Hoje dia 8 de março celebra-se mundialmente o dia internacional da mulher. No entanto você sabe a origem deste dia? Vamos explicar-lhe um pouco sobre este dia e como foi implantando a nível mundial.

O que é o dia internacional da mulher?

A data surgiu pela primeira vez a 19 de março de 1911 na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça e Estados Unidos.

Tudo começou quando 15 mil mulheres marcharam nas ruas da cidade de Nova Iorque exigindo menos horas de trabalho, um melhor salário e o direito a votar.

Desde esse ano, o dia tem vindo a ser comemorado em vários países, de forma a reconhecer a importância e contributo da mulher nas diferentes sociedades.

Outro dos objetivos por detrás da origem do Dia Internacional da Mulher é recordar as conquistas das mulheres e a luta contra o preconceito, seja racial, sexual, político, cultural, linguístico ou económico.

Em 1975, as Nações Unidas promoveram o Ano Internacional da Mulher e em 1977 proclamaram o dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher.

No Dia Internacional da Mulher é comum serem enviadas às mulheres mensagens de apreço e homenagem, e fazerem-se pequenas surpresas, como o envio de flores e bombons, ou até oferta de pequenos mimos coo massagens e chocolates (sim, hoje eu recebi um destes mimos e adorei J)

Veja também:

Mulher Com Estilo | Mulheres Extreme – Importação

Unhas Decoradas de vermelho- Uma tendência universal

Profissão de Maquiador abre oportunidades de trabalho no Brasil e fora do País

Como Melhorar o aspeto da sua Pele

Curiosidades sobre este dia

  1. Nem sempre foi celebrado no dia 8 de março

Nos primeiros cinco anos o Dia Internacional da Mulher era celebrado no dia 28 de fevereiro.

  1. O próprio significado deste dia tem evoluído

Começou por sem um protesto massivo organizado por mulheres que procuravam ter melhores condições de trabalho e o direito ao voto. Mas desde aí tem-se tornado num dia de  consciencialização em relação ao progresso da mulher na corrente luta pela igualdade de género. É também um dia para destacar por todo o mundo os assuntos que afetam diretamente a mulher.

  1. É uma data reconhecida

Este dia é reconhecido em mais de 25 países incluindo países como China, Vietname, Uganda, Afeganistão, Cuba, e Rússia.

  1. Existem locais onde é feriado oficial

É feriado oficial em 24 países e na China, na Macedónia, em Madagáscar e no Nepal é feriado só para as mulheres.

  1. Nos Estado Unidos a comemoração é um mês

Nos Estados Unidos celebra-se a história da mulher durante todo o mês de março. Foi declarado pelo presidente Barack Obama em 2011.

  1. É celebrado também por homens

Apesar de ser um dia criado por mulheres e para mulheres, também muitos homens aproveitam este dia para honrar as lutas das mulheres e assumir os valores do feminismo.

  1. Todos os anos tem um tema

Desde 1996, a ONU atribui um tema especial ao Dia Internacional da Mulher. Este ano é ‘Planeta 50-50 em 2030: Um passo decisivo pela igualdade de géneros’.

  1. Brindes

Em países como Brasil o dia é celebrado com a oferta de flores às mulheres e com jantares e festas só para o sexo feminino.

Para você que está a ler esta matéria, espero que o dia esteja a ser lindo, perfeito e maravilhoso. Se não tem nada planeado, se junte com suas amigas e faça mega festão. Vocês merecem toda a felicidade do mundo, porque são LINDAS. Não deixem nenhum homem dizer o contrário de vocês J

Feliz dia internacional da mulher 😀



DEIXE UMA RESPOSTA

10 − 5 =