Pular para o conteúdo

Conheça as 5 doenças mais estranhas do mundo

Conheça as cinco doenças mais estranhas do mundo
Conheça as cinco doenças mais estranhas do mundo

Hoje em dia estamos recebendo informações de diversas doenças do novo século. Tais problemas, geralmente podem ser transmitidos por várias maneiras como a picada de um mosquito ou pelo ar. Independente da forma de transmissão, a maioria destas patologias podem ser controladas através da prevenção.

No entanto, existem outras doenças mais complicadas e severas, podendo levar a pessoa à morte. São inúmeras propagadas e alertas emitidas pelo Ministério da Saúde sobre várias enfermidades e os cuidados que o indivíduo deve manter.

Apesar de terem muitos problemas de domínio público, há aqueles que são desconhecidos e que muitas pessoas possuem sem ao menos obter conhecimento, já que se trata de doença nunca ouvidas antes. Dessa forma, hoje, vamos falar sobre 5 doenças mais estranhas do mundo.

Independente da patologia ser nova ou não, as doenças podem trazer desconfortos na vida da pessoa. Por isso, é importante procurar sempre a ajuda de um médico para fazer o diagnóstico certo e aprender os cuidados que se devem ter.

Cinco doenças mais estranhas do mundo:

1- Maldição de Ondina:

Quem ouve este nome acredita ser o título de um livro ou de um filme, mas na realidade trata-se de uma doença que pode atingir centenas de pessoas ao redor do mundo. Apesar de ter sido descoberta há mais de 30 anos, ela não é muito divulgada, fazendo com que poucos reconheçam este problema. O nome está relacionado à ninfa das águas, Ondina, da mitologia pagã da Europa.

A pessoa com está patologia costuma perder o controle da própria respiração. Assim, ela prende a respiração, acabando por se sufocar. Em alguns casos, o indivíduo prende a respiração enquanto dorme, podendo ocasionar o óbito do mesmo, e por isso essa pode ser considerada a pior entre as doenças mais estranhas do mundo.

Alguns médicos acreditam que isso ocorre devido ao gene THOX2B que atinge o sistema nervoso central que controla a respiração. Geralmente, quando uma pessoa é diagnosticada com a Maldição de Ondina, ela passa a dormir com ventilador ligado para que a respiração não seja interrompida.

2- Síndrome da mão estranha:

Alguns nomes chegam a ser engraçados, mas o problema é real e pode acontecer com mais frequência do que imagina. Este é o caso desta síndrome. O nome vem do inglês “alien hand syndrome” e faz com que uma das mãos ganhe vida própria, ou seja, uma das mãos do doente começa a se movimentar de forma totalmente involuntária.

Geralmente as pessoas que possuem este problema possuem pequenas lesões no cérebro ou passaram por algum trauma cirúrgico na cabeça. O mais estranho é que o indivíduo com a síndrome da mão estranha pode não ter consciência dos atos involuntários. É comum a pessoas controlar esta doença segurando algum objeto.

3- Síndrome de Riley-Day:

Outra síndrome nada conhecida é a de Riley-Day. As pessoas com este problema costumam não sentir dores mesmo em qualquer situação mesmo as mais sérias. Por isso, é comum o indivíduo com esta patologia sofrer acidentes graves. Essa síndrome pode levar os doentes a morte, geralmente, antes dos 30 devido às lesões severas e por isso está entre as doenças mais estranhas do mundo. O nome se deve aos descobridores da doença: Milton Riley e Richard Lawrence Day. Dentre todas doenças citadas, esta talvez seja a mais rara.

4- Síndrome da Alice no país das Maravilhas:

Um nome de fantasia combina bem com esta doença já que a pessoa tem alterações na percepção visual dos objetos muito próximos, assim, tais objetos parecem ser menores do que realmente são. O problema maior é que em alguns casos a pessoa pode ter sensação de que seu próprio corpo está se distorcendo, parecendo mudar de tamanho ou forma. É comum a pessoa com esta síndrome parecer estar sob efeito de drogas.

5- Cegueira emocional:

Como em qualquer situação, a mente da pessoa pode ser o causador de diversos problemas, podendo motivar ou até piorar uma determinada doença. Um problema relacionado totalmente com o lado psicológico é a cegueira emocional. Este tipo de doença pode acontecer com qualquer pessoa. A cegueira emocional foi descoberta após muitos estudos e testes na universidade de Yale que, após submeterem alguns voluntários às imagens fortes, perceberam que muitos deles tiveram uma cegueira momentânea. Apesar de toda pesquisa, ainda não se sabe o motivo disto acontecer. Contudo, é observado que após um trauma visual, qualquer indivíduo pode ter uma cegueira por alguns décimos de segundos.

Achou curioso essas doença? Se tivesse que escolher entre essas 5 doenças mais estranhas do mundo para conviver, quais você acha que suportaria? Diga nos comentários abaixo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias, conforme nossa Política de Privacidade, para você ter a melhor experiência ao usar o nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.