Pular para o conteúdo

Concurso Polícia Penal SP será exclusivo para homens, confira

Compartilhe:
Imagem da logo do Concurso Polícia Penal SP
IMAGEM - Divulgação

São Paulo terá um concurso completamente masculino. A Secretaria de Administração Penitenciária de São Paulo realizará o concurso Polícia Penal SP apenas para homens. A razão para oferecer vagas apenas para o público masculino, segundo o órgão, é a diminuição de penitenciárias femininas. Além disso, muitas delas vão virar masculinas. Dessa forma, na visão da secretaria, a vaga oferecida apenas para homens faz mais sentido.

Assim, entenda mais detalhes sobre este concurso que está para vir. Confira quais são as principais informações do concurso Polícia Penal SP. Além disso, saiba o que aconteceu na última prova, ocorrida em 2023, para começar a preparação nos estudos.

Quais são os requisitos para participar do concurso Polícia Penal SP?

Além do candidato ter que ser do sexo masculino, há outros requisitos obrigatórios para realizar a prova do concurso Polícia Penal SP.

O principal requisito como já visto anteriormente, é ser homem. Além disso, deve ser brasileiro nato. Também comum nos concursos, o candidato deve apresentar o serviço militar e eleitoral, com ambos sendo regulares.

Já o nível de escolaridade exigido para o concurso Polícia Penal SP é ter o ensino superior concluído ou equivalente. Ou seja, àqueles que possuem graduação. Enquanto isso, para a idade, deve ficar atento as idades mínima e máxima, 18 e 35 anos, respectivamente.

Ainda, os candidatos devem ficar atentos a altura mínima de 1,60, e também, ter habilitação para dirigir veículos na categoria B, pertencentes a carros. Por fim, deve possuir boa saúde e conduta.

Vale destacar que os requisitos constam na Lei que criou a Polícia Penal de São Paulo, que foi sancionada pelo atual governador, Tarcísio de Freitas, no dia 26 de setembro. Em suma, a lei unificou os cargos de agente de segurança penitenciária (ASP) e agente de escolta e vigilância penitenciária (AEVP). Além do mais, estabeleceu a Polícia Penal no mesmo patamar da Polícia Militar, Civil e Técnico-Científica.

Mais informações sobre o Concurso Polícia Penal SP

Agora, saiba quais são os próximos detalhes sobre o Concurso Polícia Penal SP que você, candidato, deve ficar de olho.

Remuneração inicial e exigências do cargo

O salário inicial para o cargo atualmente está no valor de R$4.472,00. Ainda, há a possibilidade de ter adicional de insalubridade e demais benefícios por resultados, somados ao salário-base da categoria. Além disso, o vencimento pode chegar a R$ 10.002,12 no final da carreira.

O candidato que passar no concurso Polícia Penal SP deve cumprir as exigências como atender a plantões noturnos a qualquer momento, dependendo da necessidade do serviço. Além disso, também está sujeito à prestação de serviços em condições precárias de segurança e cumprimento de horário irregular.

Quem será a banca organizadora do concurso Polícia Penal SP?

Um dos pontos mais importantes de qualquer concurso, e sobretudo, do concurso Polícia Penal SP é saber qual será a banca organizadora. No ano passado, 2023, dois editais chegaram a ser publicados e ofertavam 1.100 vagas.

Na oportunidade, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) foi a responsável por ser a banca organizadora. Contudo, o certame foi cancelado por motivos de destinar as vagas para o cargo de agente de segurança penitenciária. Agora que a lei foi regulamentada, e o cargo de policial penal existe, o concurso será refeito.

Porém, ainda não há informações se a FGV será a mesma banca organizadora, pois um novo processo de licitação foi aberto. Logo, é importante esperar como será o concurso Polícia Penal SP.

Quais etapas vão compor o concurso?

Devido a lei que criou o cargo, é possível saber quais são as etapas que podem compor o concurso. Assim, fica da seguinte maneira:

  • Provas ou provas e títulos;
  • Prova de aptidão física e aferimento da estatura mínima;
  • Prova de aptidão psicológica; e
  • Comprovação de idoneidade e conduta ilibada na vida pública e na vida privada, inclusive mediante investigação social.

Enquanto isso, no concurso cancelado as disciplinas que constaram no edital foram: Língua Portuguesa, Matemática e Conhecimentos Gerais. A prova teria 50 questões, portanto, é esperado que o novo edital repita o conteúdo programático.

Ainda, é esperado que os candidatos façam a prova de aptidão física que pode ser composto por: barra fixa, resistência abdominal, corrida de 50 metros e a modalidade de 12 minutos. Porém, o indicado é que a banca organizadora do seja contratada e, em seguida, esperar o edital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também:

Nós usamos cookies e outras tecnologias, conforme nossa Política de Privacidade, para você ter a melhor experiência ao usar o nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.