Acne – Um problema que tem cura

Compartilhe:

Quase todas as pessoas uma determina altura da vida já passaram pela fase de ter a cara com borbulhas (ou acne). Este é um problema de saúde que afeta umas pessoas mais do que outras. Vamos explicar-lhe um pouco melhor o que é, e como funciona, de forma a ajuda-lo a lidar com a acne.

O que é a acne?

A acne é uma condição cutânea de longa duração caracterizada por áreas de pontos negros, pontos brancos, pústulas, pele oleosa e possibilidade de aparecimento de cicatrizes. As consequências na aparência podem provocar ansiedade, diminuição da autoestima e, em casos extremos, depressão e pensamentos de suicídio pois a nível estético não é muito bonito.

Uma vez que este é um problema já bastante vulgarizado, existem já bastantes tratamentos de forma a melhorar a aparência, entre as quais alteração no estilo de vida e alimentação (reduzir os hidratos de carbono e o açúcar), medicamentos para ajudar a atenuar o efeito do mesmo na pele.

A acne ocorre de forma comum durante a adolescência, estimando-se que afete entre 80% a 90% dos adolescentes no ocidental. Em 2010, estima-se que tenha afetado 650 milhões de pessoas à escala global, o que o torna a 8ª doença mais comum em todo o mundo.

Continue depois da publicidade

Caracterização da acne

A acne é geralmente caracterizada de 3 formas, que vão variar consoante a sua gravidade:

  • Ligeiro – É definido pela presença de pontos negros e brancos, e é apenas limitada ao rosto, com ocorrência ocasional de lesões inflamadas;
  • Moderado – É quando se verifica maior número de pápulas e pústulas (borbulhas internas) inflamatórias no rosto em comparação com os casos moderados, e quando também se verificam lesões de acne no corpo (costas e peito);
  • Grave – É considerado grave quando as lesões características do rosto são nódulos e cistos e se verifica envolvimento extensivo da região do tronco.

Em muitos casos, deixa cicatrizes na pele que são o resultado da inflamação da camada dérmica da mesma, sendo que é estimado que estas ocorram em 95% das pessoas com a doença.

Veja também:

Sem Cravos e Espinhas Definitivamente

Como Melhorar o aspeto da sua Pele

Continue depois da publicidade

Quais são as causas mais comuns para a acne?

Existem 5 tipologias causais que são as mais comuns para originar a acne. Vamos explicar-lhe quais são:

  • Genética – A predisposição pode ser explicada por fatores genéticos, que tem sido apoiada por diversos estudos que verificam a relação desta doença com os parentes mais próximos (1º grau).
  • Hormonal – A atividade hormonal, como o ciclo menstrual e a puberdade, podem contribuir para a formação deste. Durante a puberdade, o aumento das hormonas sexuais, denominadas andrógenos, provoca o crescimento das glândulas foliculares, fazendo com que produzam maior quantidade de sebo.

É pouco comum o desenvolvimento desta doença entre os 21 e 25 anos de idade.
Em mulheres adultas pode ser devido à gravidez ou à síndrome do ovário policístico.

  • Infeções – Existem estirpes de infeções (Propionibacterium acnes) que ainda não foram descobertas e que quando em contacto com o ser humano (em determinadas alturas da vida) aumentam a probabilidade de desenvolver esta doença.
  • Estilo de VidaFumar aumenta imenso o risco de desenvolver acne, sendo que a gravidade da doença aumenta proporcionalmente ao número de cigarros que fuma diariamente. A realização de uma alimentação pouco variada em nutrientes é também um dos fatores que promove o aparecimento da acne.
  • Psicológicas – Embora a relação entre a acne e o estresse ainda seja alvo de debate, a investigação indica que o aumento de gravidade está associada a um maior nível de estresse.

Esperamos que esta matéria sobre a acne ajuda a perder o estigma negativo que tem sobre a acne e que faça entender que é um problema muito generalizado. Não precisa de ter vergonha, é bastante normal.

3 Comentários
Mostrar Todos Mais Útil Classificação Mais Alta Classificação Mais Baixa Adicionar a sua avaliação
  1. surgimento de acne é muito irritante mas percebi que também é muito importante este é um dos sinais que a variação de hormônios no nosso corpo igual quando estava entrando na menopausa e minha libido aumentava e diminuía quando procurei o medico me falaram que este é um dos sinais que surgem

  2. Gostei das dicas. Vocês tem algum tratamento para indicar? bjos

Deixe uma Comentário

Registrar Nova Conta
Redefinir Senha
Nós usamos cookies e outras tecnologias, conforme nossa Política de Privacidade, para você ter a melhor experiência ao usar o nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.