Os brasileiros já começam a se preocupar com o reajuste do aluguel em dezembro. Afinal, essas pessoas terão que lidar com um aumento cujo valor pode subir até 6,33% neste ano. Nesta matéria, vamos entender porque o preço dos aluguéis deve aumentar e quais serão as pessoas afetadas pelo índice que se espera. Então, veja quanto você vai pagar a partir de janeiro para continuar morando de aluguel:
Entenda o reajuste do aluguel em dezembro que pode subir até 6,33%
Todo inquilino sabe que o preço do aluguel é corrigido anualmente para acompanhar a elevação do índice do mercado. O jornal Folha de São Paulo apontou que o valor pode subir até 6,33% para moradores que possuem contratos com vencimento em dezembro. O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) é o responsável pelo aumento das mensalidades pagas por inquilinos. Por isso, se você tem contrato com vencimento para dezembro, saiba que o valor pode subir respeitando a variação deste índice durante os últimos 12 meses.
Esse índice registrou uma variação de 1,30% durante o mês de novembro. Por isso, acredita-se que o acumulado dos últimos 12 meses resulta no aumento de 6,33% para os inquilinos com o contrato de dezembro. Logo abaixo, vamos entender como funciona o cálculo que leva ao preço final do aluguel que será pago a partir de janeiro. Confira:
Como calcular o reajuste do aluguel em dezembro?
Por exemplo, os inquilinos tiveram um aumento no preço do aluguel de 1,30% em novembro, não é mesmo? Portanto, esses inquilinos começarão a pagar o valor anterior multiplicado por 1,0633 para chegar ao novo montante que será pago mensalmente a partir de dezembro. Ou seja, quem pagava R$2.000 de aluguel começará a pagar R$2.126,60 a partir deste mês. Esse aumento respeita o índice que considera a elevação de preços do IGPM.
Esse aumento acontece anualmente para corrigir essa variação da famosa inflação do aluguel e da construção. Visto que, essa taxa representa os valores que foram pagos durante o período, seja para cima, seja para baixo. No entanto, temos uma boa notícia para os idosos em relação a isso. Veja abaixo:
Idosos de baixa renda não pagam aluguel
Os idosos podem dar adeus ao pagamento de aluguéis porque existe uma medida do Governo Federal que visa garantir mais qualidade de vida para as pessoas mais velhas e mais pobres. Para isso, o programa Minha Casa Minha Vida pode ajudar essas pessoas a se livrar dessas dívidas. Visto que, sabemos que os idosos já sofrem com diversos pagamentos de remédios e gastos com médicos.
Essas pessoas precisam comprovar que são beneficiários de programas sociais do Cadastro Único. Além disso, esse grupo deve estar inserido na faixa 1 do CADúnico. Esse direito é oferecido para idosos que têm mais de 60 anos e participam do Bolsa Família ou do BPC.
Então, o reajuste do aluguel em dezembro não afeta os idosos que estão inseridos nessa faixa etária e condição sócio-econômica.