O clareamento dental tem se tornado uma técnica cada vez mais popular tanto nos consultórios odontológicos, quanto em casa. Muitas pessoas têm investido para ter um sorriso branco e com uma aparência saudável. Isso acontece, principalmente, porque um sorriso bonito favorece a autoestima e a autoconfiança das pessoas.

É compreensível que o clareamento dental faça tanto sucesso, pois todos nós sabemos que o sorriso é, em muitos casos, um cartão-postal da nossa aparência. Contudo, antes de termos dentes brancos, é necessário a consciência de que a saúde bucal é mais importante e fundamental do que tudo. De nada adianta utilizar técnicas de clareamento que prejudiquem o esmalte dos dentes e os deixem fracos e doentes. Lembre-se que o clareamento a qualquer custo pode ser extremamente danoso e arriscado.

No momento de buscar um serviço ou produto de clareamento dental, tenha certeza de que a técnica não prejudicará a saúde dos dentes. Para isso, conte sempre com a orientação de um bom dentista.

As melhores técnicas de clareamento dental

Uma das técnicas mais rápidas e eficazes para clarear os dentes sem comprometer a saúde bucal é por meio do laser. Os dentistas aconselham que o tratamento a laser seja feito com lâmpadas halógenas ou LED e com um gel clareador à base de peróxido de carbamida.

Outra solução eficiente, mas um pouco mais demorada, é utilizar o gel clareador com uma moldeira de silicone especialmente desenvolvida pelo dentista para a boca de cada paciente. Nesse caso, o gel clareador pode ser feito com peróxido de carbamida ou peróxido de hidrogênio.

As duas técnicas promovem resultados satisfatórios e não prejudicam os dentes. A única diferença entre os procedimentos é que o clareamento a laser traz resultados imediatos, enquanto o clareamento caseiro com moldeira pode demorar três semanas para apresentar os efeitos positivos e esperados.

Veja também:

Clarear os Dentes de Forma Mais Fácil

Como Melhorar o aspeto da sua Pele

Como eliminar Espinhas Naturalmente e ter uma pele linda!

Curso de maquiagem. Como se maquiar.

Cuidados com o clareamento dental

Os dentistas são unânimes ao dizerem que é preciso cuidado com os tratamentos de clareamento dental. O gel clareador deve ser aplicado apenas nos dentes, sem nenhum contato com os lábios e as gengivas.

Depois de fazer o clareamento, também é importante manter hábitos saudáveis de higiene bucal. O profissional de odontologia pode indicar um creme dental especial para dentes com clareamento.

Os tratamentos de clareamento duram, em média, dois anos. Para manter a aparência branca, bonita e saudável dos dentes, os pacientes não devem fumar e precisam evitar alimentos com pigmentos, como cafés, refrigerantes, chocolates e molhos.

Outro cuidado básico para quem tem dentes com clareamento é visitar o dentista a cada seis meses. É importante ressaltar que o clareamento dental é um tratamento estético, que pode resultar em sensibilidade dentária.

Métodos perigosos

Um estudo feito pela Faculdade de Odontologia da Unesp (Universidade do Estado de São Paulo) mostrou que alguns produtos utilizados para clareamento caseiro dos dentes causam uma destruição da polpa dentária. Essa situação pode levar ao desenvolvimento de extrema sensibilidade nos dentes, fraturas e até tumores.

Os dentistas não recomendam a utilização de técnicas caseiras não aprovadas e certificadas para o clareamento dental seguro. Além disso, os procedimentos estéticos para clarear os dentes só são indicados para pessoas acima de 16 anos de idade.



DEIXE UMA RESPOSTA

19 − 16 =