A música sempre fez parte da população desde que o mundo é mundo. Por isso, em diversas culturas, as principais celebrações da região são movidas a base das canções locais. Ela está presente na vida de cada pessoa, independente do estilo e da melodia, muitos estão ouvido suas bandas e músicas preferidas diariamente. No entanto, poucos sabem que além de serem divertidas, bonitas ou dançantes, a música também possibilita benefícios para o cérebro e para o corpo, sem contar que melhora o astral e eleva a alma.
Pesquisas são sempre realizadas para entenderem quais são as reações do corpo ao ouvir alguma canção. Mas para chegar a algum resultado, é importante aprender a composição da música.

O que é música?

Primeiramente é necessário entender que música é composta por três elementos: Harmonia, Melodia e Ritmo.
• Harmonia: É o conjunto de notas musicais. Ou seja, são as notas tocadas pelos músicos e compositores em um determinado instrumento.
• Melodia: São as notas tocadas de forma separadas, ou seja, é a nota tocada separada por cada instrumento e pelo vocal.
• Ritmo: É a noção métrica-temporal da música. Muitos conhecem isso como tempo contado para a marcação do ritmo.
Em cada fase da vida a harmonia de sons proporciona algumas vantagens. Por isso, é fundamental acrescentar os ritmos sonoros a partir da iniciação da vida do ser humano.

A música e as fases da vida:

– Maternidade: Quando a mulher está grávida, é um momento mais próximo dela e de seu bebê, pois eles estão ligados diretamente um ao corpo do outro. Neste momento, tudo o que a mãe ingere ou escuta afeta o feto. Por isso, ouvir boa música pode manter o bebê calmo e manter uma gravidez mais saudável e tranquila.
– Infância: É na infância que se aprende diversas coisas como andar, falar e dançar. Algumas crianças conseguem aprender novas palavras e novos gestos com as canções que se ouvem. Sendo assim, colocar boas canções pode melhorar a autoestima e a capacidade de interação e de mobilização infantil.
– Adolescência: O adolescente geralmente escuta música o dia inteiro. Toda sua ação está envolvida com alguma canção, isso estimula o cérebro e contribui para o relaxamento da tensão dessa fase da vida.
– Adulto: Alguns adultos costumam parar de ouvir suas músicas preferidas. Algo que não pode ocorrer, pois os benefícios que ela trás não são apenas para os jovens, ela proporciona diversas vantagens para o organismo e para a mente em todas as fases da vida.
– Idosos: Nesta idade é ainda mais importante ouvir canções, pois assim, o idoso se sentirá melhor consigo mesmo, aliviando pressões da idade, estimulando o raciocínio e oferecendo sensação de bem-estar.

Benefícios da música:

Abaixo segue alguns benefícios que a música pode trazer para a vida das pessoas:
1- Melhora a comunicação: a comunicação não é algo específico da fala, pois as pessoas fazem isso através da escrita, do desenho e até mesmo da dança. Por isso, ao ouvir uma canção, normalmente a pessoa consegue organizar suas ideias e se expressar cantando o movimento o próprio corpo.
2- Melhora a movimentação corporal: Ao aprender uma música, a pessoas começa a se movimentar, isso estimula a mobilização do corpo, tornando-se assim, essencial para a vida da pessoa, principalmente para as crianças e idosos.
3- Ameniza a dor: Ao se envolver com uma canção, a pessoa se distrai e acaba se esquecendo dos problemas.
4- Fornece sensação de prazer: Uma boa música pode liberar endorfina que é uma substância que oferece sensação de prazer e bem-estar. É comum acontecer isso quando a pessoa escuta uma música que aprecia.
5- Relaxa o corpo: Uma boa dose de canção diária pode relaxar o corpo e melhorar o stress causado no dia a dia.
6- Fortalece a memória: É muito comum verificar que as pessoas possuem mais facilidade ao decorar uma letra de música. Por isso, ela pode fortalecer a memória e proporcionar mais atividade cerebral.

Além desses benefícios, a música é uma ferramenta muito utilizada por diversos profissionais. É comum encontrarmos professores que oferecem aulas através de canções ou médicos e terapeutas que a utilizam na recuperação de pacientes. E muitas pessoas também que utilizam da música para estudar, e se você é uma dessas, então você tem que ver este artigo: 7 músicas que você pode ouvir para se concentrar nos estudos

Independente do gosto musical, ela deve estar na vida das pessoas a todos os momentos e a qualquer hora do dia a dia. Concorda?

curso de bateria online - bruno graveto


DEIXE UMA RESPOSTA

cinco × três =