Situada em um vale nos Alpes, cerca de mil metros de altitude, a cidade francesa de Chamonix, está localizada bem em frente ao Mont Blanc, o ponto mais alto da Europa, com 4.810 m de altura, dando origem ao nome completo da cidade Chamonix-Mont-Blanc.

Estátuas do geólogo suíço Horace-Bénédict de Saussure, considerado um dos pais do alpinismo, e do montanhista Jacques Balmat, apontando o cume do Mont Blanc, fazem parte das atrações da praça central da cidade. Além disso, a região está próxima à tríplice fronteira entre França, Itália e Suíça.

O que fazer em Chamonix?

A beleza da cidade e a grande estação de esqui são motivos mais que suficientes para que se conheça essa linda região francesa. A cidade, por sua localização privilegiada e uma grande variedade de atrações, recebe turistas durante o ano inteiro.

Para os montanhistas e esquiadores, especialmente, não faltam razões para que conheçam a cidade. Suas trilhas e pistas de todos os tipos e níveis de dificuldades atraem esportistas de todo o mundo.

A proximidade com cidades importantes dos três países facilitam o acesso para que se conheça a cidade. A região é cortada por boas estradas e conta com bons aeroportos. Apesar de ser uma cidade pequena, possui um comércio bem ativo e muito movimentado. As principais grifes do mundo mantém lojas na cidade, sendo este mais um motivo para que se vá até lá.

Turismo

A altitude do vale onde está situada a cidade não prejudica os visitantes que tenham problemas com ar rarefeito. Para que se conheça a cidade de Chamonix não é necessário alto padrão, pois a cidade recebe todo tipo de visitantes – desde os mochileiros que se hospedam em acomodações simples, até turistas que exigem tratamento vip em hotéis luxuosos.

A cidade foi fundada no século XVIII e, desde 1790, os turistas já visitavam a região. No entanto, somente em 1821 o turismo de montanha começou a ser organizado e disciplinado. O maior impulso aconteceu com chegada do trem, em 1901, tornando o acesso mais fácil, aumentando o número de visitantes.

Como se vê, há muito tempo, motivos não faltam para que se conheça a cidade de Chamonix. Como está próximo das cidades de Genebra, na Suíça, Lyon, na França e Turin, na Itália, todas servidas por voos regulares vindos de vários países, não há dificuldades de acesso para que se conheça a cidade, que está ligada às vizinhas por serviços de trens, ônibus e táxis.

Algumas das pistas de esqui e snowboard, além das trilhas para montanhistas da região, já foram imortalizadas nas telas do cinema, o que acaba por aumentar o prestígio da região, atraindo, cada vez mais, turistas dos mais variados países.

Site oficial: http://www.chamonix.fr

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here