Como arrasar numa entrevista de emprego

Compartilhe:
Como arrasar numa entrevista de emprego
Como arrasar numa entrevista de emprego

Procurar trabalho nem sempre é uma tarefa fácil, em especial considerando as dificuldades econômicas recorrentes em nosso país. Por isso, saber como arrasar em uma entrevista de emprego é essencial para quem quer se sobressair e aumentar suas chances de sucesso.

É sempre bom lembrar que  trabalhar em algo que gostamos nem sempre é possível, no entanto, quando nos apresentamos bem nas etapas seletivas, fica mais fácil conseguir aquele tão sonhado cargo.

Pensando nisso, hoje trouxemos uma série de dicas simples, mas muito valiosas que vão te ajudar a se preparar e a passar pela entrevista sem estresse e com alto potencial de aprovação.

Portanto, continue conosco e leia até o fim, pois essas informações podem fazer toda a diferença na sua carreira.

Continue depois da publicidade

Regras básicas para arrasar na entrevista de emprego

A preparação anterior é tão importante quanto o desenvolvimento da entrevista. Afinal, quanto mais confiante você estiver, maiores serão suas chances de passar. E a confiança só vem com um bom planejamento e total ciência do que você deve fazer, falar, vestir, se comportar, enfim.

Por isso, logo que a entrevista for marcada, inicie o processo de preparação seguindo essas dicas.

1. Pesquise

Você foi chamado para uma entrevista para uma empresa da qual não sabe nada, então, qual é a primeira coisa a fazer? Uma pesquisa sobre a mesma.

Assim, pesquise qual a sua área de atuação, o que é que fazem, se é ou não uma multinacional, ou seja, você deve buscar conhecê-la o máximo possível.

Continue depois da publicidade

Este conhecimento vai ser essencial no caso de perguntarem porque é que você enviou o currículo, se se identifica com o trabalho que estes desenvolvem, por que você deveria ser contratado, o que você espera alcançar trabalhando ali, etc.

Afinal de contas, você não vai querer ser pego de surpresa se perguntarem o que é que eles fazem, não é mesmo?

Pesquise se eles têm alguma regra de vestimenta. Também pesquise no LinkedIn, por exemplo, por pessoas que trabalham nessa empresa (de preferência no mesmo cargo que você vai pleitear) e tente entender o máximo possível sobre o ambiente de trabalho.

Uma dica interessante nesse sentido é acessar o site ou blog dela (se tiver) e ler a página “Quem Somos” ou “Sobre Nós”. Isso porque, nesse espaço, estão contidas informações sobre a trajetória, a política e outros pontos que podem te ajudar a entender melhor o empreendimento e, assim, se alinhar ao perfil dele.

Continue depois da publicidade

2. Cuide da imagem para arrasar em uma entrevista de emprego

Não é segredo que a concorrência pelas melhores posições nas firmas é acirrada, certo? Dessa forma, é comum haver vários candidatos a uma mesma vaga na empresa. Então, se os currículos forem similares, o empregador vai optar por uma pessoa que causou uma boa primeira impressão, ou seja, quem se vestiu cuidadosamente e teve um discurso coerente.

Sendo assim, lembra da dica de observar as redes sociais dos colaboradores da empresa e investigar se há um código de vestimenta? Pois é, procure se adequar ao ambiente da firma, se vestindo e se portando de modo a causar a melhor impressão.

Por exemplo, se é uma empresa de advocacia, você certamente não causará uma boa impressão se estiver de bermuda e camiseta, não é mesmo? Ou então, se é uma agência de marketing, talvez não seja o ideal usar um terno ou vestido formal e salto alto.

Enfim, se apresente de maneira respeitosa, se adequando ao ambiente e às regras do lugar, mas sem fugir da sua essência. Afinal, equilíbrio é tudo para quem quer arrasar em uma entrevista de emprego.

Continue depois da publicidade

Veja também:

3. Sorria

É normal para qualquer pessoa se sentir nervoso durante uma entrevista. Além disso, a vontade de agradar pode fazer o candidato errar na mão e parecer forçado.

Portanto, o ideal é tentar ser o mais simpático possível (sem exagerar, é claro) e sorrir, pois quanto mais nervoso você estiver, mais desconfiado o recrutador pode ficar sobre a sua capacidade para aquela vaga.

4. Para assar em uma entrevista de emprego, não minta

Este é um ponto muito essencial em uma entrevista de emprego: jamais minta. Lembre-se de que uma coisa é caprichar no currículo acerca das suas capacidades pessoais e organizacionais. Agora, outra questão totalmente diferente é afirmar que você tem capacidades técnicas sobre assuntos que desconhece totalmente mas que achou que iriam ficar bem no seu currículo.

Imagina que durante a entrevista te pedem para fazer uma prova sobre as capacidades que alegou ter, acha mesmo que não vão descobrir que você mentiu? Por isso, inclua apenas informações reais e verificáveis em seu currículo, sejam suas habilidades, formações, certificações, referências de trabalhos anteriores,etc.

Continue depois da publicidade

5. Seja pontual

A entrevista de emprego é o primeiro contato que você vai ter com a organização, assim sendo, chegar atrasado de forma alguma irá causar uma boa impressão.

Os entrevistadores gostam de pessoas pontuais, pois isso mostra que se o candidato for contratado, ele também vai repetir esse bom comportamento e chegar na hora certa para trabalhar.

Então, procure chegar alguns minutos adiantado, 10 ou 15 são suficientes. Também não precisa chegar 1 hora antes do combinado! Ter alguns minutos de sobra pode também ser muito útil para retocar a maquiagem, repassar mentalmente sua estratégia, ir ao banheiro, etc.

6. Relaxe

De todas as dicas que podem ser dadas para se apresentar bem em uma entrevista de emprego, a mais importante é: não se estressar. Isso porque, se você não estiver estressado, vai ser bem mais fácil transmitir ao empregador todos os seus pontos fortes. E fracos também, é claro.

Continue depois da publicidade

Afinal, normalmente as pessoas tendem sempre a dizer aquilo em que são boas, mas por vezes, mostrar os pontos com os quais se tem mais dificuldade pode ser um ponto positivo que mostra segurança e honestidade.

Se prepare com antecedência, esteja por dentro do que a empresa pode esperar de você, relaxe e com certeza você vai arrasar em uma entrevista de emprego!

A sua entrevista será em inglês? Opss, acalme-se! Esse e-book 4 Passos Simples para Passar em uma Entrevista de Emprego em Inglês vai te ajudar. 🙂

1 Comentário

Deixe uma Comentário

Veja também:

Proddigital
Logo
Redefinir Senha
Nós usamos cookies e outras tecnologias, conforme nossa Política de Privacidade, para você ter a melhor experiência ao usar o nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.