Este artigo tem como objetivo mostrar um pouco a trajetória de sucesso de uma das bandas mais influentes do Brasil, Titãs.

Sendo assim, se você gosta do bom e velho rock n’roll e acompanha diversas bandas brasileiras, não deixe de ler o texto abaixo e conhecer um pouco mais dessa história.

Titãs – O começo de tudo:

Trata-se de uma banda criada no ano de 1982 em São Paulo. Durante sua trajetória, o conjunto foi considerado uma das melhores bandas de Rock, ficando junto com Legião Urbana, Os Paralamas de Sucesso e Barão Vermelho. Conjuntos de renomes e que alcançaram um sucesso admirado e incomparável.

A maioria dos integrantes se conheceu no ano de 1970 no Colégio Equipe. Na época eles eram influenciados por grandes nomes como Novos Baianos e Gilberto Gil. Dessa forma, escutando belas canções de seus músicos favoritos, eles se juntaram e gravam uma fita. Em 1981 eles fizeram uma apresentação na Biblioteca Mário de Andrade, a partir de então, passaram a fazer shows e apresentações pelos bares da cidade com o nome “Titãs do lê-lê”. A primeira apresentação ocorreu no dia 28 de setembro de 1982, no Sesc Pompeia. Essa formação contava com 9 participantes (Arnaldo AntunesBranco MelloMarcelo FromerNando ReisPaulo MiklosSérgio BrittoTony BellotoCiro Pessoa e André Jung). Os trajes eram diferentes, costumavam usar maquiagens, ternos e gravatas de bolhinhas.

Primeiro Disco:

Um fato marcante, antes do lançamento do primeiro álbum, foi à saída de Ciro Pessoa devido a um desentendimento com o baterista André Jung. Tempos depois, eles fecharam um contratado com a gravadora WEA, e surgiu o primeiro disco, em 1984. Nesta ocasião, eles já estavam utilizando o nome oficial Titãs.

Veja também:

Tropicalismo – o movimento que agitou o Brasil no final da década de 60

Soul Music: O estilo musical que dominou o mundo

David Bowie – A morte de uma lenda

Djavan – Conheça a história de um dos maiores compositores brasileiros

Após um show no Rio de Janeiro, André foi substituído por Charles Gavin. Em 1985 foi lançado o segundo disco, produzido por Lulu Santos. Neste mesmo ano, Tony Bellotto e Arnaldo Antunes foram presos. Depois deste acontecimento, a banda voltou aos estúdios como o produtor Liminha, o qual sugeriu mudanças em algumas faixas. E assim, surgiu um dos discos mais aceitos dos Titãs, Cabeça Dinossauro. Devido ao sucesso e as portas abertas, em seguida, eles lançaram o quarto disco. O quinto álbum surgiu em 1988 e o sexto no ano seguinte.

Anos 90:

O álbum lançado em 1991 foi o último com o vocalista Arnaldo Antunes que passou a se dedicar em sua carreira solo. Titanomaquia foi o disco que teve como participação  Jack Endino, o produtor de bandas como Nirvana, Soudgarden e Bruce Dickinson. Em 95, surgiu mais um álbum “Domingo”. Dois anos depois, para comemorar 15 anos de sucesso, eles aceitaram a gravar o CD e DVD MTV Acústico. Aproveitando o sucesso do disco anterior, eles lançaram o “Volume 2”, em 1998. Um ano mais tarde veio o primeiro disco não autoral “As Dez mais”.

Morte de um integrante:

Em 2001, os Titãs assinaram com a Abril Music e estavam prestes a sair com mais um trabalho quando, no dia 11 de junho, o guitarrista Marcelo Fromer foi atropelado por uma moto, em São Paulo. Foi hospitalizado, mas não resistiu aos ferimentos, vindo a falecer 2 dias depois.

Em 2002, o baixista e vocalista Nando Reis deixou a banda, apesar de estar sofrendo com a morte do parceiro Marcelo Fromer e de sua companheira de estrada, Cássia Eller, o verdadeiro motivo divulgado pelo músico foi: “Incompatibilidade de pensamentos”. Apesar disso, a banda continuou seguindo em frente.

Nando Reis não foi o último integrante a deixar a banda, pois em 2010, o baterista Charles Galvin deixou o grupo por motivos pessoais. Assim, o grupo passou a ser composto por 4 integrantes, convidando o baterista Mário Frabe para acompanhar o conjunto.

Assim, a banda divulgou, em 2014, mais um trabalho e seguiu compondo novas canções. Este novo disco foi lançado pela gravadora, Som Livre. No mesmo ano, os Titãs divulgou o novo trabalho intitulado Nheengatu que rendeu um CD e DVD ao vivo.

Para quem gosta do rock nacional e acompanha este grupo durante os anos de sucesso, os Titãs continuam com seu trabalho, participando de apresentações, shows e diversos eventos com novas e antigas canções, tendo como parceria muitos músicos e outros artistas de renomes.

Gosta dessa banda? Então dê uma nota de 0 à 10 nos comentários e mostre o quanto você gosta dessa banda.

6 COMENTÁRIOS

  1. Então fui ao um show não sei se alguns deles se lembram foi na cidade de Limeira interior de SP e a plateia somente eu e um amigo os caras cantaram 2 músicas e foram embora , isto é uma história pra esta banda que até hoje mantém uma história de sucesso

  2. Eu fui em um show na cidade de Limeira no ginásio vó lucato.e de plateia somente eu e um amigo , os caras cantaram 2 músicas pediram desculpas e foram embora não sei se alguns deles se lembram desse episódio

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here