Você sabe qual é a finalidade do santinho de luto?
Imagem: Myriam Zilles/Pixabay

Não tem jeito, pode ser novo ou velho, a morte uma hora ou outra acontece. E quando ela chega, diversos sentimentos aparecem, muitos deles podem ser bem confusos para identificar. O que não se perde são as lembranças e os bons momentos passados juntos, entre o falecido e seus familiares e amigos.

Como maneira de homenagear aquele que partiu, existem os santinhos de luto. É uma lembrança bem tradicional, provavelmente você já viu uma destas na casa de algum parente ou talvez até na sua própria casa exista. Aqui vamos falar sobre ele e como montar um.

O que é santinho de luto?

Santinho de falecimento, lembrança de luto e santinho de luto são a mesma coisa. São aqueles pequenos folhetos impressos, contando a foto do falecido, além de algumas palavras que servem como homenagem da família, uma mensagem de amor a quem recebe o santinho. É normal que eles sejam entregues durante o velório, ou então nas missas de sétimo dia.

O objetivo do santinho de luto é relembrar a história daquela pessoa que partiu. No passado eram feitos de uma maneira triste, hoje em dia isso mudou e apresentam uma mensagem mais alegre, com informações criativas, são coloridos e servem para demonstrar como a pessoa era alegre.

O santinho de luto poderá ainda ter a imagem de lugares nos quais a pessoa gostava, algum desenho ou então a sua profissão. O objetivo não é lamentar e sim mostrar que a pessoa tinha uma vida feliz. O material também não é uma nota de falecimento.

Veja também:

Para que ele serve?

Os santinhos servem para amenizar a dor da perda, no momento da despedida. É como se ele servisse como uma proteção para as dores que a pessoa está sentindo. É ainda um modo interessante para se despedir da pessoa que morreu, mostrando como ela era importante.

É interessante que esse tipo de lembrança esteja relacionado com gostos da pessoa, para recordar a sua memória. Se a pessoa repetia com frequência alguma frase, pode inserir no texto.

Deixe a lembrança com a cara do homenageado

O santinho não precisa apresentar as características comuns, medindo determinado tamanho. É possível inovar, também não precisa ser daquelas fotos para colocar em porta retrato. Por ser feito um marcador para livro, mini banner, um adesivo ou mesmo um santinho virtual, para repassar pelos grupos de WhatsApp.

Utilize alguma frase reflexiva

Esse material sempre conta com alguma mensagem, que pode ser algo inédito ou então alguma frase já existente. Se alguém da família é bom em transcrever sentimentos, essa pessoa poderá ser a responsável pela preparação do conteúdo. O melhor a fazer é optar por palavras que sirvam bem para demonstrar o sentimento vivido naquele momento.

Colocar texto em foto é uma missão um pouco complicada, já que as letras podem não aparecer como você gostaria, por isso é preciso utilizar a ferramenta certa. O Adobe Spark é bem interessante para fazer este serviço, permitindo que o santinho de luto fique perfeito.

Faça a impressão de maneira correta

Agora que você aprendeu a preparar o santinho de luto, precisa ainda de mais uma coisa: é necessário imprimir da maneira correta, para que o material fique bonito. Isso pode ser feito em papel couchê, Kraft, fotográfico ou em PVC, como se fosse um cartão de crédito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

19 − seis =