Se você decidiu que 2016 será o ano de ter uma vida mais saudável, esta matéria é para si. Com o passar dos anos começamos a notar que a nossa saúde já não é tão boa como antigamente, mas não sabemos o que fazer para contrariar essa tendência. Nesta matéria vai ficar a conhecer 5 hábitos para uma vida saudável que deve começar a implementar desde já.

5 hábitos para uma vida saudável

Se está decidido a adotar hábitos para uma vida saudável, fique a conhecer os 5 passos essenciais para alcançar o bem-estar físico e mental que procura.

1 – Alimente-se bem

Alimente-se bem

Uma alimentação equilibrada é o pilar de uma vida saudável, já que, sem uma dieta adequada, nenhum dos outros passos surtirá o efeito desejado no seu organismo. Para uma correta alimentação, deverá comer 5 a 6 vezes por dia, evitando ficar mais de 3 horas sem se alimentar, pois assim o seu metabolismo vai desacelerar. Deve comer muitas frutas, vegetais, fibras e proteínas, deixando de lado os fritos, doces, congelados e sal em excesso. Para um bom funcionamento do organismo, aposte, sobretudo, numa dieta variada e repleta de vitaminas e minerais, sempre em porções equilibradas.

Veja também:

Como eliminar acne naturalmente e ter uma pele linda!

8 principais benefícios da pipoca de milho

2 – Faça exercício

Faça exercício

O sedentarismo é um dos piores inimigos de um corpo saudável e de uma mente revigorada. Se pretende adotar hábitos para uma vida saudável, terá obrigatoriamente de se mexer, independentemente da sua idade. A prática de exercício físico irá trazer inúmeros benefícios para a sua saúde e bem-estar, bastando para isso que dedique 30 minutos do seu dia a uma atividade física. Se não está habituada a exercitar-se, comece por incluir caminhadas de, pelo menos, 30 minutos na sua rotina diária.

3 – Hidrate-se

Hidrate-se

Independentemente da sua idade ou da estação do ano, beber água é uma das melhores coisas que pode fazer por você. Além de eliminar toxinas, beber bastante água contribui para uma pele mais bonita e saudável, ajudando também na digestão e na perda de peso. Para começar a notar resultados no seu bem-estar e aparência, deverá beber entre 1 a 2 litros de água, em pequenas quantidades, ao longo do dia. Confira neste artigo como evitar a sua desidratação.

4 – Descanse

descanse

Uma boa noite de sono irá assegurar que corpo e mente se encontrem nas melhores condições. O ideal será dormir 8 horas por noite, para que acorde com as energias repostas e pronto para enfrentar um novo dia. Estudos comprovam que dormir menos horas que o recomendado provoca a perda de vigor físico, hipertensão, obesidade ou mesmo envelhecimento precoce. Além de dormir as horas necessárias, faça por relaxar antes de ir dormir, de modo a livrar-se do stress acumulado durante o dia.

Veja também:

Anda sempre cansado? 8 razões porque isso acontece

Conheça os benefícios da yoga para o corpo

5 – Deixe de fumar

deixar de fumar

Fumar é umas das piores coisas que pode fazer ao seu organismo, se quer criar hábitos para uma vida saudável, a alteração dos seus hábitos deverá passar também por aí. Ao fumar, estará a prejudicar o desempenho do seu organismo, a vários níveis. Lembre-se que o tabaco está na origem dos principais problemas cardiovasculares e respiratórios, estando associado ao aparecimento de mais de 50 doenças distintas. Veja nessa artigo o porque você deve parar de fumar.

Estas são as nossas 5 dicas para que você crie hábitos para uma vida saudável, depois diga para agente se correu bem e como se sente nesta nova etapa da sua vida.



DEIXE UMA RESPOSTA

4 × 3 =