A relação entre música e bons resultados nos estudos é cientificamente comprovada. No entanto, não é qualquer música ou de qualquer jeito que essa equação acontece para que você consiga se concentrar nos estudos. Alguns fatores, como o gosto musical, o nível de distração e sofisticação da música, são essenciais na hora de montar uma playlist para estudos.

Para você potencializar seus estudos, fizemos uma lista das melhores músicas para concentrar, incluindo opções para os mais variados gostos. Confira e bons estudos!

Erudita ou Clássica

Esse estilo é o grande protagonista da relação entre músicas e estudos. Representada por nomes como Mozart, Beethoven, Vivaldi, Chopin, Bach e companhia, são uma boa opção para os ouvidos refinados.

Jazz

Esse estilo musical se originou da miscelânea entre a cultura dos negros americanos e a cultura tradicional de raízes europeias. Caracterizado pela sofisticação e alegria das melodias, o Jazz é uma boa opção para quem busca se concentrar com um som animado e aprecia um belo som de saxofone.

Chill out e Celta

Dentre as músicas relaxantes, esse são os estilos mais populares. O chill out usa recursos eletrônicos, às vezes acompanhados por sons da natureza, e tem um ritmo tranquilo e leve; já a música Celta tem fundo místico e influenciado pelas músicas folclóricas das civilizações do norte da Europa. São ideais os momentos que pedem uma “vibe” tranquila e de paz.

Trip hop

Com bandas muito diversificadas, o estilo pouco conhecido mistura um pop sofisticado com incursões eletrônicas e uma batida suave e contínua. É predominantemente instrumental e com ritmos de lentos a medianos. Algumas bandas representantes do estilo são AIR, Boards of Canada e Massive Attack.

Solos instrumentais

Escutar solos de instrumentos durante os estudos ou trabalho também pode ser uma ótima pedida. Atendendo a diversos gostos, encontramos desde solos de instrumentos clássicos, como o violino ou o piano, até de estilos modernos, como solos de guitarra, bateria e baixo.

Eletrônicas instrumentais

Parece estranho associar música eletrônica à concentração, mas pode ser uma opção muito bem-vinda. É ideal para pessoas agitadas, que não se identificam com músicas lentas ou calmas, para executar atividades monótonas, entediantes, ou ainda naqueles dias de sono e desânimo. O dubstep e o drum and bass são vertentes interessantes para essa finalidade.

Trilhas sonoras

Trilhas sonoras e scores (trilha instrumental) de filmes e podem dar um up no ânimo e na criatividade. Pode-se dizer o mesmo das trilhas sonoras de videogame, com o adendo de que essas trilhas foram compostas para que o jogador fique imerso no game, o que facilita que esse efeito seja reaproveitado para outras atividades.

Outras dicas músicas para se concentrar nos estudos

Não é por coincidência que todos os estilos listados acima são compostos predominantemente por músicas instrumentais: letras de música e estudos não combinam, pois sua atenção vai acabar se desviando para a letra.

Além disso, é importante excluir de suas playlists de estudos aquelas que te causam fortes emoções ou que estão entre as suas preferidas. Manter um volume baixo é o mais adequado, pois a música, nesse contexto, é figurante e não protagonista. Em ambientes muito ruidosos, o fone de ouvido pode ser um grande aliado.

Conheça a música composta por Celso Zÿmon, Purificando Profundamente, que auxilia na purificação espiritual, mental e emocional.

Com todas essas dicas de músicas para se concentrar nos estudos, faça seu teste e escolha os estilos que mais combinam com você. O que você escuta enquanto estuda ou trabalhe? Conte para a gente nos comentários!

curso de guitarra - kit guitarra completa


DEIXE UMA RESPOSTA

17 − 8 =