características, valores e cotação para todas as pessoas que as adquirem).

Veja também:

O que é a Forex? | O que é a Bovespa? | 3 dicas matadoras para aplicações financeiras

Continue depois da publicidade

Tudo o que você precisa saber antes de investir na bolsa

Como ser um investidor: os melhores apps para te ajudar

Como pode a bolsa de valores ser organizada?

A bolsa de valores pode ser organizada de duas maneiras diferentes:

  • Sociedade civil sem fins lucrativos

    – São sociedades que mantêm o local ou sistema de negociação eletrônico adaptado à realização de transações de compra e venda de ações ou valores imobiliários.

  • Sociedades anônimas

    – é a mais usual nos dias de hoje e visam o lucro através dos seus serviços. Caso estejam organizadas como sociedades civis, o seu património é representado por títulos que pertencem às sociedades corretoras (é uma pessoa jurídica que intermedeia a compra e venda de títulos financeiros para os seus clientes) que as compõem.

No Brasil, a constituição de uma corretora depende de autorização do BACEN (Banco Central do Brasil) e a prática da sua atividade depende de autorização da CVM (Comissão de Valores Imobiliários).

Continue depois da publicidade

Independentemente das ações e dos títulos financeiros que uma corretora negoceie, a mesma deve reger-se por elevados padrões éticos de negociação, divulgando aos seus clientes, com a maior rapidez, as operações realizadas.

Para que servem as bolsas de valores?

As bolsas ajudam a economia de um País de várias maneiras, no entanto as suas principais funções são:

  • Analisar através do Índice da Bolsa de Valores (estes índices abrangem o valor em moeda corrente de determinada carteira de ações) as movimentações dos preços dos diversos mercados em que atuam.
  • Analisar os preços de um certo tipo de ação, que serve para apontar o valor de mercado de uma determina empresa (saber qual o valor dela na bolsa), de forma a potenciar os negócios entre diversos investidores.
  • Manter transparente e adequado o local para as negociações das ações serem realizadas de forma clara e com toda a ética necessária.

Como investir na bolsa de valores

Os mercados financeiros desempenham um papel fundamental na dinamização da economia moderna, disponibilizando às empresas cotadas o capital necessário para aumentar o seu crescimento. As bolsas de valores são também um meio através do qual os investidores individuais investir uma parte do seu capital próprio usufruindo do crescimento da economia mundial.

Se está a pensar investir na bolsa de valores, pode fazê-lo de uma das seguintes formas:

  • Por si próprio

    Através de diversos meios que estão á sua disposição (jornais da especialidade, websites financeiros, livros…) você faz uma pesquisa e escolhe os fundos de investimento ou os valores imobiliários que pretende comprar. Após esta escolha, recorre a um intermediário financeiro que introduz as suas ordens na bolsa.

  • Com a ajuda do banco ou do investidor financeiro

    Você consulta um banco ou um investidor credível e ele irá ajudá-lo a tomar as decisões de investimento mais acertadas. Os bancos dispõem de funcionários especializados para essas funções.

  • Assistido por um consultor financeiro

    Pode também recorrer a um consultor financeiro especializado, que o pode informar sobre os seguros necessários, qual o orçamento mais adequado para cada tipo de investimento. Pelos serviços prestados, o consultor cobrará uma comissão que será acordada consigo antes. Em qualquer um dos casos o consultor deve apresentar-lhe um documento onde constem todos os valores das comissões ou honorários pelos serviços prestados.

Seja qual for o seu perfil de investidor, começar a operar na bolsa de valores pode lhe render grande lucros com o tempo. Então não deixe de aprender tudo sobre como investir na bolsa de valores.

Vamos começar a investir na bolsa de valores? Diga nos comentários qual o seu perfil de investidor. E inscreva seu email abaixo para receber mais informações e dicas como essa.

9 Comentários
Mostrar Todos Mais Útil Classificação Mais Alta Classificação Mais Baixa Adicionar a sua avaliação
  1. Olá, quero agradecer as dicas que venho recebendo. Muito bom artigo, assim como outros. Parabéns pelo trabalho, ajuda muito quem está começando no mercado financeiro. Abração.

Deixe uma Comentário

Registrar Nova Conta
Redefinir Senha
Nós usamos cookies e outras tecnologias, conforme nossa Política de Privacidade, para você ter a melhor experiência ao usar o nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.