Pular para o conteúdo

Conta de luz: tarifas sobem em todo o Brasil, veja se sua região foi afetada

Compartilhe:
Imagem de um gráfico 3d e casas ao entorno, representando o aumento da conta de luz.
IMAGEM - Chat GPT

A partir do dia 13 de dezembro, sexta-feira alguns consumidores vão pagar mais caro na conta de luz. Veja se sua região foi afetada e entenda os motivos que levaram ao aumento da tarifa que impacta tanto o bolso dos brasileiros. Afinal, a tarifa de energia elétrica está entre as contas fixas de qualquer pessoa atualmente. Então, qualquer alteração é sentida rapidamente pelas famílias brasileiras. Sendo assim, leia mais:

Veja se sua região foi afetada com o aumento na conta de luz

A conta de luz vai ficar mais cara para centenas de consumidores a partir desta sexta-feira, 13 de dezembro. A nova tarifa vale tanto para unidades residenciais como para consumidores industriais. Portanto, veja se a sua região será afetada com esses aumentos que se darão a partir deste mês. Além disso, entenda a razão para esse aumento a partir de agora.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou o aumento na conta de luz que já começa a valer a partir do dia 13 de dezembro de 2024. Essa medida foi tomada por causa da quitação da Conta Covid que se deu durante a pandemia do coronavírus a partir de 2019 e por causa da conta de escassez hídrica que aconteceu em 2022 em alguns estados. Por causa disso, o valor da tarifa vai aumentar em alguns estados como Rondônia por exemplo. Inicialmente, o aumento foi aprovado apenas para este estado e os consumidores deverão notar tarifas um pouco maiores a partir deste mês.

Os rondonienses deverão notar um aumento médio de 3,03% a partir desta sexta-feira. Essa taxa passará a valer a partir de dezembro e a conta de janeiro já virá com o aumento para ser pago. Se você mora nesse estado, não se assuste com o aumento ligeiro que se dará na sua tarifa mensal porque essa se tornará a nova realidade para a conta de luz em Rondônia.

Como será o aumento na conta de luz em Rondônia?

De acordo com a ANEEL, o efeito médio de alta tensão está relacionado às classes A1 que é maior ou igual a 230 kV; A2 de 88 a 138 kV; A3 de 69kV e A4 de 2,3 kV a 15 kV. Segundo a agência a média engloba principalmente as classes B1 com unidades residenciais e baixa renda; B2 comunidades rurais e subclasses como agropecuária e cooperativas de eletrificação; B3 com unidades industriais, comerciais e consumo próprio e B4 com a iluminação pública.

Ou seja, o aumento na conta de luz de Rondônia atingirá todas as pessoas que utilizam o serviço de eletricidade no estado. Afinal, o estado pagou a conta COVID-19 e a conta de escassez hídrica de 2022. Por isso, os preços das tarifas de energia elétrica aumentaram a partir de dezembro de 2024. Além disso, esse se tornará o novo preço médio a partir de 2025. Logo abaixo, vamos falar sobre o percentual de aumento para cada classe de consumidor do estado:

Qual o percentual de aumento para cada classe de consumo?

Os aumentos na conta de luz de Rondônia atingem todas as classes de consumo. Segundo a ANEEL, a tarifas aumentam tanto para o setor público quanto para o privado e até mesmo para as pessoas mais pobres. Logo abaixo, vamos listar o percentual de aumento para cada grupo rondoniense. Confira:

  • Unidades de baixa tensão notaram aumento médio de 2,55%;
  • Unidade de alta tensão aumentam 5%;

Então, o efeito médio de aumento na conta de luz para o consumidor é de 3,03%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também:

Publicidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias, conforme nossa Política de Privacidade, para você ter a melhor experiência ao usar o nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.