Este artigo tem como objetivo mostrar um pouco a trajetória de sucesso de uma das bandas mais influentes do Brasil, Titãs.

Sendo assim, se você gosta do bom e velho rock n’roll e acompanha diversas bandas brasileiras, não deixe de ler o texto abaixo e conhecer um pouco mais dessa história.

Titãs – O começo de tudo:

Trata-se de uma banda criada no ano de 1982 em São Paulo. Durante sua trajetória, o conjunto foi considerado uma das melhores bandas de Rock, ficando junto com Legião Urbana, Os Paralamas de Sucesso e Barão Vermelho. Conjuntos de renomes e que alcançaram um sucesso admirado e incomparável.

A maioria dos integrantes se conheceu no ano de 1970 no Colégio Equipe. Na época eles eram influenciados por grandes nomes como Novos Baianos e Gilberto Gil. Dessa forma, escutando belas canções de seus músicos favoritos, eles se juntaram e gravam uma fita. Em 1981 eles fizeram uma apresentação na Biblioteca Mário de Andrade, a partir de então, passaram a fazer shows e apresentações pelos bares da cidade com o nome “Titãs do lê-lê”. A primeira apresentação ocorreu no dia 28 de setembro de 1982, no Sesc Pompeia. Essa formação contava com 9 participantes (Arnaldo AntunesBranco MelloMarcelo FromerNando ReisPaulo MiklosSérgio BrittoTony BellotoCiro Pessoa e André Jung). Os trajes eram diferentes, costumavam usar maquiagens, ternos e gravatas de bolhinhas.

Primeiro Disco:

Um fato marcante, antes do lançamento do primeiro álbum, foi à saída de Ciro Pessoa devido a um desentendimento com o baterista André Jung. Tempos depois, eles fecharam um contratado com a gravadora WEA, e surgiu o primeiro disco, em 1984. Nesta ocasião, eles já estavam utilizando o nome oficial Titãs.

Veja também:

Tropicalismo – o movimento que agitou o Brasil no final da década de 60

Soul Music: O estilo musical que dominou o mundo

David Bowie – A morte de uma lenda

Djavan – Conheça a história de um dos maiores compositores brasileiros

Após um show no Rio de Janeiro, André foi substituído por Charles Gavin. Em 1985 foi lançado o segundo disco, produzido por Lulu Santos. Neste mesmo ano, Tony Bellotto e Arnaldo Antunes foram presos. Depois deste acontecimento, a banda voltou aos estúdios como o produtor Liminha, o qual sugeriu mudanças em algumas faixas. E assim, surgiu um dos discos mais aceitos dos Titãs, Cabeça Dinossauro. Devido ao sucesso e as portas abertas, em seguida, eles lançaram o quarto disco. O quinto álbum surgiu em 1988 e o sexto no ano seguinte.

Anos 90:

O álbum lançado em 1991 foi o último com o vocalista Arnaldo Antunes que passou a se dedicar em sua carreira solo. Titanomaquia foi o disco que teve como participação  Jack Endino, o produtor de bandas como Nirvana, Soudgarden e Bruce Dickinson. Em 95, surgiu mais um álbum “Domingo”. Dois anos depois, para comemorar 15 anos de sucesso, eles aceitaram a gravar o CD e DVD MTV Acústico. Aproveitando o sucesso do disco anterior, eles lançaram o “Volume 2”, em 1998. Um ano mais tarde veio o primeiro disco não autoral “As Dez mais”.

Morte de um integrante:

Em 2001, os Titãs assinaram com a Abril Music e estavam prestes a sair com mais um trabalho quando, no dia 11 de junho, o guitarrista Marcelo Fromer foi atropelado por uma moto, em São Paulo. Foi hospitalizado, mas não resistiu aos ferimentos, vindo a falecer 2 dias depois.

Em 2002, o baixista e vocalista Nando Reis deixou a banda, apesar de estar sofrendo com a morte do parceiro Marcelo Fromer e de sua companheira de estrada, Cássia Eller, o verdadeiro motivo divulgado pelo músico foi: “Incompatibilidade de pensamentos”. Apesar disso, a banda continuou seguindo em frente.

Nando Reis não foi o último integrante a deixar a banda, pois em 2010, o baterista Charles Galvin deixou o grupo por motivos pessoais. Assim, o grupo passou a ser composto por 4 integrantes, convidando o baterista Mário Frabe para acompanhar o conjunto.

Assim, a banda divulgou, em 2014, mais um trabalho e seguiu compondo novas canções. Este novo disco foi lançado pela gravadora, Som Livre. No mesmo ano, os Titãs divulgou o novo trabalho intitulado Nheengatu que rendeu um CD e DVD ao vivo.

Para quem gosta do rock nacional e acompanha este grupo durante os anos de sucesso, os Titãs continuam com seu trabalho, participando de apresentações, shows e diversos eventos com novas e antigas canções, tendo como parceria muitos músicos e outros artistas de renomes.

Gosta dessa banda? Então dê uma nota de 0 à 10 nos comentários e mostre o quanto você gosta dessa banda.



DEIXE UMA RESPOSTA

cinco × um =