Conheça a trajetória do rei do reggae, Bob Marley (Primeira Parte)

Compartilhe:
Conheça a trajetória do rei do reggae, Bob Marley (Primeira Parte)
Conheça a trajetória do rei do reggae, Bob Marley (Primeira Parte)

Hoje, vamos falar sobre um dos mais famosos cantores de todos os tempos, o rastafári e rei do reggae, Bob Marley. A história de vida deste cantor é extensa, já que diversos fatos ocorreram para que ele se tornasse o ícone que é até nos dias atuais. Por isso, iremos dividir este artigo em duas partes.

Robert Nesta Marley, mais conhecido como Bob Marley, foi um cantor, compositor e guitarrista jamaicano que consagrou o estilo musical Reggae, tornando-se um dos mais influentes músicos do gênero.

O início de tudo:

Bob Marley nasceu no dia 6 de fevereiro de 1945, em Saint Ann, no interior da Jamaica. Seu pai, Norval Sinclair Marley era capitão caucasiano do exercito inglês, enquanto sua mãe, Cedella Booker era apenas uma adolescente negra do norte do país.

Seus pais se casaram no dia 9 de julho de 1944, já que Cedella estava gravida, porém, Norval abandou a esposa um dia após a cerimônia, dando apoio financeiro para ela e seu filho, mas estando pouco presente na vida de ambos.

Continue depois da publicidade

Após a morte do marido, a mãe de Marley casou-se com Toddy Livingstone e passou a viver junto com o filho em Trenchtown, a maior e mais miserável favela de Kingston. Por ser mulato e ter baixa estatura, Marley foi rejeitado pelos negros do local. Pela juventude difícil, o cantor passou a ter uma personalidade marcante e pensamentos críticos em relação aos problemas sociais.

Ainda pequeno e vivendo na favela, ele seu amigo Bunny, filho de Toddy, improvisavam guitarras feitas de lata e acompanhavam as músicas vindas da América do Norte.

Favela de Trenchtown em Kingston

Favela de Trenchtown em Kingston

A carreira musical Bob Marley:

Aos 14 anos, após largar a escola, ele tinha apenas um sonho: a música. Apesar da vontade e do dom, ele foi trabalhar como soldador para agradar a mãe, já que ela tinha medo de que seu filho se tornasse um “rude boy” (nome dado aos delinquentes da Jamaica).

Continue depois da publicidade

Suas horas livres eram aproveitadas para aperfeiçoar as habilidades vocais. Contava com o apoio de Bunny Wailer e do cantor Joe Higgs que dava aulas informais. Em uma dessas aulas, Marley e Bunny conheceram o jovem Peter Tosh que também estava envolvido com a música.

Em 1962, Bob Marley participou de uma audiência com o produtor Leslie Kong que veio a publicar as primeiras gravações do cantor. Isso fez com que a ambição do jovem músico aumentasse, mesmo que suas primeiras canções não tenham alcançado as rádios.

Veja também:

No ano seguinte, ele decidiu criar uma banda e junto com seus amigos, Bunny e Peter, fundou a grupo The Wailing Wailers.

[td_block_video_youtube playlist_title=”The Wailing Wailers – Sunday Morning” playlist_yt=”HaNPDbiCCuA, 1Q8oLb-HViI, TCAjfcQGdQk, h6PMHc5AU2o, DgldOjoLoZg, JjaOYopto7w, z8Dos7Ehx_g, Wn6yd95fG10, zuZWf-w46m0, Nty-4vUmh-s, mOrLMoyUIgU, -Nhgb9hC7UI, 3BYuS-OfAQ8, Llxf0fFRrYY, 8pT6oPB6Mjo, TPMm-CxdvZo, GHwZmx34STg, CDod1HUdL6E, -Scy-y8JfXQ, wDAlI8t6QYA, 9IcqaDMr9vM, 9IcqaDMr9vM, w0pjWs3K5fo, 0Fq7Cdp_l9o” playlist_auto_play=”0″]

Continue depois da publicidade
The Wailing Wailers

The Wailing Wailers

No verão de 1963, o produtor Coxsone Dodd, encantado com a banda, resolveu gravá-los. E assim, em janeiro de 64 ficaram em primeiro lugar nas paradas jamaicanas, permanecendo nesta posição por 2 meses. Nos anos seguintes, lançaram diversas canções, popularizando a banda.

Apesar do sucesso, as dificuldades econômicas fizeram com quem alguns integrantes – agregados tempos depois da criação – deixasse o grupo.

Além disso, sua mãe havia se casado novamente e se mudado para os Estados Unidos, onde juntou dinheiro e enviou uma passagem para o jovem Marley que, na época tinha 20 anos.

Continue depois da publicidade

Nesta ocasião, Bob Marley havia conhecido Rita Anderson, casou-se com ela no dia 10 de fevereiro de 1966. Marley foi para os Estados Unidos, ficando lá por 8 meses, tempo suficiente para juntar dinheiro e financiar sua carreira musical.

Quando regressou para a Jamaica, o rastafári estava tendo mais espaço nas ruas de Kingston e o compositor começou a se envolver cada vez mais com a cultura e a espiritualidade da seita.

Em 1967, Marley estava compondo músicas voltadas para as sua espiritualidade e para os temas sociais, dando um novo rumo para sua carreira, o que se tornou sua marca registrada e seu maior legado. Ao reorganizar novamente o grupo, com seus amigos, passaram a se chamar “The Wailers”.

Bob Marley & The Wailers

Bob Marley & The Wailers

Continue depois da publicidade

Rita estava iniciando sua carreira musical, conquistando um espaço no cenário jamaicano.

Anos 70:

No início dos anos 70, o grupo se uniu ao produtor Lee Perry, resultando em algumas das mais belas produções do conjunto.

Em uma viagem pela Europa, Marley assinou um contrato com a CBS, fazendo com que sua banda fosse para Londres. Entretanto o projeto fracassou, fazendo com que o grupo assinasse com o jamaicano Chris Blackwell e assim, começaram a tocar em outros países, atingindo um grande sucesso e atraindo fãs como Eric Clapton e Paul McCartney.

Em 74, Bunny e Peter já não estavam mais na banda, dando lugar para outros músicos e para Rita, mulher de Marley. Com o lançamento do próximo disco em 1976, o cantor conquistou a América do Norte.

Continue depois da publicidade

Site oficial de Bob Marley
Ouça Bob Marley em Vagalume | kboing | LetrasMúsica.com.br | Uol Música

Gostou da primeira parte da história de Bob Marley? Então não deixe de conhecer a segunda parte dessa história. E curta nossa fan page no Facebook para acompanhar mais histórias como essa.

Conheça a trajetória do rei do reggae, Bob Marley (Segunda Parte) >>>

2 Comentários
Mostrar Todos Mais Útil Classificação Mais Alta Classificação Mais Baixa Adicionar a sua avaliação

Deixe uma Comentário

Registrar Nova Conta
Redefinir Senha
Nós usamos cookies e outras tecnologias, conforme nossa Política de Privacidade, para você ter a melhor experiência ao usar o nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.