Já falámos anteriormente em algumas matérias sobre o Índice Beta, no entanto não nos alongamos muito sobre o assunto. De forma a esclarecer as suas dúvidas sobre este tema, vamos explicar de forma simples o que é o Índice Beta, para que serve, quais as diferentes categorias em que se insere e como é calculado.

Siga a Proddigital Invest no Twitter >>>

O que é o Índice Beta?

As empresas ou investidores optam em muitos casos por variar o tipo de investimentos que fazem, com o principal objetivo de diminuir o risco e vulnerabilidade do seu património (é possível prever o risco – mesmo que não seja de maneira 100% certa – que o seu património está sujeito, podendo desta forma investir com maior segurança).

O risco de qualquer ações encontra-se dividido em 2 partes distintas:

  • Risco Único – Este é inerente da própria ação (resulta dos riscos de uma determinada ação e é inerente ao ativo em causa);
  • Risco de Mercado – Este encontra-se associado ao mercado em si, e às suas próprias derivações.

Veja também:

O que são Opções Binárias? | O que é a Forex?

Como Operar os Índices Mundiais – Método Investidor de Sucesso

Tipos de Investimentos existentes no Brasil

3 dicas matadoras para começar a fazer aplicações financeiras

O riso único pode ser eliminado através de uma variação da carteira de investimentos, no entanto o risco de mercado vai estar associado a qualquer tipo de investimento que faça, e não pode nunca ser eliminado.

A contribuição de uma ação para o risco de uma carteira de investimentos diversificada, vai depender da sua sensibilidade às variações do mercado. Esta sensibilidade é conhecida como Beta – β. Uma ação que tenha um beta de 1 tem um risco médio no mercado de ações, se o beta for de 0,5 a ação tem um risco inferior à média do mercado. É importante também que os usuários tenham em conta os estudos de modelos CAPM (mostra os estudos de impacto de rentabilidade e do risco sobre o valor de uma ação).

O Beta deve ser utiliza na definição do risco de mercado das empresa, pois apenas esse risco é sistemático (o risco único pode ser eliminado através da diversificação da carteira de investimentos)

Como calcular o Índice Beta?

O Índice Beta pode ser facilmente calculado através da seguinte fórmula matemática:

Beta (β) = Covariância entre o retorno do ativo e do mercado / variância do retorno do mercado

ou seja,

Índice beta

βa = Beta

ra = Retorno do Ativo

rp = Retorno do Portfólio (Também pode ser usado como rm = Retorno do Mercado)

Este índice encontra-se dividido em 3 categorias distintas:

  • Beta Alto > 1
  • Beta Neutro = 1
  • Beta Baixo < 1

É importante ter em conta que o Índice Beta não tem a capacidade de prever o futuro, o que ele faz é uma análise estatística através da sensibilidade do mercado (ao longo de um determinado período de tempo pré-definido).

Ao construir uma carteira agressiva ou defensiva através do Índice Beta, você deve ter em conta o estado do mercado (se o mesmo se encontra estável ou instável), de forma a minimizar também os riscos de investimento ao colocar o seu na melhor altura possível.

montar negócio na internet


DEIXE UMA RESPOSTA

7 − 2 =