Uma novidade para as mulheres que desejam ser militares das Forças Armadas. A partir de 2025, ocorrerá o alistamento feminino. O prazo inicia em 1º de janeiro de 2025 e segue até 30 de junho.
Vale dizer que o alistamento feminino é voluntário e as mulheres que completam 18 anos em 2025 (nascidas em 2007) podem realizar o processo no município em que residem.
Confira mais informações sobre o alistamento feminino e mais detalhes de como realizar com sucesso.
Quantas vagas serão disponibilizadas para o alistamento feminino?
Serão disponibilizadas ao todo, mais de 1.400 vagas distribuídas entre as três esferas das Forças Armadas. Sendo assim, a distribuição de vagas ficará da seguinte maneira:
- Exército: 1.010 vagas;
- Aeronáutica: 300 vagas;
- Marinha: 155 vagas.
Vale lembrar que antes do alistamento feminino voluntário, as mulheres só poderiam fazer parte das Forças Armadas por meio de concursos. Agora que sabe o quantitativo de vagas, confira quais são as localidades que as mulheres devem comparecer para realizar o alistamento.
Lista de municípios para realizar o alistamento feminino
Os municípios escolhidos para fazer o alistamento feminino serão 20 ao total, distribuídos em 13 estados, e também, o Distrito Federal. Confira a lista dos municípios que fazem parte do Plano Geral de Convocação:
Região Norte
- Belém (PA);
- Manaus (AM);
Região Nordeste
- Fortaleza (CE);
- Recife (PE);
- Salvador (BA);
Sudeste
- Belo Horizonte (MG);
- Guaratinguetá (SP);
- Pirassununga (SP);
- Rio de Janeiro (RJ);
- São Paulo (SP);
Região Centro-Oeste
- Águas Lindas de Goiás (GO);
- Brasília (DF);
- Campo Grande (MS);
- Cidade Ocidental (GO);
- Corumbá (MS);
- Formosa (GO);
- Ladário (MS);
- Luziânia (GO);
- Novo Gama (GO);
- Planaltina (GO);
- Santo Antônio do Descoberto (GO);
- Valparaíso de Goiás (GO).
Região Sul
- Canoas (RS);
- Curitiba (PR);
- Florianópolis (SC);
- Juiz de Fora (MG);
- Lagoa Santa (MG);
- Porto Alegre (RS);
- Santa Maria (RS);
Neste momento, esses são os locais que já possuem estrutura para receber as aprovadas no alistamento feminino.
Quais são os requisitos do alistamento feminino?
Para se alistar, as mulheres devem se inscrever pelo site https://alistamento.eb.mil.br/ ou na Junta Militar de uma das cidades que estão inclusas no Plano Geral de Convocação.
Vale lembrar que a candidata deve ter 18 anos completos em 2025 e residir em um dos municípios contemplados. Deve apresentar como documentos:
- certidão de nascimento ou prova de naturalização;
- comprovante de residência;
- documento oficial com foto, como identidade ou carteira de trabalho.
Como funciona o processo de alistamento?
O processo de recrutamento é composto por quatro etapas: alistamento, seleção geral e seleção complementar, designação/distribuição e incorporação.
Na parte de alistamento, elas poderão escolher a qual Força Armada desejam recrutar. Além disso, na seleção devem passar pelas etapas de entrevista, inspeção de saúde (exames clínicos e laboratoriais) e testes físicos.
Ao passar pela última etapa, elas serão incorporadas como soldado (ou marinheiro-recruta, na Marinha) e devem cumprir 12 meses de serviço militar que podem ser prorrogados até 8 anos, caso haja acordo mútuo. Assim como os homens após o tempo de serviço prestado, elas deverão comparecer anualmente por cinco anos para atualização do banco de dados dos reservistas.
Você é mulher e deseja realizar o alistamento feminino? Se sim, não esqueça de acompanhar o portal e ficar por dentro de mais detalhes sobre este assunto tão importante.