tam linhas aéreas

TAM, a maior empresa aérea do Brasil e da América Latina – e uma das 20 maiores do mundo – iniciou suas atividades em fevereiro de 1961, quanto um grupo de dez jovens pilotos de pequenos aviões monomotores se uniu e fundou a Táxi Aéreo Marília, a TAM. Eles iniciaram suas atividades com uma frota composta de apenas cinco aeronaves, sendo quatro Cesna-180 e um Cesna-170, fazendo o transporte de cargas e passageiros entre cidades do interior dos estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso.

História

Pouco mais de seis anos após iniciar suas atividades, o empresário Orlando Ometto adquiriu o controle da empresa e a transferiu para a cidade de São Paulo, passando a trabalhar apenas com malotes. Um ano importante para a empresa foi o de 1971, quando o comandante Rolim Amaro assumiu 33% da companhia e, já no ano seguinte, adquiriu o controle acionário.

Ao assumir a direção, mudou os rumos da empresa. Em 1976 a empresa se transformou na TAM – Transportes Aéreos Regionais, ainda focada no interior dos estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso. Nessa época, ela já começava a ganhar os contornos de hoje.

Frota e destinos

A aquisição da companhia aérea Votec em 1981 marcou o início do crescimento da TAM, pois, a partir daí, ela estendeu suas atividades para outras regiões do país. Ainda na década de 80, a empresa substituiu a frota de monomotores por aviões Focker100, mudando para sempre a aviação regional no Brasil.

Hoje, a TAM opera com uma frota de 162 modernas aeronaves, dos fabricantes Airbus e Boeing que, em 2013, já transportaram mais de 40 milhões de passageiros para 42 destinos em todos os estados brasileiros e 19 internacionais, transportando seus clientes até as principais cidades da América do Sul, América do Norte e Europa.

Avião TAM

Para movimentar sua gigantesca estrutura, prestar um atendimento de qualidade aos seus clientes e garantir que as aeronaves estejam em perfeitas condições para voar, a TAM possui um quadro de cerca de 30 mil funcionários, entre eles 8.500 são tripulantes, sendo que, destes, 2.200 são pilotos e copilotos.

Inovação

O pioneirismo da TAM se iniciou quando mudou os rumos da aviação regional na década de 1980 e continuou inovando ao lançar seu programa de fidelidade no início dos anos 1990. Desde o início de suas atividades, a TAM sempre se preocupou em oferecer vantagens aos seus cientes. Por isso, em 1993, lançou o primeiro programa de fidelidade sem restrições, no qual o passageiro podia escolher o dia e o horário a seu gosto.

Hoje o programa conta com mais de 8,5 milhões de clientes cadastrados. Recentemente, uma parceria da TAM com a OnAir, especializada em suporte a ligações de celulares em aeronaves, disponibilizou mais um serviço inédito: o uso de celulares durantes os voos.

Outros serviços

Além do transporte de passageiros, a TAM opera também no transporte de cargas, através da TAM Cargo. O grupo detém, ainda, o controle da TAM Paraguai, do Centro Tecnológico TAM, do Condomínio Industrial TAM, da TAM Viagens e da Multiplus Fidelidade. A empresa está sediada em São Paulo. Local onde distribui todos os voos da companhia, a partir dos Aeroportos de Congonhas e Guarulhos, apoiados pelo centro instalado no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro.

Conheça o site: www.tam.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here