Muitos brasileiros não sabem como pedir a Carteira do Idoso e, assim, deixam de aproveitar todos os benefícios que essa iniciativa pode oferecer. Afinal, o Instituto Nacional do Seguro Social visa facilitar o acesso da população da terceira idade, de baixa renda, a diversos serviços.
Depois de certa idade, os gastos com saúde, por exemplo, costumam ser maiores. E assim, essa parcela da população pode ter dificuldade em se manter, além de manter sua vida social e sua mobilidade.
E, melhorar esse aspecto é o principal intuito da Carteira do Idoso, um pacote de benefícios para esses cidadãos.
Quer saber mais sobre isso e sobre como pedir a Carteira do Idoso? Basta ficar conosco e ler até o final, pois vamos te mostrar todos os detalhes!
Saiba mais sobre a Carteira do Idoso
A emissão da Carteira do Idoso é totalmente grátis, ou seja, não possui taxas ou qualquer tipo de encargo. Contudo, para ter esses benefícios, é necessário enquadrar nas regras e requisitos que o INSS impõe.
Sendo assim, qualquer cidadão, que cumpra essas regras, pode se beneficiar com o pacote de vantagens. E uma das principais vantagens é o acesso facilitado a transportes entre estados.
Além de poder transitar de forma mais simples entre os estados brasileiros, ao saber como pedir a Carteira do Idoso, quem tem mais de 60 anos pode aproveitar outros benefícios e descontos em serviços essenciais.
Quem pode pedir e quais os benefícios?
A principal regra para a Carteira do doso é a idade mínima, fixada em 60 anos completos no ato da solicitação. Além disso, também é necessário comprovar renda familiar máxima de até 2 salários mínimos.
E, entre os principais benefícios que a Carteira do Idoso oferece, além do acesso mais fácil e desconto que chegam a R$ 367 por mês, em viagens interestaduais de ônibus, podemos destacar:
- Pagar metade do valor da entrada em jogos e outras eventos esportivos e culturais;
- Contar com reserva de vagas de estacionamento;
- Ter prioridade no atendimento em diferentes estabelecimentos.
Como pedir a Carteira do Idoso?
Para saber como pedir a Carteira do Idoso, basta acessar a internet, no portal Gov.br. Afinal, por lá, é possível encontrar este e diversos outros serviços do Governo Federal.
Depois de acessar o portal, faça login com o número do seu CPF e senha. Caso ainda não tenha uma conta, você poderá criar uma, com seu CPF, data de nascimento, número de telefone, entre outros dados pessoais.
Assim, na página inicial, encontre e clique na opção “Emitir Carteira” e preencha o formulário de solicitação com algumas informações pessoais, como:
- Número da Carteira de Identidade (RG), ou da Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
- Comprovante de residência atualizado;
- Certidão de Nascimento, para quem é solteiro, ou Certidão de Casamento, para quem é casado;
- Número do CPF.
Depois disso , basta enviar seus dados e aguardar a verificação do sistema. Quando essa verificação for concluída, sua Carteira do Idoso já estará pronta e você poderá fazer o download da mesma, diretamente no portal Gov.br.
Além disso, se preferir, você também pode fazer a solicitação de forma presencial. Para isso, basta ir até uma unidade do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próxima, com um documento de identificação oficial com foto, seu CPF e seu Número de Inscrição Social, o NIS, em mãos.
Agora que você já sabe como pedir a Carteira do Idoso, faça já a sua e aproveite todos esses benefícios para a melhor idade!