No artigo anterior falamos sobre como surgiu os jogos olímpicos e mostramos a história de algumas modalidades esportivas que estão presentes no evento. Hoje, vamos dar continuidade ao assunto e mostrar um pouco mais os esportes que mais atraem o público. Por isso, fique atento a lista que está mais abaixo.

Modalidades esportivas dos jogos olímpicos:

1- Basquete:

Um dos esportes mais apreciados é o basquete. Assim, ele foi criado graças a um professor de educação física canadense em 1891. Isso aconteceu porque o diretor da Springfield College solicitou ao professor James Naismith que criasse um esporte onde pudesse ser praticado dentro de um ginásio fechado devido ao inverno rigoroso em Massachussets (EUA). Dessa forma, ele colocou duas cestas de frutas a 3,05 metros do chão e criou as primeiras regras do basquete.

O sucesso começou a se espalhar no local que, no dia 11 de março de 1892, alunos e professores se enfrentaram em um jogo. No ano de 1904, nos jogos olímpicos de St. Louis, o basquete apareceu como esporte de exibição, no entanto, a entrada definitiva do esporte nas competições ocorreu apenas em 1936, nas olimpíadas de Berlim.

2- Boxe:

O boxe também atrai muitas pessoas. Há registros histórico de que o boxe surgiu no ano 3000 a.C. no Egito. Contudo, foi apenas no século 7 a.C., na Grécia Antiga que o esporte começou a ser fixado. Ainda que tenha agradado competidores e espectadores, essa modalidade chegou a morrer. Durante o Império Romano, o esporte passou a ser usado pelos gladiadores que colocavam luvas recheadas de metal. Com o fim deste império, o boxe desapareceu, surgindo novamente apenas no século 17, na Inglaterra. No ano de 1880, competições amadoras começaram a surgir.

O boxe entrou para os jogos olímpicos em 1904, no evento realizado em St. Louis, sendo modificada ao longo dos anos. Para as Olimpíadas do Rio de Janeiro, a Federação Internacional de Boxe (AIBA, sigla em inglês), construiu novas regras para que competidores profissionais pudessem participar das competições pela primeira vez, no entanto, ainda será necessário seguir alguns critérios.

Assim, foram surgindo diversas categorias dentro do boxe que são praticados tanto no gênero feminino quanto no masculino, aumentando ainda mais o número de participantes e de fãs. Além das olimpíadas, existem vários campeonatos nacionais e internacionais.

3- Futebol:

Não há esporte mais apreciado, disputado e que mexe com as emoções tanto dos competidores quanto do público que o futebol. Esse esporte foi iniciado na China entre os séculos 2 e 3 a.C. com o nome de Tsu Chu e as mesmas regras que são aplicadas nos dias atuais. Apesar disso, o futebol moderno surgiu mais recentemente, foram os ingleses que transformaram o esporte na modalidade que conhecemos. Assim, a modalidade nasceu oficialmente em 1863 quando ocorreu a separação de duas vertentes do rúgbi.

Em 1823, existiam dois grupos que praticava o rúgbi, mas que tinham visões diferentes. Enquanto um competia sem que as mãos pudessem tocar a bola, o outro as utilizavam para realizar o esporte, algo que consiste até nos dias atuais. Ao longo das décadas as duas vertentes se misturavam, até que, em 1863 elas se separaram. A data oficial foi 26 de outubro de 1863, quando representantes de 11 clubes se reuniram em Londres.

No dia 19 de dezembro de 1863, a FA (Football Association), promoveu a primeira partida da história do futebol. Com o crescimento do esporte, no ano de 1905 foi criada a FIFA (Federação Internacional de Futebol). A participação desta modalidade nas olimpíadas ocorreu em 1900 nos jogos em Paris.

Conheça mais sobre a história do Futebol >>>

4- Remo:

Antigamente, o homem se locomovia pelas águas graças a sua força e o apoio de um objeto chamado remo, incluindo grandes navegações. Apesar de existirem alguns registros antigos sobre a utilização do objeto, as primeiras competições só foram realizadas no século 11, ainda em caráter festivo. Foi somente em 1300 que o termo regata foi usado, contudo, foi em 1775 que ocorreram as primeiras regatas oficiais.

Os primeiros barcos adaptados para competições surgiram em 1829 com o desafio entre universidades inglesas. A modalidade apareceu pela primeira vez nos jogos olímpicos em 1900 e fará parte dos jogos no Brasil.

E aí, quais dessas modalidades você vai acompanhar de perto? Diga nos comentários.

Conheça também a Jogos Olímpicos 2016 – Parte 1 >>>

DEIXE UMA RESPOSTA

cinco + oito =