O Brasil possui ricas histórias em relação a arte em geral, demonstrando todo seu arsenal cultural. São diversos artistas que dominaram o cenário mundial e que, hoje, são exemplos para as novas gerações. Dentre tantas formas de artes brasileiras, a de maior destaque é a música. Assim, há diversas bandas e músicos que não só conquistaram o público como também fizeram parte das diferentes fases que persistiam no país. Umas das bandas que possui forte influência pela sua trajetória, melodia e letras é Legião Urbana. Por isso, hoje, para a alegria dos fãs, vamos contar um pouco a história desse famoso conjunto.

Curta a Proddigital Música no Facebook >>>

Legião Urbana – O começo:

Legião Urbana é uma banda que surgiu em Brasília, no ano de 1982, quando o vocalista, Renato Russo se juntou com Marcelo Bonfá, Eduardo Paraná e Paulo Guimarães (o Paulista), após Renato discutir e sair do conjunto Aborto Elétrico.

A primeira apresentação ocorreu em 5 de setembro de 1982 na cidade de Patos de Minas durante um festival chamado Rock no Parque, após essa apresentação, Paulo Paulista e Eduardo Paraná saíram da banda. O próximo guitarrista a entrar na banda foi Ico Ouro-Preto (irmão de Dinho Ouro-Preto, vocalista do Capital Inicial), contudo, ele foi substituído pelo Dado Villa-Lobos, assumindo o instrumento em março de 1983.

Hebert Viana, que já havia gravado seu primeiro LP com a banda Paralamas do Sucesso pela gravadora EMI, apresentou ao agente da gravadora, Jorge Davidson, uma fita cassete com gravações de Renato Russo, o que fez com que o diretor se interessasse e, assim, Legião Urbana foi convidada para gravar três demos. De início, a gravação não agradou os executivos da EMI. Depois de alguns ajustes, Jorge Davidson acabou assinando com o grupo em 1984.

Veja também:

Kit Guitarra Completa – Seja um guitarrista profissional

Curso de Bateria Online com Bruno Graveto (Ex Integrante do Charlie Brown Jr.)

No dia 23 de julho, o conjunto fez uma apresentação no Circo Voador, na cidade do Rio de Janeiro, um concerto que mudou o rumo da banda. Depois disso, eles gravaram uma fita demo com a EMI. No ano seguinte, o baixista Renato Rocha entra na banda e eles começam a gravar o primeiro disco. Este álbum foi lançado em 2 de janeiro de 1985, recheado de letras que fazem sérias críticas aos aspectos da sociedade brasileira, apesar destas canções, ainda podemos encontrar aquelas que falam de amor.

O segundo álbum foi lançado no ano seguinte trazendo um lado lírico e o folk mais aflorados, se tornando o segundo álbum mais vendido da história da banda. No ano de 1987 surgiu o terceiro disco. Após isso, diversos discos foram lançados, no entanto, o álbum “As Quatros Estações”, é considerado, por muitos fãs, como o disco mais inspirador e o melhor de toda a carreira.

Veja também:

Além da Voz – Aprenda a ser um cantor profissional!

“A Tempestade” e o Fim da Banda:

O último show da banda aconteceu no dia 14 de janeiro 1995, na casa de show “Reggae Night”, em Santos. “A Tempestade” foi o último disco lançado com Renato Russo vivo e isso aconteceu no dia 20 de setembro de 1996, carregando uma mistura de estilos. Os temas eram baseados em assuntos melodramáticos como amor, solidão, homossexualidade, Aids e outros, sendo considerado um disco de alma triste.

Algumas canções sugerem uma despedida antecipada do vocalista. Além disso, a foto para capa foi tirada com o resto dos integrantes, já que Renato, devido a doença, estava muito debilitado e não permitiu tirar foto, tendo, assim, que utilizar uma mais antiga. O fim definitivo ocorreu em 22 de outubro de 1996, 11 dias após a morte do fundador e cantor Renato Russo que, faleceu no dia 11 de outubro, após 20 dias do lançamento do disco.

O retorno:

Alguns álbuns foram lançados após o falecimento do vocalista e alguns boatos surgiram alegando o regresso da banda. No entanto, após uma briga judicial com o filho do Renato Russo, os integrantes remanescentes, foram autorizados a utilizar a marcar Legião Urbana, voltando a ativa em outubro de 2015 com os seguintes integrantes: Marcelo Bonfá, o baixista Formigão, Dado Villa-Lobos e André Frateschi. Assim, o grupo passou a realizar novas apresentações pelo Brasil com uma turnê intitulada “Legião Urbana XXX anos”. A luta pela volta do grupo criou grandes expectativas no público e na crítica.

E aí, gostou de conhecer essa banda que entrou para história brasileira da música? Diga qual música você mais gosta dessa banda.



DEIXE UMA RESPOSTA

dezesseis + quatro =