Ter uma vida saudável é o objetivo de praticamente todas as pessoas do mundo. A busca por uma saúde perfeita é cada vez maior em todas as partes do planeta, mas há muitos empecilhos para que esta condição seja alcançada. Produtos industrializados, excesso de carga de trabalho, falta de tempo, condições financeiras indesejadas, enfim, tudo isso e mais algumas coisas podem contribuir para que a saúde das pessoas não seja aquela que elas desejam.

Mas, existe uma dupla que pode mudar tudo isso na vida de qualquer pessoa: atividade física e alimentação adequada. Ao aliar estes dois “agentes” o indivíduo consegue manter seu corpo em sintonia e com a correta produção de substâncias necessárias para o seu bom funcionamento, o que caracteriza a vida saudável.

Curta e acompanhe mais dicas da Proddigital Saúde no Facebook >>>

Mantenha-se em movimento para um vida saudável

O primeiro “agente” desta vida saudável é a prática de atividades físicas. Todos sabem que existem muitas dificuldades que fazem com que as pessoas sejam mais sedentárias: faltam espaços adequados, falta segurança em espaços públicos, falta tempo para a prática de esportes ou até para ir à academia, a correria do dia a dia impede que a pessoa tire um tempo para cuidar de si mesma, enfim, há vários desincentivos para a prática de atividades.

No entanto, é importante frisar que a prática de atividades físicas faz com que o corpo produza substâncias importantes para a vida saudável. Além disso, se exercitar evita a obesidade e diminui o risco de doenças cardiovasculares. Os músculos são exercitados, as funções cognitivas ficam mais aguçadas, a resistência e a produção de glóbulos brancos (que são as células de defesa do organismo) são maiores, ou seja, os benefícios são inúmeros.

Veja também:

5 hábitos para uma vida saudável

A alimentação adequada e as dietas

A alimentação é igualmente importante no processo para ter uma vida saudável. A industrialização dos alimentos, a utilização de agrotóxicos e de substâncias sintéticas para dar gosto faz com que o organismo humano fique mais vulnerável a doenças e substâncias nocivas. Isso contribui para que a saúde do indivíduo fique comprometida.

A dica dos especialistas é manter uma alimentação balanceada, livre de produtos industrializados e que traga a maior quantidade de nutrientes possível para que o corpo tenha de onde tirar todas as substâncias necessárias para o seu bom funcionamento.

Ainda neste raciocínio, médicos e especialistas afirmam que manter uma alimentação detox é importante para uma vida saudável. O termo detox quer dizer livre de toxinas. As pessoas confundem este termo com dietas malucas, criadas por pessoas que não conhecem as peculiaridades dos indivíduos. Lembre-se: emagrecer com sacrifício não é saudável! É preciso saber emagrecer da forma correta.

A alimentação detox

Ter uma alimentação detox é consumir alimentos livres de substâncias nocivas e que possam gerar toxinas dentro do organismo. Verduras, legumes e frutas (orgânicas), carnes sem gordura, cereais, sementes e muita água são itens importantíssimos para a alimentação humana e são considerados itens detox.

Em contrapartida, açúcares em excesso, corantes, conservantes, alimentos ricos em glúten, entre outros itens são considerados nocivos. Se você souber evitar os alimentos nocivos e aumentar a ingestão dos alimentos detox, certamente terá uma vida mais saudável e uma saúde de ferro!



DEIXE UMA RESPOSTA

20 − três =