Conselhos e dicas para escrever um texto narrativo

Compartilhe:
escrita de um texto narrativo
Imagem: Pixabay

Escrever um texto narrativo bem estruturado e conseguir através de palavras, frases ou personagens veicular a mensagem pretendida nem sempre é tarefa fácil.

Transmitir uma mensagem através de um texto narrativo pronto exige que se conheçam alguns critérios base, como a definição de um texto narrativo, o tipo de texto narrativos existentes e os tipos de discurso, sua estrutura e seus elementos e, claro, a mensagem que se pretende passar com a escrita do texto.

Por isso, para te ajudar a escrever um texto narrativo, vamos te dar algumas dicas abaixo que você pode seguir para construir um texto muito bem escrito.

O que é um texto narrativo?

Um texto narrativo pode ser real ou fictício e conta (narra) uma história num determinado espaço e tempo através de um narrador, com apresentação de personagens, ações e eventos.

Continue depois da publicidade

Os textos narrativos estão vincadamente presentes em gêneros literários como o romance, crônica, fábula, conto e novela.

A estrutura de um texto narrativo

Os fatos ou eventos narrados devem obedecer a uma estrutura clara, permitindo ao leitor conhecer o princípio, meio e fim da história. Como num jogo de loteria, existem várias combinações possíveis, mas a base (ou o ponto de partida) é sempre a mesma. Assim sendo, o texto deve apresentar as seguintes partes:

  • Introdução

Como o nome indica, a primeira parte introduz a história.

Nesta fase do texto o narrador vai apresentar o tema, o espaço, o tempo, os personagens e outros elementos que possam influenciar a história, permitindo ao leitor conhecer qual o evento ou ação a ser apresentados

Continue depois da publicidade
  • Desenvolvimento

Esta segunda parte do texto narrativo dá conta dos momentos marcantes da ação e/ou evento, desenvolve toda a história, assinala exatamente o que se pretende contar, explora a vida e/ou comportamentos dos personagens e antecede o clímax, o desfecho da história.

  • Conclusão

Também chamada de Desfecho ou Resultado, esta parte apresenta o resultado do desenvolvimento. Nesta fase todas as dúvidas e conflitos do desenvolvimento têm finalmente uma resposta, dando a conhecer ao leitor o desenlace da história.

Os tipos de narrador

Por mais que as tecnologias evoluem ou o sistema educacional se altera, os critérios essenciais para um texto narrativo permanecem sendo os mesmos. Como vimos, um texto narrativo é apresentado por um narrador.

Este personagem fictício tende a ser confundida com o autor, porém o autor é a pessoa que escreve a história, enquanto que o narrador é aquele que conta a história. Podem, em alguns gêneros literárias serem a mesma pessoa.

Continue depois da publicidade

De acordo com o gênero literário e a participação do narrador na história, existem os seguintes tipos de narrador:

  • Narrador personagem

O narrador entra na história e a conta usando a primeira pessoa, já que faz parte dela. A história é contada sob o seu ponto de vista, apresentando uma narrativa mais subjetiva.

  • Narrador observador

O narrador conta a história usando a terceira pessoa. Ele está relatando os acontecimentos que vê, sem ter qualquer participação na história. Ele não conhece os detalhes da ação ou dos personagens.

  • Narrador onisciente

O narrador onisciente pode contar a história na 1ª ou na 3ª pessoa, pode ou não fazer parte da história. O que o define é o fato de ele saber tudo o que se passa. O narrador onisciente sabe exatamente como se desenvolve a ação e conhece, inclusive, os pensamentos e atitudes dos personagens

Continue depois da publicidade

Os elementos para escrever um texto narrativo

Um texto narrativo é usado para contar uma história. Além da mensagem que o narrador pretende transmitir, o texto tem também como finalidade envolver o leitor e, nos dias atuais, é difícil construir uma ligação emocional entre narrador e leitor.

Os principais elementos do texto narrativo podem contribuir para essa ligação ou envolvimento emocional, no sentido de veicular a mensagem pretendida. Os elementos essenciais que devem estar presentes numa narrativa são os listados abaixo:

  • Espaço

Os espaços são os lugares onde a narrativa se desenrola. Podem ser espaços físicos ou espaços psicológicos. Servem sobretudo para o leitor perceber onde se passa a ação. Ao longo do texto podem ser apresentados uma multiplicidade de espaços.

  • Tempo

Situar a ação e os personagens no tempo é crucial para que se perceba melhor a ação ou evento. Pode tratar-se de um tempo físico, com horas, meses ou anos ou de um tempo psicológico, com memórias e pensamentos. Enquadrar o evento no tempo permite ao leitor compreender e justificar determinadas ações e comportamentos

Continue depois da publicidade
  • Enredo

Não haveria texto sem enredo ou ação. O enredo é o evento que ocorre, num determinado espaço e num determinado tempo, os personagens específicas. É, no fundo, o argumento que dá vida a toda a história.

  • Personagens

Elemento chave num texto narrativo, os personagens podem ser principais (ou protagonistas) ou secundárias, em função do seu papel na história. Certo é que os personagens constroem a história e dão vida ao enredo.

Os principais gêneros de texto narrativo

Existem várias formas de contar uma história. Em função da mensagem que se pretende veicular, podemos encontrar o texto narrativo presente em gêneros como romance, crônica e muitos outros.

  • Romance

Talvez o mais complexo texto narrativo. Um bom romance deve ter início, meio e fim, contado por um narrador com quem o leitor se possa identificar, situar os personagens no espaço e no tempo e construir uma trama que prenda até à última página.

Continue depois da publicidade
  • Conto

O conto poderá considerar-se a versão romance reduzida. Neste caso, o enredo é breve, os personagens são menores, traduzindo-se numa narrativa curta e direta.

  • Crônica

Com narrador na primeira pessoa, que é, regra geral, o autor, a crônica é um texto narrativo de opinião que aborda temas do dia a dia, em mensagens curtas.

As dicas para escrever um texto narrativo

Agora que sabe tudo sobre textos narrativos, siga algumas das nossas dicas para escrever bons textos narrativos:

  • Ler bastantes romances, crônicas, contos ou fábulas;
  • Esboçar personagens, eventos e ações vibrantes;
  • Construir personagens identificadoras;
  • Saber descrever os espaços;
  • Conseguir situar o leitor no tempo;
  • Criar uma ligação com o leitor;
  • Definir a mensagem que se pretende transmitir com a história

Aprender a escrever passa por ler, por tentar, por imaginar, por riscar e voltar a escrever.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Registrar Nova Conta
Redefinir Senha
Nós usamos cookies e outras tecnologias, conforme nossa Política de Privacidade, para você ter a melhor experiência ao usar o nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.