Como jogar paciência online grátis

Compartilhe:
baralho
Imagem: Freepik/ @freepik

Um dos jogos de cartas mais tradicionais da nossa cultura está disponível na modalidade online. Além da versão clássica, é possível também encontrar variações como free cell, paciência spider e scorpion, dentre outras.

Na década de 90, a Microsoft incluiu um jogo de paciência em seu sistema operacional, Windows. Além de entretenimento, a oferta do jogo visava também treinar os usuários da então “nova tecnologia” a usar o mouse.

Aprenda tudo sobre este jogo, suas principais variações e como jogar online, seja através de dispositivos móveis ou computadores.

Breve História

Imagem: pixabay/ @margulo

O jogo de paciência é tão antigo e simples quanto é fascinante. Paciência é fácil de aprender, com regras intuitivas e que não necessitam de um parceiro ou oponente. Em culturas antigas do norte da Europa, era usado para prever o futuro. Especula-se que a versão original surgiu na Europa, durante o século XVIII.

Há linhas de pesquisa que apontam que o jogo foi inventado na França. Dentre as teorias mais populares, estão a de que foi inventado por prisioneiros das Prisões Reais, ou de que foi inventado por prisioneiros capturados na Queda da Bastilha. Referências bibliográficas sobre o jogo surgiram no final do século XVIII, na Alemanha.

O jogo de paciência atravessou gerações e rodou o mundo como um dos primeiros jogos clássicos a serem adaptados para a era digital, através da Microsoft. Hoje em dia, você pode encontrar uma infinidade de opções de Paciência Clássica online.

Regras Básicas

Na regra clássica, este jogo, também conhecido como Klondike, é individual e não-competitivo, utilizando apenas um baralho de 52 cartas, sem curingas. Cada baralho possui quatro naipes com 13 cartas. Para iniciar o jogo, é preciso organizar sete fileiras de cartas. Estas fileiras, da direita para a esquerda, devem conter sete cartas fechadas, depois seis, depois cinco e assim sucessivamente, até chegar em uma fileira de apenas uma carta. A última carta de cada fileira é então virada para cima.

As cartas restantes formam um monte para uso do jogador, ficando também voltado para baixo.

As cartas do monte e das fileiras devem ser alinhadas em ordem decrescente, alternando entre cartas pretas e vermelhas, sem distinção de naipe. Para vencer, o jogador precisa criar pilhas organizadas do ás ao rei para cada naipe. Como o nome sugere, é necessário um bocado de paciência para encontrar a melhor forma de organizar as quatro pilhas e ganhar o jogo.

Nova Geração

baralho.

Imagem: pixabay/ @Clker-Free-Vector-Images

Jogar com cartas de verdade é divertido, mas pouco prático. Você vai precisar de um baralho e uma superfície para posicionar as cartas, no mínimo. Entretanto, você pode aproveitar este jogo em qualquer lugar, baixando no Play Store ou App Store, tanto para smartphones quanto para tablets.

Apesar da sua simplicidade e jogabilidade solitária, trazer este jogo para a modalidade online permite aos jogadores acompanharem dados estatísticos e até mesmo competirem entre si. Em 2015, a Microsoft organizou uma competição mundial de paciência, em comemoração dos 25 anos de lançamento de um dos jogos mais icônicos da história da computação.

A competição incluiu até mesmo as modalidades Pirâmide, Klondike e Tripeaks, além de Freecell e Spider. O evento contou com a participação tanto de gamers quanto de funcionários da Microsoft.

Sem dúvida, a modalidade online tem diversas vantagens em relação à versão tradicional. Você não precisa se preocupar com as regras, já que estas são aplicadas automaticamente pelo jogo. Muitas vezes, é possível consultar as regras no próprio app ou site e até contar com tutoriais.

Na versão online, você pode também personalizar a experiência, escolhendo cartas e cenários diferentes. Além disso, na internet, a experiência de jogo deixa de ser solitária, já que você pode interagir com outros jogadores e comparar resultados.

Principais Modalidades

Todos sabem como jogar paciência clássica. Entretanto, algumas modalidades são mais desafiadoras e menos óbvias. Conheça as principais versões deste jogo secular abaixo.

Spider

A modalidade Spider é, possivelmente, a segunda mais popular, depois da Klondike. Os motivos da popularidade são semelhantes: ambas as versões vêm instaladas no Windows. O nome “Spider” (aranha, em inglês) deve-se ao objetivo final do jogo, onde o jogador deve formar oito pilhas, em vez de quatro.

Assim como a versão clássica, este jogo conta com fundações, colunas e um baralho reserva para o jogador. Porém, todas as cartas da mesa estão abertas e só é possível movê-las em sequências completas. Esta versão utiliza dois baralhos e segundo dados estatísticos, a chance de vencer este jogo é de uma vez a cada três partidas.

Freecell

Aqui vai mais uma versão do jogo tornada famosa pela Microsoft. Porém, suas origens remontam aos anos 60. As regras são bem parecidas com Klondike, mas algumas mudanças tornaram esta versão uma das mais estratégicas. Ao fazer as escolhas certas, é possível resolver até 99% dos jogos. Ou seja, praticamente todos os jogos têm uma solução. Já que todas as cartas são abertas, cabe ao jogador identificar o melhor caminho para a vitória.

Pirâmide

A Pirâmide é uma das modalidades mais difíceis de vencer, com estatísticas aproximadas de uma vitória para cada 50 partidas. A disposição das cartas na mesa forma uma pirâmide (daí o nome), onde apenas as cartas superiores de cada pilha podem ser movimentadas. O objetivo final é desmontar as pilhas da pirâmide, formando pares de 13 pontos.

O rei vale 13 pontos e pode ser eliminado sozinho, enquanto a dama vale 11 e o valete vale 10. O restante das cartas mantém o valor de face, com o Ás valendo um ponto. Só é permitido utilizar uma carta de cada vez do baralho reserva, tornando o jogo ainda mais complicado. A principal diferença da Pirâmide para as demais versões é aqui, as pilhas são desconstruídas, em vez de emparelhadas.

Paciência Sem Limites

Segundo dados da Microsoft de 2020, Paciência já contava com mais de 35 milhões de jogadores no mundo, registrando mais de 100 milhões de partidas todos os dias. Se antigamente, o jogo servia apenas para aguardar a conexão da internet discada, hoje em dia, pode ser encontrada em várias versões, para todos os dispositivos móveis. Escolha o seu estilo e divirta-se!

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Registrar Nova Conta
Redefinir Senha
Nós usamos cookies e outras tecnologias, conforme nossa Política de Privacidade, para você ter a melhor experiência ao usar o nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.