Anabolizantes: Um perigo real que traz muitos prejuízos à vida

Compartilhe:
Anabolizantes Um perigo real que traz muitos prejuízos à vida
Anabolizantes Um perigo real que traz muitos prejuízos à vida

A busca pelo corpo perfeito vem fazendo com que muitas pessoas utilizem métodos que são prejudiciais para a saúde. São inúmeros casos de uso de produtos anabólicos consumidos pelos praticantes de exercícios físicos. Tais anabolizantes foram descobertos em 1930 e, desde então têm sido usados para vários propósitos médicos, mas hoje, eles estão sendo utilizados por quem deseja aumentar a musculatura de forma mais acelerada devido a exposição de uma imagem mais sarada e considerada ideal perante a sociedade.

O problema é que os usuários nem sempre conhecem os danos que estes produtos podem trazer para a saúde, podendo causar até falência de órgãos. Por isso, para conscientizar a população, hoje, vamos falar sobre os riscos reais que os anabolizantes oferecem.

Dessa forma, se você deseja saber mais sobre os efeitos colaterais que os esteroides podem proporcionar, não deixe de ler este artigo.

O que são os anabolizantes:

Para entender os problemas que estes produtos provocam no corpo humano é importante conhecer o que eles são e como funcionam no organismo.

Continue depois da publicidade

O esteroide anabólico é uma droga formada por testosterona ou que produz os hormônios por ela fabricados. Em essência, os anabolizantes aumentam a incorporação de massa muscular, deixando o corpo mais sarado de forma mais rápida. Essa droga pode ser encontrada tanto na forma injetável quanto para uso oral.

Tipos de esteroide anabolizantes

Devido ao seu resultado e a periculosidade, os anabolizantes são proibidos em campeonatos esportivos e o atleta que descumprir essa norma é imediatamente desclassificado.

Veja também:

Efeitos colaterais:

Como foi dito antes, essa droga traz muitos prejuízos na vida de quem a utiliza. Por isso, listamos os principais efeitos colaterais causados pelos esteroides.

Continue depois da publicidade
  • Aumento dos pelos no rosto e no corpo:

    Para as mulheres, este é um problema sério, já que este aumento significa excesso do hormônio masculino no organismo. No entanto, apesar de ser algo estético, o aumento da testosterona pode se tornar um incomodo para ambos os gêneros.

  • Aumento da pressão arterial:

    Geralmente quem utiliza as famosas “bombas” tem um significativo aumento da pressão arterial. Esse fato pode ocasionar o aparecimento de diversos problemas como as do coração. Por isso, muitos atletas que fazem uso destas drogas possuem arritmias cardíacas e outras doenças mais graves.

  • Aumento do colesterol ruim (LDL) e diminuição do colesterol bom (HDL):

    Com o uso destas substâncias, os níveis de colesterol são alterados (aumento do LDL e diminuição do HDL), provocando diversas outras doenças como as cardiovasculares e as coronárias.

  • Calvície prematura:

    Os jovens que costumam usar esteroides podem obter queda dos cabelos, tornando-se calvos muito novos.

  • Acne:

    É muito comum que este tipo de usuário apresente as tão terríveis espinhas, pois a constante utilização desta droga aumenta a produção de sebos e peles mortas, obstruindo os folículos pilosos, causando acnes.

  • Câncer de próstata:

    Muitos casos de câncer de próstata são causados pelo uso de produtos anabólicos. Essa doença quando diagnosticada precocemente pode ser trata, no entanto, pode levar o cidadão a óbito caso esteja em um estado muito avançado, causando metástases.

  • Hepatotoxicidade:

    Trata-se de um dano ao fígado causado por substâncias químicas chamadas de hepatotoxinas. Essa doença pode se agravar, levando a pessoa a obter hepatopatia irreversível, a conhecida, cirrose.

  • Diminuição dos ciclos menstruais:

    O uso de substâncias anabólicas pode provocar a diminuição temporária dos ciclos menstruais.

  • Ginecomastia:

    A ginecomastia é o aumento das glândulas mamarias. Muito comum em homens que procuram pelo aumento dos músculos e recorrem às drogas para obter este resultado.

  • Infertilidades e redução da função sexual:

    Homens podem ter diminuição da função sexual e, até mesmo, infertilidade temporária caso venham a utilizar essas substâncias nocivas à saúde.

  • Efeitos nos jovens:

    Nos jovens, os anabolizantes podem causar parada do crescimento, aceleração da maturação óssea e crescimento irregular da barba.

Apesar de ter sido uma droga descoberta para efeitos medicinais, infelizmente, muitas pessoas, principalmente os mais novos, vêm utilizando estes produtos em busca de um resultado mais eficiente. No entanto, é fundamental entender os efeitos que isso pode causar ao corpo e divulgar para aqueles que acreditam que essas substâncias não causam danos.

O importante é avaliar outros métodos que ajudam na obtenção do objetivo desejado e recorrer sempre a ajuda de profissionais sérios e experiente, assim, certamente você conquistará o corpo dos seus sonhos sem prejudicar a saúde.

Hoje em dia existem vários cursos online ótimos para ensinar diversos exercícios e musculação para o crescimento de massa muscular de forma eficiente sem prejudicar a sua saúde como, o curso Fórmula 47 e Segredos da Musculação que ótimos para te orientar a obter músculos rígidos e definidos de forma correta.

Você conhece alguém que toma ou já tomou anabolizante com frequência? Então mostre nos comentários abaixo o resultado causado depois de alguns anos. E curta a Proddigital Saúde no Facebook para acompanhar mais dicas como essa.

1 Comentário

Deixe uma Comentário

Veja também:

Registrar Nova Conta
Redefinir Senha
Nós usamos cookies e outras tecnologias, conforme nossa Política de Privacidade, para você ter a melhor experiência ao usar o nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.