As plantas fazem parte do planeta e enfeitam ainda mais o mundo, sejam elas plantas venenosas ou não, sejam perfumadas ou não. Existem diversos tipos que possuem flores, frutos e outros produtos que encantam as pessoas. Por isso, é comum entregarmos um vaso ou buquê de flores como presente, principalmente em momentos especiais.
Mesmo que as plantas existam para aperfeiçoar a natureza, ainda assim, há aquelas que mesmo bonitas podem causar danos às pessoas. Por isso, é importante ter certos cuidados em relação as estas espécies. Sendo assim, hoje vamos falar sobre 8 plantas venenosas para o homem.
Plantas venenosas para o ser humano:
1- Abundância (Ageratina adenophora):
Apesar de ser uma planta bonita que contém flores brancas, essa espécie norte americana é altamente venenosa. Após a floração, pequenas sementes sopram com o vento. O problema é que a Abundância tem uma alta porcentagem de toxina tremetol. Essa substância não é conhecida por ser nociva ao homem diretamente, mas podem causar a morte do mesmo de forma indireta, ou seja, quando um gado se alimenta dessa planta, tanto a carne quanto o leite são contaminados, assim, a pessoa que se alimenta destes produtos contrai a toxina, podendo causar a sua morte.
2- Erva-de-São-Cristóvão (Actaea pachypoda):
Essa planta contém veneno no seu fruto que possui um centímetro e tem semelhança a um olho, além disso, é nativa do leste e norte da América do Norte. Por ter um sabor adocicado, são comuns acidentes com crianças. Além de possuir uma substância cancerígena, ela tem um efeito sedativo quase que imediato, assim, costuma paralisar músculos cardíacos, causando uma morte rápida.
3- Trompeta de anjo (gênero Datura):
Apesar do nome, essa planta é altamente tóxica. Ela também é conhecida como lírio por ter uma semelhança com a planta e possui várias cores. Muitas pessoas costumam fazer chá devido a sua ação alucinógena. Contudo, é difícil descobrir a quantidade de toxinas ingeridas e, assim, em muitos casos, causa overdose e morte. Essa planta é nativa da América do Sul e tem uma variedade de tamanho, podendo ser de 14 a 50 centímetros.
4- Nuz-vômica:
A árvore Estricnina vem da Índia e do sudeste asiático e contém frutos com sementes altamente tóxicas com alcaloides venenosos. Basta apenas 30 miligramas dessa toxina para levar uma pessoa adulta à morte. Os sintomas causados por essa substância são dolorosos, provocando convulsões violentas, isso porque estimula os gânglios sensoriais da coluna vertebral.
5- Teixo (Taxus baccata):
Essa planta é nativa da Europa, norte da África e sudoeste da Ásia. Ela possui um fruto vermelho e dentro deste, sementes, a única parte não venenosa da planta. Apesar disso, para ser fatal a uma pessoa, seria necessária uma dose de 50 gramas. Entretanto, o indivíduo que ingerir parte desta planta pode ter convulsões, tremores musculares, dificuldade respiratória e parada cardíaca. Em alguns casos de intoxicação mais grave, a morte pode ser rápida, antes mesmo dos sintomas aparecerem.
6- Cicuta (Cicuta maculata):
Cicuta é um grupo de plantas altamente venenosas. Essa planta é nativa da América do Norte, sendo considerada a mais venenosa da região. Assim, a Cicuta possui flores pequenas nas cores brancas ou verdes. Sua toxina pode provocar convulsões. Apesar de ter essa toxina espalhada por toda a planta, sua raiz possui uma concentração maior, sendo mais acentuada na primavera. Além das convulsões, ela pode causar vômitos, dores abdominais, tremores e confusões. A pessoa morre geralmente devido a insuficiência respiratória ou fibrilação muscular.
7- Erva de lobo:
É uma planta com cor exuberante que atrai os olhos das pessoas. Seu nome se deve ao fato de que ela é usada para matar lobos. São nativas das regiões montanhosas do hemisfério norte e possui uma alta quantidade de veneno. Muito usado nas pontas de flechas pelo povo Ainu no Japão. A pessoa que ingerir essa planta apresenta alguns sintomas graves como: queimação nos membros e no abdômen. Em grandes doses, a morte pode chegar entre 2 a 6 horas. Por isso, está na lista das plantas venenosas.
8- Ervilha do Rosário ou Jiquiriti (Abrus precatorius):
A planta é da Indonésia, mas pode aparecer em diversos cantos do mundo. Suas sementes são muito utilizadas em produções artesanais. O seu veneno é a abrina, semelhante ao ricina, apesar da primeira ser mais forte e letal. Apesar de ser usada como miçangas, muitas pessoas já faleceram apenas furando o dedo na broca usada para perfurar as sementes.
Você conhece algumas dessas plantas venenosas? É bom conhece-las para não confundir com outras plantas, pois pode custar sua vida.