comprando apartamento - chave - prédio
Imagem: jllapsites.com

Se você deseja dar entrada em algum dos muitos apartamentos novos existentes nas grandes cidades, saiba que é preciso conhecer mais sobre qual mais se adéqua ao seu
estilo de vida para não errar na hora de comprar apartamento.

Muitas vezes, esquecemos de avaliar pequenos detalhes que podem fazer toda a diferença no seu bem-estar, comodidade e estilo de vida. Pode parecer o contrário, mas a posição do sol em relação ao apartamento, por exemplo, é de extrema importância em diversos aspectos, principalmente econômicos.

Conheça a seguir, alguns desses pontos a serem avaliados e descubra qual é o imóvel que melhor atenderá suas necessidades dentro de um condomínio.

Ao comprar apartamento, observe os espaços na área de lazer do condomínio

Um dos principais fatores responsáveis por valorizar um condomínio, a área de lazer das novas construções está cada vez mais completa e com ambientes voltados à todas as
idades.

Analisar os ambientes coletivos do edifício é extremamente importante do ponto de vista econômico, pois quanto mais espaços houver, mais caro será o valor mensal do
condomínio.

Hoje em dia, está cada vez mais comum as construtoras e incorporadoras investirem pesado na área de lazer dos condomínios de modo a oferecer o máximo de bem-estar a todos os moradores. Confira abaixo quais são os principais ambientes coletivos construídos nas novas edificações:

  • Piscinas adulto e infantil;
  • Quadras poliesportivas e recreativas;
  • Salões de jogos e de festas;
  • Playground;
  • Churrasqueira e forno de pizza;
  • Academia,
  • SPA e sauna.

Valor mensal do condomínio

Item, muitas vezes, passado despercebido por quem deseja financiar um novo apartamento, o condomínio é a mensalidade na qual é cobrada todos os serviços de um empreendimento. Nele, estão inclusos as despesas com manutenção, pintura, salário dos porteiros e demais funcionários, dentre outros gastos.

Geralmente, em prédios onde o número de condôminos costuma ser mais de um por andar, o valor do condomínio é menor em relação aos com apenas uma propriedade por piso. Além disso, quanto mais torres construídas, maior a quantidade de moradores e, consequentemente, mais barato será o valor de condomínio a ser pago por cada um.

Valor de cada parcela do financiamento

Se planejar financeiramente antes de dar entrada em algum apartamento novo é muito importante para evitar possíveis dores de cabeça no futuro. Após quitar o valor de entrada e pagar as prestações mensais, semestrais e anuais durante as obras, o restante pode ser parcelado de acordo com sua renda familiar.

No entanto, é importante frisar que a maioria das instituições financeiras exigem que pagamento da primeira prestação não seja maior de ⅓ da renda mensal do comprador.

Já quando o apartamento for comprado já pronto, o interessado deve ter em mãos no mínimo 25% do valor total da propriedade. Isso acontece pois, nessa situação, o máximo a ser parcelado é de 75% do total.

Veja também:

Posição do apartamento em relação ao sol

A posição do sol em relação ao apartamento é outro item a ser levado em consideração antes de comprar um novo imóvel. Para quem não sabe, dependendo da localização do imóvel, o mesmo pode receber a visita do sol pela manhã, à tarde e, algumas vezes, até durante os 12 meses do ano, incluindo o inverno.

Por isso, caso você não curte muito receber a visita do sol logo de manhã ou na parte da tarde, é importante escolher qual propriedade melhor atende suas necessidades.

Geralmente, os dormitórios e salas precisam receber maior incidência solar em relação à cozinha e lavanderia, pois são os ambientes mais frequentados pelos moradores.

Um diferencial no quesito iluminação é a presença de um domus para telhado em um dos cômodos. O item é similar a uma janela, no entanto, por ficar no teto é capaz de iluminar o ambiente com a luz do sol pelo menos 8 vezes mais que uma janela comum.

Tamanho da propriedade

Para atender a diferentes estilos de vida, cada vez mais as construtoras investem em apartamentos novos com características e tamanhos distintos, oferecendo mais comodidade a todos.

Por isso, antes de fechar negócio é importante verificar qual é o imóvel que melhor atende suas necessidades. Conheça os principais:

  • Studios: com área entre 30 e 50 m² os studios são ideais para quem mora sozinho e possuem todos os cômodos integrados sem serem delimitados por paredes;
  • Padrão: esse apartamento pode possuir de um a quatro dormitórios ou suítes e uma varanda gourmet. Nele, todos os aposentos são divididos por paredes;
  • Térreo: situado no primeiro piso da construção, esse tipo de imóvel é voltado às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida,
  • Cobertura: o apartamento mais alto do edifício proporciona muito conforto e, dependendo da situação, é possível até construir uma piscina a céu aberto.

E essas são as dicas essencial para quem deseja comprar apartamento, seja novo ou usado. Gostou das dicas? Teve uma má compra de um apartamento? Então diga aí nos comentários abaixo e conte para todos nós o que aconteceu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui