Pular para o conteúdo

Lula decide sobre horário de verão no Brasil, confira

Compartilhe:
Imagem de um relógio em um lugar ensolarodo representando que Lula decide sobre horário de verão no Brasil
IMAGEM - ikaika

O horário de verão no Brasil finalmente teve uma decisão definitiva proferida pelo governo Lula nesta última quarta-feira (16). Aos que estavam em dúvidas se haveria ou não o retorno do horário, que divide opiniões de todos os brasileiros, a dúvida acabou.

Sendo assim, confira em seguida todos os detalhes a respeito da notícia e fique por dentro do assunto e dos motivos que levaram à decisão de Lula.

Entenda mais sobre a volta do horário de verão no Brasil

A discussão sobre o retorno do horário de verão no Brasil em 2024 ganhou força nos últimos meses, impulsionada pela crise hídrica que o Brasil enfrenta.

A proposta partiu do ministro de Minas e Energia, que considerava a medida uma possível solução para a economia de energia em um momento crítico. Em suas declarações, ele apontava que as chances de retorno eram altas, especialmente devido à ativação da bandeira vermelha nas contas de energia dos brasileiros em outubro, que aumentou muito os custos de eletricidade.

O horário de verão, extinto em 2019, historicamente surgiu para aproveitar melhor a luz natural e reduzir a demanda por energia durante os horários de pico.

Diante da atual crise hídrica, alguns especialistas e setores da economia, como companhias aéreas, começaram a pressionar pela volta da medida. No entanto, com a chegada do período chuvoso, o impacto da crise se suavizou. Com isso, o debate em torno da necessidade do horário de verão começou a perder força dentro do governo.

Estudos realizados pela Operadora Nacional do Sistema (ONS) indicaram que o retorno da medida não seria essencial para resolver os problemas energéticos do país, especialmente devido à evolução tecnológica no setor de energia e à mudança no perfil de consumo da população. Esses fatores, somados à pressão de diferentes grupos econômicos, contribuíram para a decisão do governo de não retomar o horário de verão em 2024.

Se tivesse sido aprovada, a medida entraria em vigor apenas em novembro, após o segundo turno das eleições.

No entanto, com base nos estudos técnicos e nas condições energéticas atuais, o Governo decidiu não reimplantar o horário de verão, deixando muitos brasileiros frustrados com a decisão.

Vai voltar a ter horário de verão?

Não. O Governo Federal definiu na última quarta (16), que não haverá volta do horário de verão no Brasil em 2024. Sendo assim não há que se falar em retorno da mudança neste ano pelo menos.

O ideal, já que a mudança do horário permite ficar mais tempo com as luzes apagadas, é evitar consumo prolongado de aparelhos que gastam muito. Como por exemplo chuveiro elétrico ou ar condicionado.

Lembre-se também de desligar luzes sem utilização para minimizar os gastos e use os computadores em consumo menor de energia.

Agora que não há o retorno em definitivo do horário de verão no Brasil, os cidadãos devem se preocupar ainda mais com a economia no dia a dia em casa com a família. Assim, cuidando para que a conta de luz não fique ainda mais pesada, como vêm acontecendo com os recentes aumentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também:

Nós usamos cookies e outras tecnologias, conforme nossa Política de Privacidade, para você ter a melhor experiência ao usar o nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.