Até o momento, muitos brasileiros relataram que a restituição do IR não saiu. E, com a proximidade do fim do calendário de pagamentos dos lotes de restituição, isso vem preocupando esses cidadãos, que entregaram a declaração dentro do prazo da Receita Federal.
No entanto, espera-se que centenas de pessoas fiquem sem receber o valor, e isso ocorre por inúmeras razões. Assim, é importante entender as regras e o que pode ter acontecido, para corrigir e reaver o depósito da sua restituição.
Então, se a sua restituição do IR não saiu, fique com a gente até o final. A seguir, vamos te mostrar alguns motivos pelos quais isso pode ter acontecido e como resolver. Boa leitura!
Fim do pagamento dos lotes de restituição do IR, saiba mais
Ainda no mês de setembro, a Receita Federal deverá dar por encerrado o calendário de pagamentos dos lotes referentes à restituição do Imposto de Renda do ano de 2024. E, até agora, milhares de brasileiros já sacaram os valores a que tinham direito.
No entanto, mesmo com a proximidade do fim dos pagamentos, há relatos de casos em que a restituição do IR não saiu até agora. Isso pode acontecer por muitos motivos, mas o principal é o fornecimento incorreto dos dados bancários, para receber o valor.
Além disso, em alguns casos, pode ser que você não tenha valores a restituir. Então, é importante ficar atento ao extrato da declaração, para saber se você tem, ou não, valores referentes a impostos a restituir.
Como consultar a restituição?
Antes de saber por que a restituição do IR não saiu, é necessário conferir se você tem direito a esse valor. Afinal, ela só é paga, aos cidadãos que pagaram mais impostos do que deviam, durante o ano-base do calendário que, neste caso, é 2023.
Ou seja, a restituição do Imposto de Renda é, na verdade, uma forma do Governo Federal devolver ao cidadão, o valor excedente aos impostos devidos. Isso quer dizer que nem todos os contribuintes que fizeram a declaração, têm direito ao valor.
Se a restituição do IR não saiu, é necessário entender que o pagamento está diretamente ligado aos gastos que o cidadão declarou à Receita. E, para conferir se você tem impostos a restituir, basta seguir alguns passos:
- Acesse o site ou app da Receita Federal;
- Acesse sua conta com as informações de login do Portal Gov.br;
- Na página inicial, clique em “Meu Imposto de Renda”;
- Depois, selecione a opção “Consultar minha Restituição”.
Com isso, você verá se tem, e qual o valor da restituição a que você tem direito. E, caso o sistema indique que não há imposto a restituir, infelizmente você não receberá nenhum valor este ano.
A restituição do IR não saiu e a declaração está na malha fina: o que fazer?
Se a sua restituição do IR não saiu, você já fez a consulta e possui valores a receber, o problema pode ser outro. Ou seja, talvez sua declaração caiu na malha fina, o que ocorre quando o Leão detecta qualquer inconsistência em sua declaração do Imposto de Renda.
É importante saber que vários motivos podem levar a sua declaração cair na malha, entre elas, as mais comuns são:
- Omitir rendimentos, ou seja, o cidadão não informa o valor total que recebeu durante o ano-base;
- Suspeitas de fraude, quando a Receita precisa de mais tempo para avaliar possíveis fraudes que o contribuinte pode ter praticado;
- Erros no preenchimento da declaração, seja nas informações que o contribuinte forneceu, ou mesmo em alguns campos do documento;
- Deixar de informar os dados de dependentes, pagamento de pensões, ou qualquer outro tipo de omissão de informações.
Como corrigir?
Para corrigir possíveis erros e sair da malha fina, principalmente se esse for o motivo pelo qual sua restituição do IR não saiu, você vai precisar enviar os documentos que estão faltando, ou modificar as informações que constam como incorretas.
Além disso, se o sistema da Receita Federal mostrar um erro inverídico, você pode comprovar a informação, através da apresentação de outros documentos.
Até agora, de acordo com o Leão, cerca de 600 mil declarações estão na malha fina. E isso significa que, provavelmente, esses contribuintes não receberão a restituição, mesmo que tenham direito a ela, caso não façam a correção das informações.
O que fazer se a restituição do IR não saiu?
O primeiro passo, se sua restituição do IR não saiu, é conferir se os dados bancários que você informou na declaração estão corretos e se a conta está em seu nome. Afinal, a Receita Federal não deposita o valor em contas de terceiros.
E, se tudo estiver certo e mesmo assim você não recebeu, consulte se seu nome consta no lote de pagamento atual do Leão. Para tanto, é só seguir o passo a passo que listamos acima, para realizar a consulta.
Ademais, você também pode fazer o reagendamento do depósito, junto ao Banco do Brasil, responsável pelos pagamentos. Basta acessar o site do banco, ou ligar na Central de Relacionamento BB.
- Para quem mora em capitais e regiões metropolitanas, o número é 4004-0001;
- Para quem mora em outras regiões do país, o telefone é o 0800-729-0001;
- O banco também tem um número exclusivo para deficientes auditivos, é o 0800-729-0088.
De acordo com a Receita Federal, somente no mês de setembro, mais de 510 mil brasileiros receberam o valor da restituição.
Agora que você já sabe o que fazer se sua restituição do IR não saiu, coloque essas dicas em prática e receba o valor, que é um direito seu!