Uma boa notícia para os estudantes que prestaram concurso para o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), as novas provas do TJ SP para o cargo de escrevente foram remarcadas. Por isso, anote na sua agenda virtual ou física, o dia e mês escolhido para a aplicação das provas: 24 de novembro.
Então, confira todos os detalhes desse certame, como número de vagas, quais serão as próximas etapas. Além disso, também confira quais serão as disciplinas aplicadas nessa prova. Continue a ler a matéria para ficar por dentro de todos os detalhes.
Por que a prova do TJ SP foi anulada?
Antes de saber mais detalhes da prova, é importante esclarecer o motivo da anulação da primeira prova do TJ SP. Aplicada no dia 8 de setembro, o motivo da anulação foi a quebra da isonomia da seleção. Na ocasião, um fiscal da prova encerrou a aplicação, uma hora antes do horário previsto.
Com isso, a presidência do TJ SP divulgou que não abrirá inscrições para a nova prova. Ou seja, apenas quem se inscreveu poderá fazer o exame novamente. Além disso, uma boa notícia para quem se ausentou da prova, pois, o órgão permitiu que eles façam o exame, se desejarem. Vale destacar que as provas da comarca da capital registrou a ausência de 40% dos candidatos.
Qual é o conteúdo programático das novas provas do TJ SP?
O cargo de escrevente está disponível para os candidatos que possuem o nível médio completo. Foram disponibilizadas 572 vagas. Então, quanto a prova, ela terá 100 questões de múltipla escolha e é composta pelas disciplinas de Língua Portuguesa, Conhecimentos de Direito e Conhecimentos Gerais. Saber disso é importante para quem quer passar em concursos de tribunais. Confira:
- Conhecimentos de Direito: 40 questões, que abrangem
- Direito Penal;
- Direito Processual Penal;
- Direito Processual Civil;
- Direito Constitucional;
- Direito Administrativo;
- Normas da Corregedoria.
- Conhecimentos Gerais: 36 questões, incluindo:
- Atualidades (6 questões);
- Matemática (6 questões);
- Informática (14 questões); e
- Raciocínio Lógico (10 questões).
Para obter a aprovação, o candidato deve acertar no mínimo, 50% da prova. Lembrando que as disciplinas de Língua Portuguesa e Conhecimentos de Direito têm caráter eliminatório. Enquanto, a classificação será concedida aos candidatos que foram habilitados e tiveram a melhor classificação na prova objetiva.
Sendo assim, a segunda etapa será composta por uma prova prática de digitação. Também estão inclusos, os procedimentos de heteroidentificação e as perícias biopsicossociais.
Mais detalhes sobre o concurso TJ SP
Como dito anteriormente, o certame disponibiliza 572 vagas para escrevente a nível médio. Quem for aprovado, terá um salário atrativo: R$ 6.043,54 de remuneração inicial. Ainda, há a possibilidade do candidato aprovado ganhar, aproximadamente, R$ 10 mil.
Pois, os servidores receberão além do salário, os auxílios alimentação, saúde, creche-escola e para o candidato que tenha filho com deficiência. Por isso, se você está inscrito no concurso TJ SP, é momento de revisar os estudos e se preparar para esta prova tão importante. Então, boa sorte na hora de fazer o exame.