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A vitamina E é uma substância essencial para o organismo, exercendo funções vitais importantíssimas.

Além de possuir propriedades antioxidantes, que eliminam o risco dos radicais livres sobre as células, essa vitamina também é capaz de melhorar a aparência da pele e deixar todo o corpo saudável.

No artigo de hoje, vamos conferir sua importância para o organismo e em quais alimentos é possível encontrá-la, garantindo uma nutrição saudável para todo o corpo.

Pronta para saber mais sobre o assunto? Continue sua leitura até o final!

Entendendo mais sobre essa rica vitamina

Que as vitaminas são nutrientes importantíssimos para qualquer tipo de alimentação humana não é novidade para ninguém.

De maneira peculiar, a vitamina E (também chamada de tocoferol) é um composto lipossolúvel (que se dissolve em gordura).

Suas propriedades são altamente antioxidantes, refletindo na capacidade de acabar com os radicais livres – que podem ser altamente prejudiciais para nossas células.

Para que você possa entender toda a sua importância para manutenção da saúde, vamos conferir todos os seus benefícios?

Benefícios do consumo de vitamina E

  1. Ajuda na saúde cardiovascular

Como a vitamina age diretamente sobre a produção de compostos prejudiciais (como os radicais livres), acredita-se que ela seja capaz de minimizar a quantidade de substâncias que podem entupir e comprometer os vasos.

Desta maneira, toda a função cardíaca pode ser melhorada.

Embora tais benefícios estejam sendo melhor estudados, a vitamina E já se mostrou bastante benéfica para a saúde do coração.

  1. Previne o mal de Alzheimer

Pesquisas americanas mostraram que um consumo rico em vitamina E e C libera potentes antioxidantes para o organismo.

Graças a tal ação conjunta, é possível prevenir o mal de Alzheimer, somando muitos benefícios para a saúde mental.

  1. Minimiza o risco de desenvolver vários tipos de doenças

Devido a sua forte ação antioxidante, várias doenças podem ser prevenidas, com destaque para:

  • Problemas neurodegenerativos cerebrais – incluindo o mal de Alzheimer;
  • Doenças cardiovasculares;
  • Câncer de próstata;
  • Esclerose lateral amiotrófica (ELA);
  • E degeneração da mácula.

A prevenção do câncer de próstata e o controle de tumores podem ser feitos com o uso de suplementação específica de vitamina E. Mas, é importantíssimo salientar que o tratamento médico jamais deve ser abandonado, consultando seu médico sobre qualquer terapia alternativa de maneira complementar.

No caso da esclerose lateral amiotrófica, resultados positivos já foram tidos em ratos, em que a suplementação com a vitamina retardou a progressão da doença.

Em humanos, embora benefícios já sejam notados, mais pesquisas se fazem necessárias.

  1. É boa para a gestação

Estudos mostram que o consumo de vitamina E pode ser muito benéfico para prevenir problemas no bebê, seja hipertensão arterial ou até mesmo pré-eclâmpsia.

Tais benefícios são notados a partir do efeito antioxidante que combate radicais livres que se formam na placenta, protegendo o bebê.

A vitamina também é excelente para mães que se mostram desnutridas, somando benefícios maravilhosos para sua saúde e a do pequeno.

  1. Promove a saúde da pele

Além de somar efeitos positivos para todo o corpo, a pele é extremamente beneficiada com o consumo de vitamina E.

Através dessa substância, é possível desenvolver uma cicatrização regular e hidratação natural da pele.

Com isso, os espaços entre as células ficam preenchidos com água, deixando os sinais do envelhecimento mais longe (principalmente as rugas e linhas de expressão).

Ainda, há a estimulação de maiores concentrações de colágeno, deixando a pele firme e saudável.

Quais alimentos possuem vitamina E?

Com tantos pontos positivos para a saúde, por que não incluir a vitamina E em sua dieta?

Existe a possibilidade de optar por uma suplementação diária de vitamina E. Mas se você quer economia e uma ajudinha para a alimentação saudável, que tal contar com os alimentos que são fontes naturais?

Os alimentos de origem vegetal que possuem gordura são as principais fontes em vitamina E, mas alguns de origem animal também podem proporcionar níveis significativos dessa substância.

Por isso, capriche no consumo de:

  • Avelãs e castanhas;
  • Amendoim e castanha-do-pará;
  • Azeitona;
  • Abacate e kiwi;
  • Sementes de girassol;
  • Ovo cozido;
  • Bacalhau;
  • Salmão.

Quem faz uso de medicamentos para eliminar gordura intestinal devem ter a atenção redobrada para o consumo de vitamina E. Isso acontece porque geralmente tais fármacos minimizam a absorção de vitamina pelo organismo. Por isso, o cuidado na alimentação deve ser ainda maior!

Posso tomar suplemento de vitamina E?

Antes de tomar qualquer tipo de suplemento, é muito importante consultar seu médico de confiança – afinal, suplementos não deixam de ser uma substância química.

Geralmente a suplementação é indicada para casos de:

  • Deficiências em vitamina E (mesmo que sejam bem raras em humanos);
  • Dietas que restringem o seu consumo;
  • E pessoas que possuem problemas de absorção intestinal – ou com absorção comprometida devido ao uso de alguns tipos de medicamentos.

Além disso, a suplementação jamais deve ser exagerada, evitando riscos para a saúde ao em vez de benefícios.

O que acontece se eu não consumir a quantidade suficiente?

A falta da vitamina E pode causar os seguintes prejuízos:

  • Problemas no sistema nervoso e muscular;
  • Mudanças na coagulação sanguínea;
  • Aumento do colesterol ruim;
  • E menos saúde para todo o organismo.

Embora essa condição seja rara, ela geralmente está relacionada com pessoas que não conseguem absorvê-la pelo intestino.

Considerações finais

Agora que você conferiu como a vitamina E pode ser excelente para a prevenção de doenças cardíacas e neurodegenerativas, que tal inclui-la de maneira natural em sua dieta?

Além de somar muitos pontos positivos para a saúde, ela também pode ajudar a deixar a pele ainda mais bonita e bem cuidada.

Caso opte pela suplementação ao em vez da alimentação, só não esqueça de consultar seu médico antes de iniciar o tratamento, evitando efeitos indesejáveis.

Gostou do conteúdo de hoje sobre o consumo de vitamina E? Comente logo abaixo suas dúvidas – estamos prontos para atendê-la!

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