Com bilhões de sites, blogs, vídeos e podcasts, a internet é um lugar maravilhoso para quem procura saber um pouco mais sobre carreira e negócios. No entanto, ainda que tudo isso esteja cada vez mais fácil, e bem na ponta do nosso mouse, os livros continuam sendo um das melhores formas de se conhecer o mundo do empreendedorismo.

E já que o nosso assunto aqui é esse, que tal conhecer alguns dos melhores livros sobre empreendedorismo que existem por aí?

Siga a Proddigital Negócio no Twitter >>>

5 Livros de Empreendedorismo para abrir sua mente

Business Model Generation

Clássicos não são clássicos à toa, e o Business Model Generation, do consultor Alexander Osterwalder, é uma das provas disso. Considerado um dos mais importantes livros sobre empreendedorismo, o BMG é bastante visual e didático ao apresentar um jeito bastante simples e eficiente de criar um modelo de negócios.

Muito indicado para quem está pensando em criar a sua startup.

A Estratégia do Oceano Azul

O que o Cirque Du Soleil e uma empresa australiana de vinhos baratos podem ter em comum? As duas são empresas que conseguiram ter sucesso dentro de um calmo oceano azul. Não entendeu nada? Então vamos explicar.

Escrito pelos professores  W. Chan Kim e Renée Mauborgne, esse livro, lançado em 2005, mostra como algumas empresas conseguem se dar bem fugindo do que eles chamam de “oceano vermelho” — aqueles mercados extremamente competitivos — criando um “oceano azul” — mercados ainda não explorados —, um lugar onde ainda não existe uma batalha de preços e qualidade.

A Cauda Longa

Escrito pelo jornalista e empresário Chris Anderson, também ex-editor da famosa revista Wired, esse livro foi o responsável por tornar conhecida a expressão “cauda longa”, usada para mostrar o poder do mercado de nicho em qualquer tipo de negócio, principalmente os de venda no meio digital.

Uma obra muito indicada para quem gostaria de trabalhar com produtos ou serviços pouco convencionais.

Reinvente sua empresa: Mude sua maneira de trabalhar

Acreditando que reuniões são uma verdadeira perda de tempo, que uma empresa não precisa ser muito grande para faturar alto e que o trabalho remoto é a melhor opção, Jason Fried, CEO da 37 Signals — empresa produtora do conhecido sistema de administração Basecamp — escreveu esse livro, que foi considerado por muitos especialistas como um dos mais importantes do mundo dos negócios dos últimos anos.

A ideia aqui é mostrar que não é preciso seguir os modelos tradicionais de planejamento para se ter uma empresa boa e sustentável.

Criatividade S.A

Imagine trabalhar em um lugar onde a inovação seja a palavra de ordem. Uma empresa focada na criatividade e na tecnologia. Um lugar onde todo mundo conhece seus trabalhos, mas que qualquer passo em falso pode significar não apenas milhões de dólares sendo jogados fora como também a perda de credibilidade da sua marca. Sabe de qual lugar estamos falando? Da Pixar.

Escrito por Ed Catmull, um dos criadores dessa conhecida produtora, Criatividade S.A mostra o que aconteceu por trás de filmes como Toy Story e Procurando Nemo, focando no ponto de vista dos administradores que tiveram de lidar com os altos e baixos dessas produções, desde verbas disponíveis até a corrida contra o tempo para encontrar alguma tecnologia que pudesse solucionar problemas técnicos de cada animação.

Um ótimo livro que mostra como a tecnologia não é nada sem criatividade e como manter a calma e olhar para o lado certo em momentos de crise.

Seja na hora de desenvolver um plano de negócio, encontrar um mercado não explorado ou entender como bonecos falantes podem servir de exemplo para uma startup, nossas dicas de livros sobre empreendedorismo podem ser ótimas pedidas para você. Portanto, que tal tirar algumas ideias das páginas dos seus favoritos e colocar as mãos nessas obras? Você não vai se arrepender.

Gostou do nosso post? Quer saber mais dicas sobre empreendedorismo? Então curta a nossa fanpage e fique de olho nas novidades.



DEIXE UMA RESPOSTA

um × dois =