Os exercícios físicos são fundamentais para a manutenção da saúde. Por isso, as pessoas estão procurando diversos tipos de atividades que proporcionam bem-estar e uma vida mais saudável. No entanto, a maior reclamação de quem deseja começar a praticar algum esporte é unir aquilo que permite bons resultados e que oferece diversão e relaxamento. Sendo assim, existem algumas atividades que podem trazer essas e outras vantagens. Um dos exercícios mais praticados nos dias atuais e que oferecem muitos benefícios para a vida de quem o realiza é a yoga. Sendo assim, hoje vamos falar um pouco sobre essa pratica e tudo o que proporciona para as pessoas:

Veja também 8 atividades feitas no cotidiano que fazem bem para a saúde e para o corpo

O que é yoga?

Yoga ou Ioga é uma pratica indiana e seu termo é originado da língua sânscrita que significa unir, comungar. Seus movimentos estão associados às meditações do budismo e do hinduísmo. Esse exercício possui linhas diferentes no mundo, porém, não necessariamente de uma forma contraditória, e sim, caminhos distintos para alcançar o mesmo objetivo.

Hoje, é comum a ioga fazer parte de diversas instituições, principalmente aquelas que visam o bem-estar físico e espiritual.

De acordo com a filosofia do exercício, os movimentos posturais são realizados com o objetivo de integrar a alma, o mundo exterior e o universo. Por isso, é comum as pessoas que buscam por motivação espiritual procurarem na yoga esta inspiração. Há também aqueles que utilizam este método apenas pelos benefícios corporais que ele oferece.

O corpo pode ficar mais modelado e a musculatura mais definida com as praticas da yoga. Dessa forma, vale ressaltar que muitas academias tem acrescentado esse exercício com a intenção de atrair mais adeptos, já que se trata de uma atividade que oferece vantagens para o corpo, para a mente e para o espirito.

Sendo assim, abaixo listamos os principais benefícios da yoga para os praticantes.

yogaBenefícios da yoga:

1- Ajuda a conquistar uma boa saúde. Assim como outros exercícios, a yoga contribui para que a pessoa tenha uma boa qualidade de vida, ajudando a conquistar e manter a saúde de forma adequada, evitando o aparecimento de doenças e o sedentarismo.

2- Ajuda a aliviar dores nas costas, lombar e melhora a respiração. Hoje, é muito comum as pessoas se queixarem de dores nestas regiões e possuírem doenças respiratórias. No entanto, fazer exercícios que alongam o corpo e ajuda com exercícios de concentração e respiração, pode aliviar estes problemas.

3- Contribui para a perda de peso e melhora o funcionamento das glândulas endócrinas. Além disso, alivia a desordem do aparelho digestivo, melhora o sistema cardiovascular e beneficia o sistema nervoso e o cérebro.

4- Melhora o condicionamento físico, deixando o organismo mais saudável, corrigindo postura e alongando o corpo.

5- Ajuda a aprimorar o intelecto, a concentração e a memória. Além disso, reforça a autoestima, pois oferece sensação de prazer e bem-estar, dando, também, mais energia e força de vontade.

6- Alivia o estresse causado no dia a dia. Com a agitação do dia e a correria, muitas vezes o estresse pode surgir, desencadeando outros problemas físico e mental, por isso, é importante praticar yoga, ele ajuda a aliviar a tensão, proporcionando mais leveza e tranquilidade, pois promove serenidade e paz interior, fazendo com que a pessoa se sinta melhor consigo e com o resto do mundo.

7- Proporciona equilíbrio emocional e melhora problemas de insônia e depressão. Em muitos casos, pode ocorrer melhora em 100% na qualidade de vida do praticante.

8- Estimula a circulação sanguínea. Excelente para quem possui histórico de trombose e entupimentos das artérias. Com isso, ajuda no transporte do oxigênio pelo organismo e no funcionamento do mesmo.

9- Proporciona mais energia ao corpo e a mente, pois ajuda a combater problemas psicossomáticos.

10- Espiritualmente, a yoga possibilita que a pessoa entre em contato com a real expressão do próprio potencial e conheça melhor a si mesmo e o mundo em que se vive.

Independente das crenças envolvidas com a yoga, ela ajuda a melhorar, significativamente, a saúde e qualidade de vida e não contém nenhum tipo de contraindicação, podendo ser praticada por crianças, jovens, adultos e idosos. Para isso, basta escolher um centro qualificado com profissionais adequados e se beneficiar com tudo que essa atividade oferece.

Depois, diga nos comentários abaixo como você se sente ao praticar yoga. E siga a Proddigital Saúde no Twitter e acompanhe mais dicas como essa.



DEIXE UMA RESPOSTA

13 − quatro =