Na matéria anterior sobre topologia de rede, referimos que iriamos abordar os diferentes modos de comunicação de uma rede, ou seja, as topologias de redes têm de comunicar entre si, e podem fazê-lo de 4 tipos de maneiras diferentes. Como não é um tema muito abordado, resolvemos ajudar os nossos usuários e explicar da maneira mais simples possível quais os diferentes modos de comunicação que uma rede de computadores pode realizar.

Diferentes tipos de modos de comunicação

As 6 topologias de rede podem comunicar de 4 maneiras diferentes, sendo elas: Anycast, Unicast, multicast e droadcast. Vamos explicar-lhe o que é cada uma delas.

  • Any Cast – Relação: Um para um qualquer

Comunicação na qual a informação é enviada de um, para um qualquer destino da rede. Nesta comunicação existe um transmissor e um receptor. Um exemplo de uma comunicação em Any Cast é um ISP atribuir um IP externo aleatório a um cliente.

Veja também:

Tipos de Redes – Principais diferenças

Thread e Processos – Quais as diferenças

Partições MBR e GPT – o que são?

  • Unicast – Relação: Um para um específico

Comunicação na qual a informação é enviada de uma máquina e é endereçada a um destino específico. Na transmissão unicast, há apenas um emissor e um receptor. Este tipo de transmissão é a forma predominante de transmissão em redes locais e na Internet. Entre os exemplos de protocolos que usam transmissões unicast estão HTTP, SMTP, FTP e Telnet.

  • Multicast – Relação: Um para muitos específicos

Comunicação na qual a informação é enviada para um grupo específico de dispositivos ou clientes. Os clientes da transmissão multicast devem ser membros de um grupo multicast lógico para receber as informações. Um exemplo de transmissão multicast é o envio de informação de switchs, em que é enviado e recebido informação em simultâneo em várias máquinas sem existir cruzamento de dados.

  • Broadcast – Relação: Um para todos

Comunicação na qual a informação é enviada de um endereço para todos os outros endereços. Neste caso, há apenas um emissor, mas as informações são enviadas para todos os receptores conectados. A transmissão de broadcast é essencial durante o envio da mesma mensagem para todos os dispositivos na rede local. Um exemplo de transmissão de broadcast é a consulta de resolução de endereço, que o protocolo de resolução de endereços (ARP, Address Resolution Protocol, Hub) envia para todos os computadores em uma rede local.

Estes são os 4 modos de comunicação que uma topologia de rede pode utilizar, caso você fique com alguma dúvida relativamente a esta matéria diga aí para a gente que nós te esclarecemos.

curso de bateria online - bruno graveto



DEIXE UMA RESPOSTA

9 − sete =