Saber como fazer sua preparação para o concurso do BNDES é uma etapa fundamental para quem deseja ingressar na instituição e ocupar uma das vagas disponíveis. Afinal, como o certame está há 12 anos sem uma nova edição, é provável que a concorrência seja acirrada.
O concurso público do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social é uma ótima oportunidade para quem busca uma carreira sólida, em uma instituição de renome em todo o país. Contudo, é necessário ter foco e disciplina, além de conhecer bem todas as etapas do certame, para garantir uma boa colocação.
Sendo assim, não deixe de acompanhar a leitura até o final. Pois neste guia, vamos te mostrar os principais aspectos para se preparar da melhor forma possível. Boa leitura!
Saiba mais sobre o concurso do BNDES
Antes de começar a se preparar para as provas, o primeiro passo é ficar por dentro de todos os detalhes sobre o concurso. Assim, é possível prever o que está por vir e quais as suas chances de sucesso nessa empreitada.
O concurso do BNDES, que está previsto ainda para 2024, deverá ofertar um total de 900 vagas, sendo 150 para ocupação imediata e mais 750 para criação de cadastro de reserva.
Além disso, a previsão é de que as provas sejam realizadas em todas as capitais brasileiras, no dia 13 de outubro de 2024. A distribuição dos locais de prova visa facilitar o acesso de todos os candidatos do país, que desejam pleitear uma das vagas.
O concurso também vai reservar 30% das vagas para candidatos negros, além de 15% para PCDs. Assim, depois de 12 anos desde a última edição, o concurso do BNDES promete reunir muitos concurseiros, visto os ótimos salários ofertados e a possibilidade de uma carreira estável na instituição.
Salários e benefícios do concurso
Um dos principais atrativos do concurso do BNDES, são os salários, que são bastante atrativos. De acordo com o edital, a remuneração ofertada para as 900 vagas para o cargo de analista, ultrapassam os R$ 20,9 mil por mês.
E, além do salário, o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social também oferece alguns benefícios, como plano de saúde, auxílio-alimentação e auxílio-creche.
Ademais, quem é aprovado no concurso entra para o time da instituição, tem a possibilidade de aderir à previdência complementar. Com isso, esses servidores têm a chance de se aposentar com um valor maior no futuro.
Etapas do concurso do BNDES
Segundo as informações do edital, o concurso do BNDES contará com 4 etapas, para avaliar e selecionar os candidatos mais bem colocados, para preencher as vagas disponíveis.
A primeira etapa, como já é de costume em concursos públicos em todo país, será a prova objetiva. Nela, a banca irá fazer uma avaliação sobre o conhecimento geral e específico de cada candidato.
Assim, a prova será composta por questões de múltipla escolha, sobre temas pertinentes ao cargo. E essa etapa terá caráter eliminatório e classificatório.
A prova discursiva, próxima etapa do concurso, também terá caráter eliminatório e classificatório. Ou seja, somente quem for bem colocado na prova objetiva, fará essa prova.
Sendo assim, será necessário escrever um texto dissertativo sobre um tema específico. Essa etapa visa garantir que os candidatos possuem as habilidades de argumentação e coesão necessárias para o exercício do cargo.
Uma outra etapa importante do concurso do BNDES, é a verificação da condição declarada. Contudo, vale destacar que essa avaliação só se aplica aos candidatos negros.
Assim, a banca irá verificar a veracidade das informações, a respeito da autodeclaração. E isso serve para garantir a reserva de vagas. Nesta fase, a banca também deverá exigir toda a documentação comprobatória.
Por fim, os candidatos passarão por mais uma etapa eliminatória: os procedimentos admissionais. Nesta fase, os candidatos selecionados terão de comprovar que cumprem com os requisitos, como diploma e registro profissional, por exemplo.
Além disso, nessa última etapa do concurso BNDES, a banca também deverá realizar todos os exames de saúde, para garantir que os candidatos estão aptos para o cargo.
Como será a prova objetiva?
A prova objetiva do concurso BNDES será a primeira etapa do processo seletivo. E, para quem vai participar, a aplicação deverá ocorrer em todas as capitais do Brasil, além do Distrito Federal, no dia 13 de outubro, em dois turnos, para que os candidatos possam ter tempo de fazer a prova com tranquilidade.
No edital do concurso, divulgado pela banca organizadora (a Fundação Cesgranrio), está descrito como a prova objetiva será composta. Ou seja, ela deverá contar com 70 questões, de várias disciplinas, a fim de avaliar os candidatos da melhor forma possível.
Em Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos, os candidatos poderão esperar diversas questões sobre temas que possuem relação com o cargo de analista do banco e com a área de atuação.
Além disso, também haverá questões de Língua Portuguesa, como a compreensão de texto, gramática, entre outros.
Por fim, também espera-se que sejam cobradas questões de Língua Estrangeira, onde a banca vai verificar os conhecimentos dos candidatos na língua inglesa.
Saiba mais sobre a prova discursiva
A prova discursiva também é uma das etapas que compõem a prova e é fundamental para sua preparação para o concurso do BNDES. Nessa fase, que possui caráter eliminatório e classificatório, os candidatos precisam demonstrar habilidades de argumentação, síntese e clareza na escrita.
Dentre as principais características dessa prova, podemos destacar:
- Temas específicos: Os temas que a banca costuma abordar na prova discursiva possuem relação direta com a área em que o candidato vai atuar. Além disso, é muito importante conhecer bem os conceitos e informações sobre a área, para elaborar respostas consistentes;
- Estrutura: As questões podem variar entre elaboração de pareceres, análise de casos, propostas de soluções ou dissertações. E os candidatos devem seguir uma estrutura lógica, com introdução, desenvolvimento e conclusão;
- Critérios de avaliação: A banca organizadora geralmente considera a clareza, a coesão, a coerência, a argumentação e o domínio do conteúdo. Ademais, a capacidade de apresentar ideias de forma organizada é fundamental.
Como costumam ser as provas da banca e como se preparar?
A Fundação Cesgranrio, escolhida como banca organizadora do concurso do BNDES, é uma banca famosa por organizar concursos, especialmente na área bancária e em estatais como a Petrobras, por exemplo.
E, para quem vai fazer as provas, crescer o estilo da banca é muito importante, a fim de direcionar melhor os estudos. Assim sendo, as provas da Fundação Cesgranrio têm algumas características distintas, como por exemplo:
Formato das provas
As avaliações da Cesgranrio geralmente são de múltipla escolha, com 5 alternativas para cada questão.
Os enunciados também costumam ser mais curtos e objetivos, em média com 2 ou 3 linhas. Além disso, a banca não utiliza textos muito longos nas questões.
Pontuação e critérios de avaliação
As questões costumam ter pontuações diferentes, variando de acordo com o edital. Por exemplo, no concurso do Banco do Brasil, as áreas de conhecimento tinham pesos diferentes:
- Língua Portuguesa: foram cobradas 10 questões, cada uma com valor de 1,5 ponto cada;
- Língua Inglesa: Haviam 5 questões com valor de 1,0 ponto cada;
- Matemática: Foram cobradas 5 questões com valor de 1,5 pontos cada;
- Atualidades do Mercado Financeiro: Foram cobradas 5 questões com valor de 1,0 ponto cada;
- Matemática Financeira: Haviam 5 questões com valor de 1,5 ponto cada;
- Conhecimentos Bancários: Haviam 10 questões com valor de 1,5 ponto cada;
- Conhecimentos de Informática: Foram cobradas 15 questões com valor de 1,5 ponto cada;
- Vendas e Negociação: Haviam 15 questões com valor de 1,5 ponto cada.
Entretanto, antes de começar sua preparação, estude o edital do concurso do BNDES com atenção, para conferir todo conteúdo programático e o peso de cada disciplina.
Como se preparar para o perfil da banca do concurso do BNDES
A principal dica para começar a se preparar e se adequar ao perfil da Fundação Cesgranrio, é estudar todo o edital. Contudo, não se aprofunde muito em tópicos específicos, já que isso não faz parte do estilo da banca.
Tenha noção do que vem sendo cobrado nas provas anteriores. Apesar de já fazerem 12 anos sem um novo concurso do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social, vale a pena conferir como foi a última prova e o que foi cobrado na época.
Além disso, busque exercitar sua escrita para a redação. Afinal,a prova discursiva costuma ter um grande peso para a Fundação Cesgranrio, que exige bastante dos candidatos.
Por fim, uma outra dica importante é ficar sempre atento a possíveis “pegadinhas” . Em diversos concursos em que a Fundação Cesgranrio foi banca, os candidatos acabaram cometendo erros simples, por conta desse tipo de questão.
Pratique também algumas questões da banca, para se habituar ao estilo das questões e dos enunciados, e não ser pego de surpresa no dia da prova.
Lembrando que a nota de corte costuma variar, e a Cesgranrio costuma cobrar todo o conteúdo programático do edital. Então, consulte o documento oficial no site da banca e preste atenção a todos os detalhes.
Dicas para se preparar para o concurso do BNDES
Como não acontece uma nova edição do concurso do BNDES há 12 anos, muitos concurseiros estão ansiosos para participar. Sendo assim, é provável que, este ano, cada uma das vagas seja extremamente concorrida.
Então, isso significa que, se você deseja conquistar uma vaga, se preparar para todas as etapas é fundamental para alcançar um bom desempenho.
Veja a seguir, algumas dicas para maximizar seus resultados nos estudos e ficar bem preparado para as provas!
1. Comece estudando o edital
O edital serve como um guia para sua preparação para o concurso do BNDES. Afinal, ele traz todos os dados, o conteúdo programático e as datas importantes sobre o certame.
Então, leia o documento com atenção, para entender as disciplinas, conteúdos e critérios de avaliação. Além disso, foque nas matérias com maior peso na prova.
Apesar de haver muitas informações na internet sobre o concurso, somente no edital é que você encontrará as respostas confiáveis para suas dúvidas.
2. Crie um cronograma para estudar
Uma outra dica importante para quem está se preparando para o concurso do BNDES, ou para qualquer outro processo seletivo, é organizar o tempo que você tem disponível para estudar. E isso deve ser feito de acordo com o conteúdo programático.
Dessa forma, reserve mais tempo para as disciplinas que você considera mais desafiadoras. Pondere também sobre os assuntos que você tem mais dificuldades para entender e disponha de um tempo maior para contemplá-las.
3. Resolva questões de provas anteriores
Resolver questões de concursos anteriores é uma excelente estratégia para quem está se preparando para o concurso do BNDES. Afinal, já está comprovado que isso ajuda a entender o estilo da prova e identificar os tópicos mais recorrentes.
Entretanto, como já vimos, há 12 anos que não ocorrem novas edições do certame em questão. Mas você pode utilizar tanto a prova de 2012, quanto outras provas de concursos de bancos, como base na sua preparação.
4. Assista videoaulas
Segundo estudos e especialistas no assunto, conteúdos visuais tornam o processo de aprendizado e de fixação do conteúdo mais fácil. E essa pode ser uma boa estratégia em seu processo de estudos para o concurso do BNDES.
Sendo assim, você pode acessar canais no YouTube com videoaulas específicas para o concurso BNDES. Esses materiais podem complementar seus estudos de forma eficaz.
Também é possível encontrar minicursos e outros materiais na internet, e até mesmo nas redes sociais, em perfis voltados para o aprendizado e para a preparação para concursos públicos.
5. Leia conteúdos teóricos e faça simulados para o concurso do BNDES
Além de videoaulas, você também pode apostar na leitura de materiais teóricos, enquanto se prepara para o concurso do BNDES. Afinal, apostilas, livros e artigos podem te ajudar a aprofundar seu conhecimento.
Além disso, você também pode simular o ambiente da prova, ao resolver simulados completos. Isso ajuda você a aprender a gerenciar seu tempo e a lidar com a pressão para o dia da prova.
6. Procure descansar e cuide da sua saúde mental
Como já vimos, no concurso do BNDES, além das provas teóricas objetiva e discursiva, também deverão ocorrer exames médicos e de saúde, para garantir a aptidão dos candidatos.
E com isso, vale lembrar que mais do que preparar seu cérebro, você também precisa cuidar e preparar seu corpo para o certame.
Além disso, estudar intensamente requer descanso adequado. Sendo assim, sempre busque se manter saudável física e emocionalmente.
Reserve um tempo para descansar e, durante esse período, evite pensar se preocupar com a prova para recuperar o ânimo e as energias.
Com essas informações e dicas, você já estará pronto para fazer a sua preparação para o concurso do BNDES e conseguir a tão sonhada vaga na instituição. Até a próxima!