Viagens longas de Ônibus para principiantes

Milhões de pessoas no Brasil fazem viagens longas de ônibus para diversos destinos e para diversos motivos também como, viagem para turismo, para trabalho ou simplesmente visitar seus parentes. E como em qualquer viagem longa, é preciso tomar alguns cuidados para que você não se estresse com tantas horas ou dias dentro de um ônibus. Então vamos ver abaixo que cuidados podemos tomar quanto a isso.

As estradas e rodovias do Brasil recebem diariamente vários ônibus de viagens intermunicipais, interestaduais e, até mesmo, internacionais. Os brasileiros preferem viajar por via terrestre, mesmo com os baixos preços que já são praticados por companhias aéreas no país.

Assim como qualquer viagem, o trajeto feito por ônibus também precisa de planejamento para que o percurso seja feito com segurança e conforto. Para viagens longas de ônibus, é preciso, em primeiro lugar, escolher uma boa empresa de transporte rodoviário, que ofereça ônibus seguros, confortáveis e com todos os itens de segurança exigidos pela ANTT – a Agência Nacional de Transportes Terrestres.

Antes de comprar suas passagens, faça uma pesquisa para ver quais são as melhores empresas que operam os trechos por onde você precisa viajar.

Passagens para viagens longas de Ônibus

Atualmente, é possível comprar passagens de ônibus pela internet nos sites das empresas. Nesse caso, faça uma busca detalhada sobre os horários disponíveis e tenha em mãos um cartão de crédito para efetuar a compra.

No caso de aquisição de passagens no guichê da empresa, tente chegar ao terminal com antecedência para conseguir comprar seu bilhete. Se a viagem for para destinos internacionais, para estados distantes ou para cidades muito procuradas, é recomendado comprar as passagens com alguns dias de antecedência.

Ao viajar de ônibus por muitas horas, e até por dias, aposte no uso de roupas e calçados confortáveis. Lembre-se de que é possível optar por ônibus com leitos, ótimos para garantir o conforto e o sono tranquilo durante longas viagens. Não se esqueça, também, de colocar nome e telefone nas bagagens e de levar um documento de identificação com foto.

Dormindo em viagens de ônibus

Não viaje com grandes quantias de dinheiro. Tenha com você apenas o dinheiro suficiente para comer nas paradas da estrada. Outra dica interessante para viagens longas de ônibus é levar pequenos lanches, como pacotes de biscoito, sanduíches, salgadinhos e garrafinhas de água ou refrigerantes.

Por fim, fique atento aos seus direitos de consumidor. Em viagens de ônibus, você pode desistir de embarcar e pegar o dinheiro da passagem de volta, pode alterar o horário da viagem e pode ser colocado em outro veículo caso perca a hora do embarque. Entre em contato com a empresa de transportes para tirar qualquer tipo de dúvida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here