Viajar para Europa e não provar os pratos típicos das principais capitais do continente é quase como não fazer a viagem completa. Uma região tão rica e variada consegue oferecer as mais diversas variedades de comidas para qualquer um se apaixonar.

Nas cidades europeias você pode aproveitar vários tipos de receitas. É possível provar aquela comida de rua gostosa em uma barraquinha, como também ir até um restaurante renomado e provar a receita principal do chefe. O importante é conhecer a rica culinária da Europa.

Para você saber as melhores e mais populares comidas europeias, vamos fazer uma pequena lista dos pratos que são obrigatórios e que não pode deixar passar durante uma viagem pela Europa.

1. Crepe (França)

Crepe Francês
Imagem: tudogostoso.com.br

Nada melhor do que começar nossa lista como crepe, um dos pratos típicos clássicos na Europa. Sendo tradicional da culinária francesa, você pode escolher tanto com receio doce, como salgado.

O crepe é feito com uma massa muito fina e levemente frita, sendo uma comida leve e ao mesmo tempo gostosa para comer no dia a dia. É bastante comum encontrar barracas ou foodtrucks vendendo a iguaria pelas ruas das principais cidades da França.

2. Waffles (Bélgica)

Waffles Belga
Imagem: sosviagem.com.br

Os belgas são bastante conhecidos pelos seus deliciosos doces na sua culinária. E um que é bastante popular no país é o waffle, sendo bem tradicional principalmente em Bruxelas.

Essa massa doce é polvilhada com açúcar e pode ser escolhida nos diversos tipos de sabores. Existem os clássicos só com açúcar ou canela, como os mais saborosos, vindo junto de chocolate derretido, chantilly ou frutas.

Na Bélgica, eles são vendidos bem baratinhos nas ruas e em cafeterias. É bastante comum comer pela manhã ou durante o lanche da tarde, mas também podendo ser uma ótima sobremesa depois do almoço ou janta.

3. Fish & Chips (Reino Unido)

Fish and Chips Reino Unido Europa Prato
Imagem: expansion.mx

O fish & chips é outro dos pratos típicos clássicos da Europa. Essa comida, muito popular no Reino Unido, pode ser facilmente encontrada em foodtrucks espalhados pelas principais capitais da região.

Todo o charme dessa comida começa no modo que é tradicionalmente apresentada: embrulhada em uma folha de jornal. Essa é uma herança histórica britânica para esse prato e costuma até trazer um gosto mais saboroso quando comparado com ele servido de outra forma.

Obviamente, por conta de higiene e limpeza, também é possível encontrar essa comida típica sendo vendida em papel tolha ou bandejinhas de isopor.

O fish & chips é uma receita muito simples. É um filé de algum peixe empanado, normalmente bacalhau. Junto dele, vem uma grande porção de batatas fritas e algum molhinho para dar um sabor especial.

4. Trdelník (República Tcheca)

Trdelník República Tcheca Europa Prato
Imagem: damoocaparaomundo.com.br

Talvez um dos pratos típicos menos conhecidos da nossa lista, o trdelnik também se coloca como uma das comidas mais saborosas de toda a Europa.

Sendo de origem eslovaca, ele é um tradicional bolo de rolo encontrado com facilidade pelos restaurantes e ruas da República Tcheca. Sua receita é simples, sendo oco por dentro e polvilhado com açúcar e canela, podendo ou não vir recheado de chocolate, calda doce ou frutos secos.

5. Currywurst (Alemanha)

Currywurst Alemã
Imagem: turistando.in

A salsicha de porco é uma comida bem comum da culinária alemã. E um prato que não pode deixar de ser provado no país que tem como protagonista a salsicha é o famoso currywurst.

Essa é uma receita clássica e bem tradicional na Alemanha. Ela consiste em uma salsicha de porco grande cortada em pequenos pedaços, uma porção de batatas fritas ou pão e molho de ketchup misturado com curry. É a famosa combinação para dar água na boca.

Sua apresentação também tem um charme único. Normalmente, nos restaurantes mais tradicionais e populares, o currywurst vem até o cliente em um prato de papel e um garfo menor todo especial para aquela refeição.

6. Bifana no pão (Portugal)

Bifana no Pão Portugal
Imagem: portuguesecooking.wordpress.com

Entre bares, botecos e restaurantes simples de Portugal, talvez o bifana no pão seja o prato mais pedido entre os clientes. Sendo bem tradicional e comum no país, essa comida típica portuguesa é uma ótima pedida para ser servida junto com uma cervejinha gelada ou um copo de refrigerante.

A bifana é bastante fácil de ser feita. É simplesmente um pão francês recheado de um belo filé frito de carne de porco. Você pode acrescentar mostarda, kechup ou maionese para dar um sabor especial ao delicioso lanche.

7. Halloumi Grelhado (Chipre)

Halloumi Grelhado Chipre
Imagem: cozinhatecnica.com

Um queijo muito tradicional na culinária europeia, e sendo de origem do Chipre, é o halloumi. Sendo feito misturando leite de cabra com o de ovelha, esse alimento lembra muito os mozarela e coalho, principalmente por ser branco e durinho, contudo, é um pouco mais salgado em relação aos dois.

Uma das principais formas de comer o halloumi é derretendo e grelhando, principalmente pelo seu alto ponto de derretimento. Fazendo isso, o sabor salgado é reduzido e dando um gosto muito saboroso e marcante.

Essa receita do Chipre é muito comum durante o calor, misturando junto com melancia, sendo um dos pratos típicos mais refrescantes da nossa lista. Ele também pode ser colocado em saladas, dando uma combinação bastante peculiar.

8. Pierogi (Polônia)

Pierogi Polonês Europa Prato
Imagem: sumerbol.com.br

Uma massa que está entre os pratos típicos da Europa, principalmente aos países do leste, é a pierogi. Sendo muito comparada com o ravióli, essa comida, de origem polonesa, é uma ótima opção para almoço ou janta.

Seu preparo é bem gostoso e saboroso. Na receita, o pierogi é recheado com carne moída, queijo, alguns legumes e batata, tudo misturado lá dentro.

Essa comida típica pode ser servida de várias formas. Normalmente, os restaurantes a apresentam cozida ou frita, porém, existem também alguns locais que a iguaria vem junto de sopas.

A Europa é um continente muito amplo e com culturas totalmente diferentes. Assim, o que não vai faltar são pratos e comidas típicas saborosas para provar em cada região que for visitar durante a viagem.

Assim, não deixe de ir nesses países e experimentar essas culinárias. Eu tenho certeza que você e seu paladar não vão se arrepender.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

13 + seis =