Como a tecnologia está mudando os jogos de futebol?

Compartilhe:
tecnologia no futebol
Imagem: [email protected] / Depositphotos

Longe vão os tempos em que a “mão de Deus” de Maradona poderia passar despercebida nos maiores palcos de futebol do mundo. Tudo porque, com a tecnologia de alto nível, que já se verificam nos gramados, leva a que nada possa passar sem que seja notado. Mas até que ponto outro tipo de tecnologias poderá continuar revolucionando a forma como os jogos de futebol poderão estar desenrolando?

Através dessa matéria, tentamos compreender como a tecnologia no futebol até poderá já mudar o percurso e os resultados dos jogos muito aguardados da Copa do Mundo FIFA 2022. Desse jeito, atente nas diferentes tecnologias que poderão realmente determinar se um lance foi um gol legal ou não.

Claro que nessas situações de dúvida deverá sempre conter seu festejo, até que um determinado gol seja comprovado. Até nessa componente de assistir a um jogo de futebol, a tecnologia o mudou por completo.

VAR já faz parte dos grandes Campeonatos de futebol

Atualmente, essa acaba por ser a tecnologia mais usada e mais reconhecida pelos torcedores e amantes de futebol. Mesmo muitos não considerando como sendo uma “tecnologia” muito fora da caixa, o que se percebe é que o VAR, através da análise com dezenas de câmaras pelo gramado, funciona como um auxílio muito importante para o juiz no gramado. Portanto, a ideia é que essa tecnologia pare, de uma vez por todas, as decisões gravosas que, por vezes, aconteciam.

Continue depois da publicidade

Causando ainda assim muitas críticas, a realidade é que o VAR veio para ficar. Até porque é importante analisar como esses erros graves acabaram por diminuir bastante. Claro que existe sempre o componente humana nessa análise a cada lance, sendo assim os erros de decisão de arbitragem ainda não estão eliminados por completo. Talvez por isso a muita crítica que o VAR ainda está recebendo, principalmente durante esses primeiros anos de implementação e testes.

Copa do Mundo 2022 terá chip para ajudar nos impedimentos

Ora, mesmo com VAR, uma das muitas questões que ainda colocamos está no momento exato em que a bola estaria saindo do pé do jogador, como forma de provar se um jogador está em impedimento ou não.

Tentando combater esse problema, que nem sempre seria muito claro, a verdade é que a FIFA já confirmou que, iniciando na Copa do Mundo, já existirá um chip em todas as bolas para que o VAR saiba perfeitamente o segundo em que a bola está saindo do pé de um jogador.

Assim, na ajuda ao juiz, o VAR poderá traçar as linhas e analisar com o maior detalhe possível esse tal momento, percebendo se o impedimento existiu ou não. Os testes já foram realizados e se espera que realmente seja mais uma tecnologia que ajude na verdade esportiva e ainda nas muitas críticas que ainda estão sendo apontadas.

Tecnologia de linha de gol também já é usada

Por último, mas não menos importante, as polêmicas envolvendo se uma bola passou a linha de gol ou não, terão tendência para terminar de uma vez por todas. Assim, na Copa do Mundo 2022 o chip que irá dar indicações ao juiz estará também claro presente. Evitando assim lances polêmicos que já aconteceram em várias fases finais das Copas do Mundo, sendo o último mais conhecido no gol de Gerrard, que não foi validado.

Em suma, se espera que realmente essa implementação de nova tecnologia deixe o jogo mais justo, transparente e claro, tentando assim que os erros humanos possam ter um impacto direto nos resultados dos jogos. Tudo isso ajudará muito na credibilidade do futebol, sendo necessário demonstrar essas mesmas melhorias naquele que é o maior palco da história do futebol: a Copa do Mundo.

Veja também:

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Veja também:

Registrar Nova Conta
Redefinir Senha
Nós usamos cookies e outras tecnologias, conforme nossa Política de Privacidade, para você ter a melhor experiência ao usar o nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.