O que é CAPTCHA?
Imagem: georgejmclittle/Depositphotos

Se você utiliza bastante a Internet, então certamente já se deparou com um CAPTCHA, pois nos dias de hoje está presente em quase todos os formulários de dados importantes.

O termo CAPTCHA vem do acrônimo “Completely Automated Public Turing Test to Tell Computers and Humans Apart” (em português: Teste de Turing público completamente automatizado para diferenciar computadores e seres humanos – traduzido por Proddigital Idiomas). E abaixo vamos aprender sobre o que é CAPTCHA e para que serve esse sistema de teste.

CAPTCHA é um teste feito ao usuário para detectar se quem está introduzindo os dados num determinado formulário é um usuário real (humano) ou um bot tentando gerar spam.

Basicamente é uma ferramenta antispam que protege sites e sistemas de ataques de spam (são robôs que enviam milhares de mensagens de publicidades ou vírus).

captcha do google verificado

Imagine uma página de login, se um usuário quiser, pode ficar horas e horas fazendo tentativas para acertar uma combinação de username e password para entrar no sistema. Com o uso de CAPTCHA é possível saber se é um usuário real ou é um bot, hacker ou outro tipo de invasão.

Até no momento de se cadastrar numa determinada página, por vezes é necessário realizar este teste CAPTCHA, para o servidor não ser alvo de um ataque de milhares de tentativas de acesso a uma determinada conta, ou até mesmo de criação de milhares de contas no banco de dados do seu site.

Pois se isto fosse possível de realizar poderia levar a que o servidor ficasse sobrecarregado. E por sua vez o site ficaria offline.

Funcionamento – CAPTCHA

Este sistema é geralmente conhecido como um teste de Turing reverso, visto que utiliza os mesmos conceitos do conhecido teste de Turing original, mas neste caso foi implementado ao contrário, pois agora é comandado por um computador e não por um usuário.

Evolução – reCAPTCHA

No entanto, surgiram alguns problemas de usabilidade, pois os usuários cegos, daltônicos e com problemas de visão não conseguiam realizar este teste. Para isso foi desenvolvida uma nova versão. Desse modo surgiu o reCAPTCHA que é uma evolução que tem testes mais simples e seguros. Também foi adicionado um sistema de voz que permite a usuários cegos ouvir o texto apresentado no teste.

Tipos de testes

  • Escrever palavra na imagem – É apresentada uma imagem distorcida ou com uma fonte anormal, em que o objectivo é o usuário escrever esse texto no formulário. Atualmente este tipo de teste já conta com um áudio.captcha
  • Identificar imagens – São apresentadas várias imagens ao usuário e este tem que selecionar as imagens pedidas para o teste.captcha
  • Resolver questão matemática – É pedido ao usuário para resolver uma questão simples de matemática.
  • Clique simples – Basicamente o usuário apenas necessita de clicar numa caixa, de modo a assinalar que não é um bot.captcha do google

Atualmente o sistema reCAPTCHA é atualizado com novas funcionalidades. Pois os hackers também estão sempre desenvolvendo novos sistemas para tentar derrubar este sistema de anti-spam e bots.

betmotion

2 COMENTÁRIOS

  1. Ola.

    Onde posso baixar o XEvil gratuitamente no seu site?
    Recebi informações do teu apoio. XEvil é realmente o melhor programa para resolver captcha, mas eu preciso da versão mais recente dele.

    Graca.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui