Pular para o conteúdo

Edital dos Correios atrasa e Prova deve ficar para dezembro

Compartilhe:
Imagem mostrando a logo dos Correios
Correios - Divulgação

O Edital dos Correios, que estava previsto para ser divulgado ainda no mês de setembro, não foi publicado! Com isso, as provas do certame também deverão ser adiadas, agora com previsão para dezembro de 2024.

Isso aconteceu devido ao atraso na contratação da banca organizadora do processo seletivo. A assinatura do contrato, prevista para o dia 17 de setembro, foi finalizada apenas no dia 27.

Então, continue a leitura para entender melhor as implicações desse atraso, e ficar por dentro da nova previsão de realização das provas do Concurso dos Correios! Confira!

Atraso no Edital dos Correios

Na publicação oficial divulgada pela instituição, o item 3 do projeto básico estabelece um novo prazo: a “reunião de alinhamento” deve ocorrer com a banca organizadora em até cinco dias úteis após a vigência do contrato.

Assim, a reunião entre o IBFC e os Correios para definir o cronograma do concurso acontecerá apenas a partir desta semana. Então, isso demonstra o motivo da divulgação do edital não ter ocorrido no dia 30 de setembro, como previsto pela empresa.

Por esse motivo, devem adiar a realização das provas. Isso acontece porque o projeto básico determina que o edital deve ser publicado no Diário Oficial da União com, no mínimo, dois meses de antecedência antes da realização das provas.

Sendo assim, como a publicação do edital desse concurso dos Correios confirmado ainda não aconteceu, não há verá tempo suficiente para realizar o certâmen antes do mês de dezembro.

Da mesma forma, a entrega dos resultados do concurso será impactada. O prazo original previa a publicação dos resultados até 23 de dezembro de 2024. No entanto, o atraso na contratação da banca e na divulgação do edital afetará essa data.

Concurso Correios 2024

Mesmo com o atraso, podemos esperar que o Edital dos Correios seja publicado em breve e que o concurso ocorra ainda este ano. Por isso, é interessante saber o que estudar para passar no concurso dos Correios.

Sendo assim, com base nos últimos concursos realizados, podemos afirmar que o processo seletivo dos Correios conta com uma prova objetiva, de múltipla escolha, dividida da seguinte maneira:

  • 40 questões de conhecimentos básicos,
  • 30 questões de conhecimentos complementares e
  • 50 questões de conhecimentos específicos.

As disciplinas específicas são divulgadas juntamente com o edital. Por isso, será necessário esperar a publicação do mesmo para entender quais temas específicos estudar.

Além disso, é importante lembrar que os cargos de nível superior também terão uma prova discursiva.

Nesse caso, a prova consiste em uma redação de até 30 linhas sobre algum tema relacionado aos conhecimentos básicos presentes no edital.

Vagas do edital dos Correios

O Concurso dos Correios é uma excelente oportunidade para quem deseja conquistar um cargo público. Dessa forma, além da boa remuneração e da estabilidade, as oportunidades estão espalhadas pelo país todo, da seguinte forma:

Assim, as vagas estão distribuídas em todas as regiões do país da seguinte maneira:

Vagas de Nível médio

  • Região Sudeste: 1.048 vagas;
  • Região Sul: 696 vagas;
  • Região Nordeste: 669 vagas;
  • Região Centro-Oeste: 446 vagas; e
  • Região Norte: 240 vagas.

Vagas de Nível superior

  • Região Centro-Oeste: 177 vagas;
  • Região Nordeste: 62 vagas;
  • Região Sudeste: 61 vagas;
  • Região Norte: 41 vagas; e
  • Região Sul: 28 vagas.

Por isso, se você sonha com um cargo público, não deixe o atraso na publicação do edital dos Correios abalar o seu foco! Dessa forma, essa continua sendo uma ótima oportunidade, e o certame realizado em 2024 poderá ser a sua porta de entrada em uma carreira sólida e com ótimos benefícios!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós usamos cookies e outras tecnologias, conforme nossa Política de Privacidade, para você ter a melhor experiência ao usar o nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.