O interior de São Paulo é ótimo para quem busca um turismo diferente, divertido e surpreendente. Com muitas cidades charmosas e únicas, a região é encantadora. E entre as opções para visitar, temos Votuporanga, ficando na zona noroeste do Estado e a 520 km de distância da capital.

A cidade é bastante conhecida pela sua alegria e diversos pontos turísticos, indo desde museus históricos e praças para lazer até uma agitada vida noturna. Além disso, para quem ama farra, Votuporanga é conhecida por ter um dos melhores carnavais do estado de São Paulo, atraindo cada vez mais turistas.

E junto com tudo isso, a região ainda é palco de diversos eventos culturais, como desfiles, feiras de literatura e apresentações artísticas. Não é a toa que Votuporanga é considerada uma das melhores cidades para morar no Brasil.

Votuporanga é uma cidade para todos fazerem turismo

Passeando pela região, rapidamente você consegue notar que ela agrada todo mundo. É muito difícil alguém não se sentir confortável ou sem ter o que fazer em Votuporanga.

O turismo deve começar pela Praça Matriz, mais especificamente na lindíssima Catedral Nossa Senhora Aparecida. A igreja é um cartão de visitas da cidade. Ela é imponente, gigantesca e encantadora, sendo quase impossível não achá-la linda. Sua arquitetura sobrevive desde 1957, onde, na época, foi considerado um projeto a frente do seu tempo. A Catedral segue tendências góticas, sendo um prato cheio para amantes do estilo.

Uma das bibliotecas com acervo mais atualizado e grande de São Paulo está em Votuporanga, a Biblioteca Municipal Castro Alves. Vale muito a pena dar uma visita para ter acesso a alguns títulos únicos e também conhecer esse importante ponto.

Caso queira saber um pouco mais da história do município, o Museu Municipal Edward Coruripe Costa é seu lugar. Lá você vai ver curiosidades, nomes de todos os prefeitos que Votuporanga já teve, como ela surgiu, a herança indígena forte que possuí e muitas outras coisas bem interessantes.

Para uma caminhada e encontrar algumas lojas e bares, vá até a Rua Amazonas, que passou por uma reforma há pouco tempo e está linda. Ela é super iluminada e funciona quase como um centro comercial da cidade, além de ser um dos principais pontos turísticos.

A vida verde de Votuporanga

Para quem curte um contato maior com a natureza, temos duas opções em Votuporanga. A primeira é a Praça São Bento, que abriga muitos vendedores de noite, um amplo espaço para andar, bancos para sentar e conversar e, como maior destaque, um chafariz gigantesco no centro.

Já a segunda opção, é um dos pontos mais legais em Votuporanga para fazer turismo, o Parque da Cultura. Ele possui pistas para ciclistas, quadras de vôlei e futebol, aparelhos para praticar esportes, lagos com decks, um espaço verde bem grande para sentar e fazer um piquenique e um mirante para você subir e enxergar toda a beleza daquela natureza.

Eventos que acontecem na cidade

Votuporanga, como é algo até típico de muitas regiões do interior de São Paulo, possuí alguns eventos locais bem interessantes para visitar e conhecer quando estiver fazendo turismo por lá.

O principal e mais conhecido é a famosa Feira de Artesanato de Votuporanga. Ela acontece sempre nas duas primeiras semanas dos meses, na Praça Matriz. É um prato cheio para quem busca comprar algumas lembrancinhas ou só ter um contato com a arte local.

Outro evento muito popular que ocorre uma vez por ano na região é o Festival Literário de Votuporanga. Sendo um dos principais encontros literários do Brasil, esse festival é gratuito, possuindo shows de cantores da cidade, palestras de escritores e vendas de diversos títulos.

O Bloco Oba do carnaval de Votuporanga

A gente até poderia ter falado dele no tópico anterior dos eventos, porém, Votuporanga e carnaval juntos mereciam um espaço só para eles. O Bloco Oba é o evento que ocorre na cidade durante a época mais festiva do país.

Esse bloco dura 4 dias seguidos, sendo um agito gigantesco. Diversas apresentações ocorrem na cidade. As ruas ficam lotadas e nomes conhecidos da música brasileira vão lá cantar e animar o público.

Votuporanga é, com certeza, uma das regiões do estado de São Paulo que mais ficam agitadas e divertidas durante o carnaval. Vale a pena dar uma passada por lá durante essa época.

Como podemos ver, o interior de São Paulo é muito amplo. Além de Votuporanga, que a gente falou um pouquinho hoje, é possível encontrar outras cidades bem legais como ela na região. Por isso, não perca tempo, e vá dar uma chance para esse incrível e encantador estado.

Site oficial da cidade: votuporanga.sp.gov.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here