O FGTS calamidade é uma iniciativa importante do Governo Federal, para ajudar os cidadãos que enfrentam dificuldades por conta de calamidades públicas.
Assim, visto a grande quantidade de chuvas, que causou enchentes, alagamentos e outros problemas graves no estado do Rio Grande do Sul, a Caixa Econômica Federal anunciou, no último dia 3 de maio, a liberação do benefício para os atingidos.
Veja a seguir, mais detalhes sobre a iniciativa, como deverá funcionar e como solicitar o benefício, caso você more no estado. Boa leitura!
Liberação do FGTS calamidade: saiba mais
Na última sexta-feira, dia 6 de maio, a Caixa Econômica Federal anunciou que deve liberar o saque calamidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, também conhecido como FGTS calamidade, para os moradores atingidos pelas fortes chuvas no RS.
Assim, a Caixa declarou que já está havendo colaboração entre a instituição e as prefeituras dos municípios atingidos, para dar início a liberação desses valores.
Contudo, a liberação só deverá ocorrer depois que governo decretar oficialmente estado de emergência ou calamidade pública. E isso deve ocorrer por meio de um decreto, publicado em até um mês depois do desastre natural.
Ademais, este decreto também precisa ter o reconhecimento oficial do ministério responsável, para que tenha validade.
A Caixa também anunciou que, além da liberação do FGTS calamidade, pretende enviar especialistas para as áreas atingidas. O intuito é ajudar as prefeituras e órgãos responsáveis na tomada de decisões, em prol da população.
Como solicitar o FGTS calamidade?
De acordo com a Caixa, o cidadão que necessita de ajuda e suporte para enfrentar esse momento tão difícil, pode solicitar o FGTS calamidade de duas formas: pelo app Meu FGTS, disponível para Android e iOS, e diretamente em uma agência.
A seguir, veja como proceder em ambos os casos:
Pelo aplicativo Meu FGTS:
O Meu FGTS é um aplicativo gratuito, credenciado pela Caixa, que está disponível para celulares Android e iOS.
Dessa forma, o processo de solicitação do FGTS calamidade é bastante simples:
- Baixe e acesse o aplicativo com seu CPF e senha;
- Encontre e clique na opção “Meus Saques”;
- Na tela seguinte, escolha a opção “Outras Opções de Saque”;
- Entre os motivos de saque, selecione “Calamidade Pública”;
- Clique no nome do município onde você mora e selecione um dos meios disponíveis para receber os valores. Assim, você poderá optar por receber presencialmente, em uma agência da Caixa, ou crédito em conta de qualquer banco;
- Faça o Upload da documentação exigida;
- Lembre-se de conferir se está tudo certo e então confirme o pedido.
Pelas agências da Caixa:
Para fazer a solicitação do FGTS calamidade em uma das agências da Caixa é necessário levar os seguintes documentos:
- Comprovante de residência atual, em nome do trabalhador;
- Caso não tenha um comprovante, é possível apresentar uma declaração oficial da prefeitura, atestando que o trabalhador reside na área afetada;
- RG e CPF do trabalhador;
- Carteira de Trabalho (física ou digital), ou qualquer outro documento que comprove vínculo empregatício.
Com esses documentos em mãos, basta realizar o pedido na Caixa. Esse pedido passará por uma análise e, caso esteja tudo certo, o crédito do valor do FGTS calamidade ocorrerá em seguida.