Cuiabá - Mato Grosso - Brasil
Imagem: Drone Cuiabá

Quando falamos de floresta, fauna e flora no Brasil, Cuiabá é uma das principais regiões que veem na cabeça. Apelidada carinhosamente de “Cidade Verde”, ela é a capital e principal polo do Mato Grosso. Além disso, a cidade também é conhecida por ser o ponto central da América do Sul.

Sendo pouco explorada pelos turistas e muitas vezes somente usada como porta de entrada para a Chapada de Guimarães, Cuiabá tem sim muito a oferecer. Tendo uma parte da Floresta Amazônica, a região também é muito rica culturalmente, possuindo muitas tradições típicas, desde danças até comidas e artesanatos.

Cuiabá também apresenta uma história muito rica, contada em seus mais diversos museus e pontos turísticos. Vale dizer que é preciso preparo para encarrar a cidade, pois o calor é sempre bem presente, com temperaturas chegando próximo dos 40 graus.

Uma Cuiabá verde e com muita coisa para fazer

A cidade de Cuiabá tem tudo que um amante de viagens espera para um bom turismo, possuindo várias opções de o que fazer. E nada melhor que começar explorando o belíssimo Centro Histórico, sendo tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, que traz consigo heranças do período colonial e da importante corrida do ouro que teve no Brasil. A área é um prato cheio aos amantes da história brasileira.

Andando pelo centro de Cuiabá, você não pode deixar de visitar três igrejas super belas e marcantes da cidade. São elas as do Rosário e São Benedito, Nosso Senhor dos Passos e Nossa Senhora do Bom Despacho, sendo que a última foi inspirada na celebre Catedral de Notre Dame da França. Todas possuem fortes influências barrocas, sendo uma experiência apaixonante de observar.

Obviamente que um lugar conhecido como Cidade Verde precisa ter um ponto turístico onde esse contato com a natureza fica bem próximo, e esse ambiente é o lindíssimo Parque Mãe Bonifácia. Sendo quase que uma minifloresta dentro de Cuiabá, o parque é perfeito para o turista observar a fauna e flora do serrado, podendo fugir da alta temperatura da cidade e fazer algumas pequenas trilhas disponíveis.

E não pense que os museus também não têm espaços na capital do Mato Grosso. Você pode saber um pouco mais da história da cidade visitando o Museu do Morro da Caixa D’água, o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá, o Museu de História Natural e Antropologia e o Museu da Arte Sacra.

Faça compras de artesanatos na capital do Mato Grosso

Antes de se despedir de Cuiabá, a última coisa que você deve colocar na sua lista de o que fazer é comprar artesanatos feitos por locais da cidade. Além de lindos, são excelentes opções de decoração ou de presente para algum amigo na volta de viagem.

O melhor lugar para você fazer essas compras é na grande Casa do Artesão. Ela é dividida por vários setores, sendo que cada um possuí um tema de artesanato. Para quem ama arte feita à mão, vai ficar perdido e encantado por esse lugar.

Estique a viagem de Cuiabá até A Chapada e o Pantanal

Para quem gosta de contato com a natureza e muita aventura, quando tiver aproveitado tudo que a capital mato-grossense tem para oferecer de turismo, expanda sua viagem e vá para os dois principais pontos próximos a Cuiabá: Pantanal do Mato Grosso e a Chapada dos Guimarães.

O Pantanal é simplesmente perfeito. A biodiversidade que você vai encontrar ali é de outro mundo. É possível ver diversas espécies únicas de animais e vegetações. É realmente uma viagem única.

Já a Chapada dos Guimarães é um turismo com um pouco mais de aventura. Ela é considerada um dos Patrimônios Mundiais da Humanidade pela Unesco, possuindo também uma rica biodiversidade, porém com trilhas para todos os gostos, visuais únicos e, claro, cachoeiras super refrescantes.

Como podemos ver, a cidade de Cuiabá tem muito a ser explorada. Por isso, não perca mais tempo e dê agora uma chance para esse paraíso verde com muitas opções de turismo e diversão!

Site oficial de Cuiabá: www.cuiaba.mt.gov.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

cinco × 3 =