por que o gato anda fazendo xixi fora da caixa

Os gatos são animais conhecidos pelo cuidado com a higiene, aprendendo facilmente e desde cedo a usar a caixa de areia, por exemplo. Contudo, é possível que seu bichinho, que sabe usar a caixa ou que ainda está aprendendo, esteja fazendo xixi fora da caixa.

Existem diversos motivos para que o felino passe a ter esses comportamentos, que vão desde a marcação de território até problemas de saúde. Neste artigo, você verá as principais causas que levam o gato a urinar fora da caixa de areia, bem como aprenderá diversos cuidados e condutas para evitar isso. Agindo adequadamente, é perfeitamente possível fazer com que o animal volte a fazer suas necessidades no local correto.

Motivos do seu gato estar fazendo xixi fora da caixa

Se seu gato está fazendo xixi fora da caixa, pode ser que ele esteja com algum incômodo, como problemas de saúde ou de sociabilidade. Confira, a seguir, alguns dos principais motivos que explicam os porquês de isso estar acontecendo.

  • Para marcar território

A marcação de território é um dos principais motivos que fazem os gatos urinarem fora da caixa de areia. Apesar de não ser uma regra, isso é mais comum quando o gato é novo no ambiente ou quando um novo animal é introduzido no lar.

Os felinos, principalmente os machos, podem sentir a necessidade de marcar o território nos cantos da casa, ocasionando no xixi fora da caixa. Assim, fique atento para os sinais de marcação de território! Uma sugestão para esses casos é a castração, que inibe essa vontade.

  • Dificuldade com a adaptação

Outro motivo é a dificuldade com a adaptação, causa que pode afetar animais recém-chegados no ambiente, ocasionando o xixi fora da caixa. Concomitantemente, alguns gatos apresentam mais dificuldades que outros para se sentirem à vontade em usar a caixa de areia em novos locais, ou ainda estão assustados demais para isso.

Prestar atenção no comportamento do animal, que provavelmente não está totalmente adaptado ao lar, é importante para os donos auxiliarem nessa transição. Uma dica é deixar a caixa em locais que o felino já tenha algum apreço.

  • Problemas de saúde

Em alguns casos, problemas de saúde no gato podem fazer com que ele urine fora da caixa. Observe se o seu bichinho não está sentindo dor ou algum incômodo, bem como se urina não apresenta uma coloração incomum. Quanto mais amarelada ela estiver, maior é o sinal de desidratação.

Veja também: Saiba como a poluição urbana prejudica os pets

Se supuser que pode ser um problema de saúde que faz com que o gato não consiga chegar até a caixa ou que ele não se sente confortável lá, o melhor a se fazer é levá-lo ao veterinário o mais rápido possível.

  • O gato pode estar estressado ou ansioso

Males mentais nos felinos impactam muito suas ações. Se o seu gato não está usando a caixa de areia para fazer xixi, pode ser que ele esteja muito estressado ou ansioso.

Talvez a urina no chão seja uma reação direta desse estresse, ato consciente ou não por parte do gato. Para evitar isso, descubra o que pode estar afetando a paz de espírito do seu bichinho. Isso pode gerar uma mudança significativa no seu comportamento.

  • A caixa pode estar inapropriada

Um motivo muito comum de o gato não usar a caixa de areia adequadamente é que talvez ela não seja adequada para ele. Pode ser que seja muito pequena, que a areia não seja do seu agrado, entre outros fatores.

Observe se ele tem curiosidade com a caixa — ou se já teve em algum momento — e se, mesmo assim, prefere fazer xixi fora. Os gatos são animais que prezam muito por sua higiene, sendo que, se algo não os agrada, é facilmente dispensado por eles.

Cuidados para evitar gato fazendo xixi fora da caixa

Alguns dos motivos para seu gato estar fazendo xixi fora da caixa podem ser evitados. Para isso, alguns cuidados podem ser seguidos, como uma boa higiene da caixa de areia, por exemplo. Veja abaixo os cuidados para evitar que o gato urine fora da caixa!

  • Limpe os locais que o gato fez xixi

O fato de o gato fazer xixi fora da caixa pode ser por higiene, se o seu local habitual está sujo. Os felinos são meticulosos quando o assunto é limpeza!

Assim, limpe regularmente os locais em que ele faz xixi, a própria caixa e o entorno dela, pelo menos 2 vezes por dia. Vendo a areia sempre limpinha, com certeza ele vai ficar mais à vontade para usá-la!

  • Observe se há fezes fora da caixa

Observar se há fezes fora da caixa de areia é importante para saber se o problema do gato com seu banheiro é completo ou apenas ligado ao xixi. Fezes fora da caixa também pode significar desaprovação do felino em relação ao tipo de areia utilizado, por exemplo.

Veja também: Como saber se o seu gato está com câncer ou não

Observe, também se o animal não aprecia onde a caixa fica, por exemplo. Dê preferência a locais mais sossegados e seguros para ele e sempre observe como ele lida com a caixa.

  • Deixe mais caixas de areia disponíveis

Quando o problema é de adaptação à nova casa, ou se ele ainda está aprendendo a usar a caixa de areia, uma boa opção é deixar mais caixas disponíveis para seu bichinho. Isso facilita a busca pelo banheiro e o faz aprender mais rápido quais são os lugares certos para deixar suas necessidades.

Uma caixa extra também é bem útil quando se tem mais de um gato em casa. Assim, cada um pode ter sua privacidade no banheiro sem o que o outro acabe atrapalhando.

  • Ofereça o tipo certo de caixa de areia

Oferecer o tipo certo de caixa de areia é essencial para que se gato se adapte a ela e comece a usá-la com naturalidade. Pode ser que seu felino seja grande demais para a caixa, ou que ela seja de um formato que não o agrada.

Caixa de area e gato

Procure no mercado as melhores recomendações, observe que tipos de lugares costumam agradá-lo mais e leve isso em conta na hora de escolher a caixa. Além disso, você pode pedir dicas para o seu veterinário de confiança!

Gato fazendo xixi fora da caixa nem sempre é mau comportamento!

Neste artigo, você viu os motivos que podem levar o seu gato a fazer xixi fora da caixa de areia, bem como os cuidados que se pode ter para evitar que isso aconteça e para resolver esse problema. Viu que fatores simples para nós, como o tipo de caixa, podem ser cruciais na vida dos felinos!

Mas, apesar de tudo, é importante entender que xixi fora da caixa não é mau comportamento, e este artigo trouxe explicações para provar isso. O que às vezes é visto como teimosia do pet, na verdade, pode ser consequência de estresse, traumas, medos e até mesmo de doenças. Assim, seja sempre atencioso com seu bichinho! É certo que, se o gato faz xixi fora da caixa, ele também não está confortável com isso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui