Pular para o conteúdo

Pagamento extra aos trabalhadores: veja qual o valor e quem recebe

Compartilhe:
Imagem de uma nota de 100 reais representando o pagamento extra aos trabalhadores.
IMAGEM - JClobo

Um mês de novembro é marcado pelo pagamento extra aos trabalhadores que têm carteira assinada. Nesta semana, muita gente terá acesso à primeira parcela no décimo terceiro salário que é tão aguardado pelos empregados formais. Por isso, veja esta matéria até o final e entenda os prazos os valores e quem recebe esse pagamento extra nos próximos dias.

Veja qual o valor e quem recebe o pagamento extra aos trabalhadores

Os entregadores têm até o dia 30 de novembro para realizar o pagamento extra aos trabalhadores que estejam sob o regime CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). Esse pagamento é a primeira parcela do 13° salário que muitos esperam até o fim de novembro para receber. No entanto, algumas pessoas não receberão esse bônus durante este mês por alguns motivos que falaremos abaixo.

Afinal, o pagamento é feito para os trabalhadores que atuaram por mais de 15 dias com carteira assinada durante este ano. Sendo assim, quem não estiver com o registro em CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) durante esse tempo não receberá o bônus.

Além disso, os valores variam de acordo com o período trabalhado. Portanto, veja mais e entenda como é calculado o pagamento extra aos trabalhadores durante os últimos dois meses do ano. Confira:

Quais são os valores do pagamento extra aos trabalhadores

Quem trabalha menos de 12 meses recebe o 13°salário proporcional ao período em que realizou a função. Além disso, trabalhadores que foram demitidos sem justa causa têm direito ao benefício de forma proporcional ao período em que estiveram com a carteira assinada também. Sendo assim, quem trabalhou um mês receberá 1/12 do salário que estava registrado em sua carteira.

Essas pessoas recebem o décimo terceiro salário em cota única ao contrário da maioria dos trabalhadores que, geralmente, recebem em duas parcelas. Então, veja quando é depositado esse pagamento extra aos trabalhadores formais:

Quando é depositado o pagamento extra aos trabalhadores

O décimo terceiro salário é pago em duas parcelas durante o ano. Veja quais são os prazos para que os empregadores depositem esse pagamento extra aos trabalhadores:

  • A primeira parcela do 13°salário é pago entre fevereiro e novembro;
  • Essa parcela pode ser adiantada pelos trabalhadores junto com o pagamento das férias;
  • A segunda parcela do 13°salário deve ser paga até o dia 20 de dezembro.

Quem recebe cota única tem acesso ao pagamento extra até o dia 30 de novembro. Vale lembrar que esse pagamento é feito para estagiários, empregados temporários e até jovens aprendizes.

Como é calculado o pagamento extra aos trabalhadores

O 13° salário é aguardado por todos os trabalhadores que estão sob o regime CLT. Esses empregados recebem um salário extra no final do ano. Esse valor é pago em duas parcelas ou por cota única e essa decisão fica a critério do empregador.

Basicamente, o empregador calcula o prazo que seus funcionários estiveram realizando funções em sua empresa durante o ano para realizar o pagamento extra aos trabalhadores. Então, quem está sob esse regime já pode começar a contar com esses valores extras que serão depositados nos próximos dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também:

Publicidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias, conforme nossa Política de Privacidade, para você ter a melhor experiência ao usar o nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.