O Dow Jones Industrial Average (também conhecido como DJIA, INDP, DOW 30 ou Dow Jones) é o segundo índice mais antigo dos Estados Unidos da América e foi criado em 1896 pelo editor do The Wall Street Journal – Charles Dow.
O índice Dow Jones fica situado do lado do NASDAQ (é o mercado de ações norte-americano onde estão listadas mais de 2800 ações de diferentes empresas) e do Standard & Poor’s 500 um dos principais indicadores dos movimentos do mercado americano. Dos três indicadores, DJIA é o mais largamente publicado e discutido.
O cálculo deste índice é bastante simples e é baseado na cotação das ações de 30 das maiores e mais importantes empresas dos Estados Unidos.
O índice Dow Jones não é calculado pela Bolsa de Valores de Nova Iorque (New York Stock Exchange), e os seus componentes são escolhidos pelos editores do jornal financeiro norte-americano The Wall Street Journal. Não existe nenhum critério pré-determinado, para a sua escolha, com exceção de que sejam companhias norte-americanas e que sejam líderes nos mercados em que atuam.
Veja também:
O que é a Forex? | O que é a bolsa de Valores?
O mercado de trading, suas operações e oportunidades de lucro
História do Dow Jones
Quando foi criado em 1896 o índice Dow Jones representava a média de apenas 12 empresas americanas e tinha inicialmente 40,94 pontos.
A 30 de julho de 1914 a bolsa de valores de Nova York fechou por 4 meses devido à I Guerra Mundial e o índice ficou parado nos 71,42 pontos e quando reabriu a 12 de dezembro teve uma queda de 24,39% (ficou com 54 pontos).
Em 1916 o número de empresas que compõem o índice foi aumentado para 20. Finalmente o número de empresas componentes foi aumentado para 30 em 1928 num momento em que as ações estavam a aproximar-se de seu valor máximo, isto aconteceu antes da crise de 1929.
A 14 de novembro de 1972 o índice ultrapassou a barreira dos 1000 pontos pela primeira vez. No entanto nos anos 80 e 90 viram um rápido crescimento no índice DJIA, mas com algumas perturbações pelo meio.
A maior queda percentual num único dia desde 1914 ocorreu a 19 de outubro de 1987, quando o índice caiu 22,61%, dia que ficou conhecido como Black Monday (devido à acentuada queda do valor das ações).
As empresas que compõem o índice DJIA são ocasionalmente substituídas de forma a acompanhar as mudanças do próprio mercado. Quando isso acontece, um fator de escala é usado para ajustar os valores do índice para estes não sejam diretamente afetados pela mudança.
De todas as empresas que compunham o índice DJIA inicial, apenas a General Electric permanece na composição atual do índice.
Em 1999 Intel e Microsoft começaram a compor o índice e se tornaram as primeiras duas empresas negociadas no NASDAQ a participarem da composição da DJIA. Posteriormente foram adicionadas mais duas empresas do NASDAQ: a Cisco e a Apple. Todas as outras empresas têm suas ações negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque (New York Stock Exchange).
O índice Dow Jones Industrial Average é composto pelas seguintes empresas:
- 3M
- American Express
- Apple
- Boeing
- Caterpillar
- Chevron
- Cisco
- Coco-Cola
- Disney
- Dupont
- ExxonMobile
- General Electric
- Goldman Sachs
- Home Depot
- IBM
- Intel
- Johnson & Johnson
- JPMorgan Chase
- McDonald’s
- International Paper
- Merck & Co., Inc
- Microsoft
- Nike
- Pfizer
- Procter & Gamble
- Travelers
- United Technologies
- UnitedHealth
- Verizon Communications
- Visa Inc.
- Wal-Mart
Esperamos que esta matéria sirva para você entender um pouco melhor como funciona e o que é o índice Dow Jones. Qualquer questão nos contacte.