Uma boa notícia para os concurseiros! Para o ano de 2025, o Rio Grande do Norte terá mais um certame. Dessa vez, será para a área penal. Se trata do Concurso Polícia Penal RN. A previsão é que em 2025 seja divulgado o edital, e a informação vem de documentação enviada para Secretaria de Estado da Administração Penitenciária do Rio Grande do Norte.
Ainda, na documentação, há a previsão de novos cargos para a Polícia Penal e assim, aumentar o número de servidores efetivos. Como não há edital atualizado, continue a ler a matéria para assim saber as informações do último edital. Dessa maneira, é mais fácil para que você, candidato, possa saber quais são os próximos passos e se preparar para os estudos.
Como foi o último edital do Concurso Polícia Penal RN
Agora, confira as informações sobre como foi o último edital. É importante destacar que essas informações podem ser aproveitadas para este novo certame. Então, preste atenção nas orientações dadas aqui.
A saber, o último edital do Concurso Polícia Penal RN aconteceu em 2017 e ofertou 571 vagas, e também promoveu cadastro reserva. A distribuição entre os gêneros ficou da seguinte forma: 451 para homens e 120 para o sexo feminino.
Requisitos gerais
O candidato que participou do concurso teve que cumprir alguns requisitos. Aliás, fique atento, pois eles podem ser cobrados no próximo edital:
O candidato deveria ter, no mínimo, 18 anos e, no máximo, 45 anos de idade, completos até 31 de dezembro do ano da inscrição. Além disso, deve possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Também deveria ter nacionalidade brasileira ou portuguesa. Caso tivesse nacionalidade portuguesa, o candidato teria a obrigação de estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses.
Por fim, possuir diploma de conclusão de curso de nível superior em qualquer área de formação, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
Atribuições do último edital
Além disso, o candidato deveria ficar atento as atribuições que o cargo solicitou conforme o último edital. Confira algumas das atribuições:
- Garantir a ordem e segurança no interior dos estabelecimentos prisionais;
- Verificar as condições de segurança da unidade em que trabalha e inspecionar as celas e demais instalações físicas;
- Zelar pela disciplina e segurança dos presos, evitando fuga e conflitos;
- Prestar assistência em situações de emergência: primeiros socorros, incêndios, transporte de enfermos, rebeliões, fugas e outras assemelhadas.
Outras informações do último edital do Concurso Polícia Penal RN
Conforme o último edital, as disciplinas pedidas na prova objetiva foram:
- Administração Pública
- Direito Administrativo
- Direito Constitucional
- Direito Penal
- Direitos Humanos e Tratamento Penal
- Regime Jurídico, Estatuto dos Servidores do RN e Estatuto dos Agentes Penitenciários do RN
- Ética Profissional
- Informática
- Lei de Execução Penal
- Língua Portuguesa e Redação Oficial
Foram considerados aprovados na prova objetiva, todos os candidatos que obtiveram 50% de acertos. Em seguida, as próximas etapas compreendiam o exame toxicológico, avaliação psicológica vocacionada e investigação social. Por fim, os candidatos também tiveram que prestar o teste de avaliação física (TAF).